Em caso de bateria descarregada, é possível efectuar um arranque de emergência utilizando cabos e a bateria de um outro veículo ou servindo-se de uma bateria auxiliar. Em todos os casos, a bateria utilizada deve ter capacidade igual ou pouco superior em relação à descarregada.
AVISOS
Não utilizar uma bateria auxiliar ou qualquer outra fonte de alimentação externa com uma tensão superior a 12V: poderiam danificar-se a bateria, o motor de arranque, o alternador ou o sistema eléctrico do veículo.
Não tentar o arranque de emergência se a bateria estiver congelada. A bateria poderia romper-se ou explodir!
ARRANQUE COM BATERIA AUXILIAR
A bateria do veículo está localizada no vão do motor, atrás do grupo ótico esquerdo.
ATENÇÃO O terminal positivo (+) da bateria está protegido por um elemento de protecção. Levantá-lo para aceder ao terminal.
Proceder do seguinte modo:
ATENÇÃO Se efetuado de modo incorreto, o procedimento de seguida descrito pode provocar graves lesões a pessoas ou danificar o sistema de recarga de um ou de ambos os veículos. Seguir escrupulosamente as indicações fornecidas de seguida.
Ligação dos cabos
Para efetuar o arranque de emergência, proceder do seguinte modo fig. 151:
Desativação dos cabos
Uma vez ligado o motor, retirar os cabos, seguindo a ordem inversa relativamente à acima descrita.
Se depois de algumas tentativas o motor não ligar, não insistir inutilmente, mas contactar a Rede de Assistência Fiat.
Caso seja necessário recorrer frequentemente ao arranque de emergência, mandar verificar a bateria e o sistema de recarga do veículo da Rede de Assistência Fiat.
ATENÇÃO Eventuais acessórios (por ex. telemóveis, etc.) ligados às tomadas de corrente do veículo absorvem corrente mesmo que não sejam utilizados. Se deixados ligados demasiado tempo com o motor parado, podem descarregar a bateria, com consequente redução da duração desta última e/ou impossibilidade de ligar o motor.
AVISO
Antes de abrir o capot do motor, certificar-se de que o veículo está parado e que a chave de ignição está na posição STOP. Respeitar o indicado na chapa aplicada sob o capot do motor. Quando se encontrarem outras pessoas no veículo, é aconselhável extrair sempre a chave. O veículo deve ser abandonado sempre depois de ter extraído a chave ou de a ter rodado para a posição STOP. Durante as operações de abastecimento de combustível, certificar-se de que o veículo está desligado (chave rodada para a posição STOP).
Não se aproximar demasiado da ventoinha de arrefecimento do radiador: o eletroventilador pode começar a funcionar; perigo de lesões. Cuidado com os cachecóis, gravatas e peças de vestuário não aderentes: poderão ser arrastados pelos órgãos em movimento.
Retirar qualquer objeto metálico (por ex. anéis, relógios, pulseiras), que poderia provocar um contacto elétrico acidental e provocar graves lesões.
As baterias contêm ácido que pode queimar a pele ou os olhos. As baterias geram hidrogénio, facilmente inflamável e explosivo. Portanto, não aproximar chamas ou dispositivos que possam provocar faíscas.
ATENÇÃO
Evitar absolutamente a utilização de um carregador de baterias rápido para o arranque de emergência: os sistemas electrónicos e as centralinas de ignição e alimentação do motor poderiam ficar danificados.
Não ligar o cabo ao terminal negativo (-) da bateria descarregada. A faísca resultante poderia causar a explosão da bateria e provocar lesões graves. Utilizar exclusivamente o ponto de massa específico; não utilizar qualquer outra parte metálica exposta.