O interior manterá o seu aspecto original se for limpo com frequência.
Podem acumular-se poeira e sujidade nos estofos e danificar o tapete, tecido, pele e superfícies plásticas. As manchas devem ser removidas imediatamente, pois o calor extremo pode fazer com que sequem rapidamente.
Os interiores de cores mais claras podem necessitar de uma limpeza mais frequente.
Os jornais e vestuário que transferem a cor para mobiliário também podem transferir cor para o interior.
Remover a poeira de pequenos botões e manípulos com uma escova pequena de cerdas macias.
Ao limpar o interior, utilizar apenas produtos de limpeza especificamente concebidos para as superfícies que vão ser limpas.
Podem ocorrer danos permanentes resultantes da utilização de produtos de limpeza em superfícies para as quais não são indicados. Aplicar o produto de limpeza directamente no pano de limpeza para evitar pulverizar em excesso. Remover imediatamente qualquer pulverização em excesso acidental de outras superfícies.
Nota A utilização de produtos de limpeza abrasivos ao limpar superfícies de vidro no veículo pode riscar o vidro e/ou danificar o desembaciador do vidro traseiro. Ao limpar o vidro no veículo, utilizar apenas um pano macio e um produto limpa-vidros.
Os produtos de limpeza podem conter solventes, que podem concentrar-se no interior.
Antes de utilizar produtos de limpeza, ler e cumprir todas as instruções de segurança no rótulo. Ao limpar o interior, manter uma ventilação adequada abrindo as portas e janelas.
Não limpar o interior utilizando os seguintes produtos de limpeza ou técnicas:
Pode causar danos.
A utilização de uma quantidade excessiva de sabão deixa um resíduo que causa riscos e atrai sujidade. Utilizar apenas sabões suaves de pH neutro.
Tecido/tapete Utilizar um aspirador com um acessório de escova macia para remover poeira e sujidade solta. Um aspirador de arrastar com escovas giratórias no bocal apenas pode ser utilizado em tapetes de chão e pisos alcatifados. Em caso de sujidade, tentar sempre removê-la primeiro com água simples ou água mineral.
Antes de limpar, remover suavemente o máximo possível de sujidade utilizando uma das técnicas seguintes:
Para limpar:
1. Embeber um pano branco limpo sem felpo com água simples ou água mineral.
2. Remover o excesso de humidade.
3. Começar no bordo exterior da sujidade e esfregar suavemente em direcção ao centro. Continuar a limpar, utilizando uma área limpa do pano cada vez que ficar sujo.
4. Continuar a esfregar suavemente a área suja.
5. Se a sujidade não for removida completamente, utilizar uma solução de sabão suave e repetir o processo de limpeza com água simples.
Se parte da sujidade permanecer, pode ser necessário um produto de limpeza de tecidos ou tira-nódoas comercial. Testar numa área escondida pequena a resistência da cor antes de utilizar o produto de limpeza de estofos ou tira-nódoas comercial. Se a área limpa localmente der a impressão de que pode resultar uma formação em anel, limpar toda a superfície.
Pode ser utilizada uma toalha de papel para borratar o excesso de humidade do tecido ou tapete depois do processo de limpeza.
Aviso Fechar os fechos de velcro dado que os fechos de velcro abertos no vestuário podem danificar o forro dos bancos. |
Pele A pele, e em particular a pele de cor mais clara, necessita de uma limpeza mais frequente para impedir a acumulação de poeira, sujidade e cores transferidas para outros itens de forma que estes não se transformem em manchas permanentes.
Para remover poeira, pode ser utilizado um pano macio humedecido com água.
Se for necessária uma limpeza mais minuciosa, pode ser utilizado um pano macio humedecido com uma solução de sabão suave. Deixar a pele secar naturalmente.
Não utilizar calor, tira-nódoas ou graxa para sapatos em pele. Muitos produtos de limpeza de pele e revestimentos comerciais que são vendidos para preservar e proteger a pele podem alterar permanentemente o aspecto e o toque da pele e não são recomendados. Não utilizar produtos à base de silicone ou cera, ou contendo solventes orgânicos, para limpar o interior porque podem alterar o aspecto, aumentando o brilho de forma não uniforme.
Painel de instrumentos, vinil e outras superfícies plásticas Para remover poeira, pode ser utilizado um pano macio humedecido com água.
Se for necessária uma limpeza mais minuciosa, pode ser utilizado um pano macio limpo humedecido com uma solução de sabão moderada para remover suavemente poeira e sujidade. Nunca utilizar tira-nódoas em superfícies plásticas.
Muitos produtos de limpeza e revestimentos comerciais que são vendidos para preservar e proteger as superfícies plásticas macias podem alterar permanentemente o aspecto e o toque do interior e não são recomendados.
Não utilizar produtos à base de silicone ou cera, ou contendo solventes orgânicos, para limpar o interior porque podem alterar o aspecto, aumentando o brilho de forma não uniforme.
Alguns produtos comerciais podem aumentar o brilho no painel de instrumentos.
O aumento do brilho pode causar reflexos perturbadores no pára-brisas e inclusive dificultar a visão através do pára-brisas em determinadas condições.
Nota Os ambientadores contêm solventes que podem danificar plásticos e superfícies pintadas.
Seguir as instruções do fabricante ao utilizar ambientadores no veículo.
Se o ambientador entrar em contacto com tinta ou uma superfície plástica, borratar imediatamente com um pano macio.
Os danos causados ao utilizar ambientadores não são cobertos pela garantia do veículo.
Cuidados com os cintos de segurança Manter os cintos limpos e secos.
Atenção
Não branquear nem tingir os cintos
de segurança.
Isso pode enfraquecê-los gravemente. Numa colisão, podem não conseguir fornecer uma protecção adequada. Limpar os cintos de segurança apenas com sabão suave e água morna. |
Peças de plástico e borracha
As peças de plástico e de borracha podem ser limpas com o mesmo produto de limpeza utilizado para limpar a carroçaria. Utilizar produto de limpeza de interiores se necessário.
Não utilizar qualquer outro agente.
Evitar principalmente solventes e gasolina. Não utilizar dispositivos de limpeza a jacto a alta pressão.
Tapetes de chão
Atenção
Se um tapete de chão tiver o tamanho
incorrecto ou estiver mal instalado,
pode interferir com o pedal
do acelerador e/ou o pedal do travão.
A interferência com os pedais pode causar uma aceleração inadvertida e/ou aumentar a distância de travagem o que pode causar uma colisão e lesões. Certificar-se de que o tapete de chão não interfere com o pedal do acelerador ou do travão. |
Seguir as indicações abaixo para uma utilização correcta do tapete de chão:
Não o virar ao contrário.