Ford Kuga - Manual de Instruções > Controlo da estabilidade

Princípios de funcionamento

  CUIDADO:  As modificações ao veículo que envolvam o sistema de travões, o porta-bagagens do tejadilho de mercado secundário, a suspensão, o sistema da direção, a construção dos pneus e o tamanho dos pneus e das rodas poderão alterar as caraterísticas de manobrabilidade do seu veículo e poderão afetar negativamente o desempenho do sistema de controlo eletrónico de estabilidade. Além disso, a montagem de quaisquer altifalantes estéreo poderá interferir e afetar negativamente o sistema de controlo eletrónico de estabilidade. Monte qualquer altifalante estéreo de mercado secundário o mais longe possível da consola central dianteira, do túnel e dos bancos dianteiros, de modo a minimizar o risco de interferir com os sensores do controlo eletrónico de estabilidade. A redução da eficácia do sistema de controlo eletrónico de estabilidade poderá dar lugar a um maior risco de perda de controlo do veículo, capotamento do veículo, ferimentos e morte.

  CUIDADO:  Lembre-se que nem a tecnologia avançada é capaz de desafiar as leis da física. É sempre possível perder o controlo de um veículo devido a intervenções inapropriadas do condutor face às condições. A condução agressiva em qualquer piso poderá causar a perda de controlo do veículo, aumentando o risco de ferimentos ou danos materiais. A ativação do sistema de controlo eletrónico de estabilidade é uma indicação de que um dos pneus, pelo menos, perdeu a sua capacidade de aderência ao piso; isto poderá reduzir a capacidade do condutor de controlar o veículo, podendo originar a perda de controlo do veículo, capotamento, ferimentos e morte. Se o sistema de controlo eletrónico de estabilidade for ativado, ABRANDE.

O sistema é automaticamente ativado sempre que a ignição é ligada.

Se ocorrer uma avaria no sistema de controlo de estabilidade ou de controlo de tração, poderão verificar-se as seguintes condições:
  • A luz do controlo de estabilidade e de tração acende-se de forma constante.
  • Os sistemas de controlo de estabilidade e de controlo de tração não melhoram a capacidade do veículo de manter a tração das rodas.
Se uma condição de condução ativar o sistema de controlo de estabilidade ou de controlo de tração, poderão verificar-se as seguintes condições:
  • A luz do controlo de estabilidade e de tração pisca.
  • O veículo abranda.
  • Menor potência do motor.
  • Uma vibração no pedal do travão.
  • O pedal do travão fica mais rígido do que o habitual.
  • Se a condição de condução for extrema e o seu pé não estiver no travão, o pedal do travão poderá mover-se à medida que o sistema aciona uma força de travagem mais elevada.
O sistema de controlo de estabilidade dispõe de diversas funcionalidades integradas para o ajudar a manter o controlo do veículo:

Controlo de estabilidade eletrónico

O sistema melhora a capacidade do veículo de evitar derrapagens ou deslizamentos laterais através do acionamento dos travões numa ou em várias rodas de forma individual e, se necessário, através da redução da potência do motor.

Controlo da estabilidade de adorno

O sistema melhora a capacidade do veículo de evitar capotamentos através da deteção do movimento do veículo e da velocidade a que esse movimento sofre alterações através do acionamento dos travões numa ou em várias rodas de forma individual.

Controlo da Tração

O sistema melhora a capacidade do veículo de manter a tração das rodas através da deteção e do controlo da derrapagem das rodas.

Controlo da Tração

  1. Veículo sem controlo de estabilidade a derrapar, afastando-se do trajeto pretendido.
  2. Veículo com controlo de estabilidade mantendo o controlo em piso escorregadio.

Utilizar o controlo da estabilidade

O sistema é automaticamente ativado sempre que a ignição é ligada.

Não é possível desligar o sistema de controlo de estabilidade e o Roll Stability Control, mas os sistemas são desativados quando a marcha-atrás (R) é engrenada.

É possível ligar ou desligar o sistema de controlo de tração.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Controlo da tração

    Princípios de funcionamento O sistema de controlo da tracção ajuda a evitar que as rodas motrizes derrapem e percam tracção.Se o veículo começar a deslizar, o sistema accionará os travões em cada uma das rodas e, se necessário, reduzirá a potência do motor ao mesmo tempo. Se as rodas derraparem ao acelerar em pisos escorregadios ou soltos, o sistema reduzirá a potência do motor para aumentar a tracção.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Emergências rodoviárias

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Funcionalidades adicionais do sistema de climatização

    Ionizador do combinado (se equipado) Quando a ignição está na posição ON, a função de limpeza do ar liga automaticamente. A função de limpeza de ar desliga automaticamente quando a ignição está na posição OFF.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.