Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Motor diesel

Combustível diesel

O motor diesel funciona apenas com combustível diesel disponível no mercado que cumpra a norma EN590 ou equivalente ("EN" significa "European Norm", Norma Europeia).

Não utilize combustível diesel para barcos, óleos de aquecimento ou aditivos de combustível não aprovados. Aumentará o desgaste e danificará o motor e o sistema de alimentação de combustível. A utilização de combustíveis diesel e/ou aditivos de combustível não aprovados resultará na limitação dos direitos previstos pela garantia.

O veículo utiliza combustível diesel acima de 51 cetanas. Se houver dois tipos de combustível diesel disponíveis, utilize combustível para o Verão ou o Inverno, de acordo com as seguintes condições térmicas:

  • Acima de -5ºC (23ºF) ...

    Combustível diesel para o Verão.

  • Abaixo de -5ºC (23ºF) ...

    Combustível diesel para o Inverno.

Esteja sempre atento ao nível de combustível do depósito. Se o motor parar por causa de falta de combustível, os circuitos terão de ser completamente limpos para o motor voltar a arrancar.

CUIDADO

Não deixe entrar nenhuma água ou gasolina no depósito de combustível. Se isto acontecer, será necessário drená-lo e sangrar as linhas de alimentação para evitar a rotura da bomba injectora e danificando tembém o motor.

 

CUIDADO

Combustível diesel

Recomenda-se a utilização de combustível diesel regulamentado para automóveis num veículo com motorização diesel equipado com sistema de filtro de partículas diesel (DPF).

Se utilizar diesel com alto teor de enxofre (acima de 50 ppm) e aditivos não especificados, o sistema DPF pode sofrer danos e o veículo pode emitir fumo branco.

Biodiesel

As misturas Diesel fornecidas comercialmente, com um teor em biodiesel não superior a 7%, habitualmente conhecidas sob a designação de "B7 Diesel", podem ser utilizadas no seu veículo, desde que o Biodiesel satisfaça a especificação EN 14214 ou outras equivalentes. (EN significa "European Norm" (Norma Europeia) ). A utilização de combustíveis biológicos com um teor superior a 7% e fabricados a partir de ésteres metílicos de sementes de colza (RME), ésteres metílicos de ácidos gordos (FAME), ésteres metílicos de óleos vegetais (VME), etc., ou a partir de uma mistura de diesel superior a 7% com biodiesel, provocam um maior desgaste e danos no motor e no sistema de combustão. A reparação ou substituição de componentes desgastados ou danificados devido à utilização de combustíveis não aprovados não será coberta pela garantia do fabricante.

CUIDADO
  • Nunca utilize um combustível, quer seja diesel, biodiesel B7, ou outro que não cumpra as mais recentes especificações da indústria petrolífera.
  • Nunca utilize aditivos ou tratamentos de combustível não recomendados ou aprovados pelo fabricante do veículo.

RODAGEM DO VEÍCULO

Não é necessário qualquer período de rodagem especial. Se tomar algumas simples precauções nos primeiros 1000 km, pode melhorar os níveis de performance, economia e vida útil do seu veículo.

  • Não force o motor.
  • Ao conduzir, mantenha o regime do motor (medido em rpm, ou rotações por minuto) entre as 2000 rpm e as 4000 rpm.
  • Não mantenha a mesma velocidade, seja ela rápida ou lenta, durante muito tempo. É necessário variar o regime do motor para fazer uma rodagem apropriada.
  • Evite travagens bruscas, excepto em casos de emergência, para permitir um bom assentamento dos travões.
  • Não reboque atrelados durante os primeiros 2000 km de condução.

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO

Tal como sucede com outros veículos deste tipo, a sua utilização incorrecta poderá resultar numa perda de controlo, acidente ou capotamento do veículo.

As características específicas de design (maiores altura mínima ao chão, via, etc.) do veículo conferemlhe um centro de gravidade mais alto do que o de outros tipos de veículos.

Por outras palavras, não está concebido para efectuar viragens às mesmas velocidades de veículos de tracção 4x2 convencionais. Evite viragens ou manobras bruscas. Mais uma vez, a utilização incorrecta do veículo poderá resultar na sua perda de controlo, acidente ou capotamento. Não se esqueça de ler as instruções de condução do capítulo 5 deste manual, "Reduzir o risco de capotamento".

    Consulte mais informacao:

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Motor a gasolina

    Sem chumbo Na Europa Para otimizar o desempenho do seu veículo, recomendamos a utilização de gasolina sem chumbo com um grau de octanas RON (índice de octano-pesquisa) 95/AKI (índice anti-detonação) 91 ou superior. (Não use combustíveis com mistura de metanol.) Poderá utilizar gasolina sem chumbo com um índice de octanas de RON 91~94/ AKI 87~90 mas isso poderá ter como consequência uma ligeira redução do desempenho do veículo.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Um breve olhar sobre o seu veículo

    Visão geral do exterior (I) Frente

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Substituição das lâmpadas dos faróis, luzes estáticas de viragem, luzes de presença, luzes indicadoras de mudança de direção e luzes d

    Tipo A Farol (luz de cruzamento) Farol (luz de estrada) Luz indicadora de mudança de direção Luz de presença Luz de condução diurna Farol de nevoeiro Luz estática de viragem (se equipado)

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.