ENGATE DO ANEL DE REBOQUE
O anel de reboque, fornecido, está situado na caixa de ferramentas presente no interior da bagageira.
Dianteira
Proceder do seguinte modo:
Traseira
Proceder do seguinte modo:
Para versões equipadas com chave mecânica, antes de iniciar o reboque, rodar a chave de ignição para a posição MAR e, de seguida, para STOP, sem a extrair. Retirando a chave ativa-se automaticamente o bloqueio da direção, não sendo possível virar as rodas.
Certificar-se também de que a caixa de velocidades está posicionada em ponto morto (para versões equipadas com caixa automática, certificar-se de que a alavanca das mudanças está na posição N). Para versões com chave eletrónica, deslocar o dispositivo de arranque para MAR e, de seguida, para STOP, sem abrir a porta.
Durante o reboque, lembrar-se que, não tendo a ajuda do servofreio e da direção assistida eletromecânica para travar é necessário exercer mais força no pedal e para virar é necessário uma ação mais enérgica no volante. Não utilizar cabos flexíveis para efetuar o reboque e evitar os esticões. Durante as operações de reboque, certificar-se de que a fixação da junta no veículo não danifique os componentes em contacto. Ao rebocar o veículo, é obrigatório respeitar as normas específicas de circulação rodoviária, relativas quer ao dispositivo de reboque quer ao comportamento a ter na estrada.
Durante o reboque do veículo, não ligar o motor. Antes de apertar o anel, limpar cuidadosamente a sede roscada. Antes de iniciar o reboque do veículo, certificar-se também de que se apertou a fundo o anel no respetivo alojamento.
Os ganchos de reboque dianteiro e traseiro devem ser utilizados unicamente para operações de socorro no piso da estrada. É permitido o reboque em troços breves com a utilização de um dispositivo específico em conformidade com o código da estrada (barra rígida), movimentação do veículo no piso da estrada como preparação para o reboque ou par o transporte com reboque. Os ganchos NÃO DEVEM ser utilizados para operações de recuperação do veículo fora do piso da estrada ou na presença de obstáculos e/ou para operações de reboque mediante cabos ou outros dispositivos não rígidos.
Respeitando as condições acima mencionadas, o reboque deve ocorrer com os dois veículos (o rebocador e o rebocado) o mais possível alinhados no mesmo eixo mediano.