Os cintos de segurança são os dispositivos mais eficientes do sistema de proteção, pois mantêm os ocupantes do veículo presos aos bancos de modo a aproveitar as vantagens dos outros recursos de segurança incorporados ao veículo. Eles também impedem que os ocupantes sejam arremessados um contra o outro e para fora do veículo. Quando usados corretamente, os cintos de segurança mantêm o corpo do ocupante devidamente posicionado em uma colisão, aproveitando completamente as vantagens da proteção adicional oferecida pelos airbags.
Além disso, os cintos de segurança ajudam a protegê-lo em quase todos os tipos de colisão, inclusive:
CUIDADO
Deve-se evitar o uso do cinto subabdominal sobre a região do abdômen.
Uma folga no cinto de segurança reduzirá significativamente a proteção oferecida ao usuário.
Cinto de segurança subabdominal/transversal
Todas as cinco posições dos bancos são equipadas com cintos de segurança subabdominais/ transversais com retratores de travamento de emergência. Durante a condução normal do veículo, o retrator permite que o ocupante movimente-se livremente sobre o banco, enquanto uma certa tensão é mantida sobre o cinto. Durante uma colisão ou parada repentina, o retrator trava para conter o movimento do corpo.
Modelos com cintos de segurança com retrator travável
Os cintos de segurança traseiros podem possuir um retrator travável para uso com os sistemas de proteção infantil.
Como usar corretamente os cintos de segurança
Siga estas instruções para o uso correto:
*1: Universal: sistema de proteção infantil conveniente e aprovado para uso conforme grupo de idade.
Os cintos de segurança não podem oferecer proteção total em todos os tipos de impactos.
Porém, na maioria dos casos, os cintos de segurança podem reduzir o risco de ferimentos graves.
É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional. Além disso, muitos países exigem o uso do cinto de segurança. Conheça a legislação dos países nos quais você irá dirigir.
O retrator de travamento de emergência pode travar se você se inclinar para a frente rapidamente.
Movimentos mais lentos permitem que o cinto de segurança se estenda completamente sem travar.
Modelos com cintos de segurança com retrator travável
Se um passageiro do banco traseiro se mover e esticar o cinto de segurança, o retrator travável poderá ser ativado. Se isso ocorrer, libere o retrator, desafivelando o cinto de segurança e deixe que o cinto se retraia completamente. Em seguida, afivele novamente o cinto.
Lembrete do Cinto de Segurança
O seu veículo monitora o uso do cinto de segurança do motorista. Se o interruptor de ignição estiver na posição LIGADA II *1 e o motorista não estiver usando o cinto de segurança, um bipe soará e o indicador piscará.
Se o motorista não colocar o cinto de segurança antes do bipe parar, o indicador permanecerá aceso.
O bipe também soará e o indicador piscará periodicamente durante a condução até que o motorista coloque o cinto de segurança.
Modelos com lembrete do cinto de segurança do passageiro dianteiro
O indicador de advertência também se acende após seis segundos, se o passageiro dianteiro não colocar o cinto de segurança após o interruptor de ignição ser colocado na posição LIGADA II *1.
Quando ninguém estiver sentado no banco do passageiro dianteiro, ou uma criança ou um adulto de baixa estatura estiver sentado no banco, o indicador de advertência não se acenderá.
Se o indicador de advertência se acender ou o bipe soar sem nenhum passageiro dianteiro ou com um passageiro usando o cinto de segurança, algo pode estar interferindo com o sensor de detecção de ocupante. Verifique se:
Se não existir nenhuma destas condições, leve o veículo para inspeção na Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional, o mais rápido possível.
Tensionadores Automáticos dos Cintos de Segurança
Para maior segurança, os bancos dianteiros estão equipados com tensionadores automáticos dos cintos de segurança.
Os tensionadores automáticos tensionam os cintos de segurança dos bancos dianteiros durante uma colisão frontal de moderada a severa. Os tensionadores também podem ser ativados durante uma colisão sem que os airbags dianteiros sejam acionados.
Os tensionadores dos cintos de segurança são ativados apenas uma vez. Se um tensionador for ativado, o indicador SRS se acenderá.
Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para substituir o tensionador e inspecionar o sistema dos cintos de segurança, pois o sistema poderá não oferecer proteção em caso de colisão futura.
Durante um impacto lateral de moderado a severo, o tensionador daquele lado do veículo também é ativado.