Ford Kuga - Manual de Instruções > Utilização do comando da velocidade de cruzeiro dinâmico

  CUIDADO:  Preste sempre atenção às alterações das condições da estrada quando utiliza o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico. O sistema não substitui uma condução atenta. Não prestar atenção à estrada pode resultar numa colisão, ferimentos graves ou fatais.

  CUIDADO:  Não utilize o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico ao entrar ou sair da autoestrada, em estradas com cruzamentos ou rotundas, trânsito não veicular ou em estradas sinuosas, com piso escorregadio, terra batida ou declives acentuados.

  CUIDADO:  Não utilize o sistema em condições de fraca visibilidade, como, por exemplo, com nevoeiro, chuva intensa, chuviscos ou neve.

  CUIDADO:  Não utilize o sistema ao rebocar um atrelado que disponha de controlos eletrónicos dos travões do atrelado de mercado secundário. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte.

  CUIDADO:  Não utilize tamanhos de pneus diferentes dos recomendados, pois tal pode afetar o funcionamento normal do sistema. A não observância desta indicação poderá originar uma perda de controlo do veículo, podendo provocar ferimentos graves.

  CUIDADO:  O comando da velocidade de cruzeiro dinâmico poderá não detetar veículos parados ou em movimento lento com velocidades inferiores a 10 km/h.

  CUIDADO:  O comando da velocidade de cruzeiro dinâmico não deteta peões nem objetos na estrada.

  CUIDADO:  O comando da velocidade de cruzeiro dinâmico não deteta veículos em aproximação na mesma faixa.

  CUIDADO:  O comando da velocidade de cruzeiro dinâmico não é um sistema de aviso nem de prevenção de acidentes.

Nota:  É sua responsabilidade manter-se sempre alerta, conduzir com segurança e controlar sempre o veículo.

 O sistema ajusta a velocidade do veículo para manter a distância definida entre si e o veículo à sua frente na mesma faixa. É possível selecionar quatro definições de distância.

O sistema utiliza um sensor de radar que projeta um feixe diretamente à frente do veículo.

Utilização do comando da velocidade de cruzeiro dinâmico

Os comandos da velocidade de cruzeiro dinâmicos estão no volante.

Ligar o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico

Prima CAN/OFF.

Missing Image  O visor de informações apresenta a luz indicadora, a atual definição de distância e a velocidade definida.

Ligar o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico

Definir a velocidade de cruzeiro dinâmica

Nota:  Quando o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico está ativo, o velocímetro pode variar ligeiramente da velocidade definida apresentada no visor de informações.

  1. Conduza à velocidade pretendida.
  1. Prima SET-.
  1. O visor de informações apresenta uma luz indicadora verde, a atual definição de distância e a velocidade definida.
  1. Retire o pé do pedal do acelerador.

Definir a velocidade de cruzeiro dinâmica

  1. Se for detetado um veículo à sua frente, será apresentado um gráfico do veículo.

Seguir um veículo

  CUIDADO:  Ao seguir um veículo, o veículo não desacelera automaticamente até parar nem desacelera suficientemente rápido para evitar uma colisão sem a intervenção do condutor. Acione os travões sempre que necessário. Se não o fizer, poderá provocar um acidente, ferimentos graves ou fatais.

  CUIDADO:  O comando da velocidade de cruzeiro dinâmico apenas emite avisos sobre veículos detetados pelo sensor de radar. Em alguns casos, poderá não haver qualquer aviso ou o aviso poderá ser retardado. Deverá acionar os travões sempre que necessário. Se não o fizer, poderá provocar um acidente, ferimentos graves ou fatais.

Nota:  Os travões poderão emitir um som quando aplicados pelo sistema.

 Quando um veículo à sua frente passa para a sua faixa ou quando um veículo mais lento se encontra à sua frente na mesma faixa, a velocidade do veículo é ajustada para manter um intervalo de distância predefinido. Um gráfico do veículo acende-se no grupo de instrumentos.

O sistema poderá fornecer uma ligeira aceleração temporária ao utilizar o indicador de mudança de direção do lado do condutor enquanto segue atrás de um veículo, por exemplo, para ultrapassar.

O veículo mantém uma distância constante relativamente ao veículo que segue mais à frente até:
  • O veículo à sua frente acelerar até uma velocidade superior à velocidade definida.
  • O veículo à sua frente sair da faixa em que se encontra.
  • a velocidade do veículo ser inferior a 20 km/h;
  • Definir um novo intervalo de distância.
 O sistema aciona os travões para reduzir a velocidade do seu veículo de modo a manter uma distância segura para o veículo à frente. O sistema apenas aplica uma travagem limitada. É possível sobrepor-se ao sistema acionando os travões.

Se o sistema determinar que o nível de travagem máximo não é suficiente, será audível um aviso sonoro, será apresentada uma mensagem no visor de informações e um indicador piscará quando o sistema continuar a travar. Tome medidas imediatas.

Definir o intervalo de distância

Nota:  A definição da distância depende do tempo e, como tal, a distância ajusta-se automaticamente em função da velocidade do veículo.

Nota:  É da sua responsabilidade selecionar uma distância adequada às condições de condução.

É possível aumentar ou diminuir a distância entre o seu veículo e o veículo que segue mais à frente premindo o controlo de distância.

Definir o intervalo de distância

  1. Diminuição da distância.
  2. Aumento da distância.

Definir o intervalo de distância

O intervalo selecionado é apresentado no visor de informações, conforme indicado pelas barras na imagem.

Definições de distância do comando da velocidade de cruzeiro dinâmico

Apresentação gráfica, barras indicadas entre veículos  Comportamento dinâmico 
Desportivo. 
Normal. 
Normal. 
Conforto. 

Sempre que ligar o sistema, este selecionará a última definição de distância escolhida.

Cancelar a velocidade definida

  CUIDADO:  Se o condutor cancelar o sistema ao carregar no pedal do acelerador, o sistema não acionará automaticamente os travões para manter um intervalo em relação a um veículo que siga à frente.

Ao carregar no pedal do acelerador, o intervalo de distância e a velocidade definida são anulados.

Missing Image  Quando o sistema é cancelado, a luz indicadora verde acende-se e o gráfico do veículo não é apresentada no visor de informações.

O sistema retoma o funcionamento quando solta o pedal do acelerador. A velocidade do veículo é reduzida até à velocidade definida ou para uma velocidade inferior no caso de seguir um veículo mais lento.

Alterar a velocidade definida
  • Prima RES+ ou SET- para alterar a velocidade definida em pequenos intervalos.
  • Carregue no pedal do acelerador ou do travão até atingir a velocidade pretendida. Prima RES+ ou SET-.
  • Prima e mantenha premido RES+ ou SET- para alterar a velocidade definida em grandes intervalos. Solte o controlo quando atingir a velocidade pretendida.
 O sistema poderá acionar os travões para abrandar o veículo até à nova velocidade definida. A velocidade definida é apresentada de forma contínua no visor de informações quando o sistema está ativo.

Cancelar a velocidade definida

Prima CAN/OFF ou toque no pedal do travão. A velocidade definida não é apagada.

Retomar a velocidade definida

Nota:  Retome a velocidade definida apenas se tiver conhecimento da mesma e pretender regressar a essa velocidade.

Prima RES+. A velocidade do veículo regressa à velocidade e à definição de intervalo anteriormente definidas. A velocidade definida é apresentada de forma contínua no visor de informações quando o sistema está ativo.

Cancelamento automático

Nota:  Se a velocidade de rotação do motor for demasiado reduzida, será emitido um aviso sonoro e será apresentada uma mensagem no visor de informações. A travagem automática é libertada.

O sistema não funciona abaixo de 20 km/h.

O cancelamento automático também poderá ocorrer se:

  • A velocidade do veículo for inferior a aproximadamente 20 km/h.
  • Os pneus perderem tracção.
  • A velocidade de rotação do motor for demasiado reduzida.
  • O travão de mão for accionado.
Utilização em condições montanhosas

Nota:  Se os travões forem aplicados durante um longo período de tempo, é audível um aviso sonoro e o sistema é desligado. Isto permite que os travões arrefeçam. O sistema volta a funcionar normalmente quando os travões arrefecerem.

Selecione uma mudança mais baixa durante uma condução prolongada em declives íngremes, como, por exemplo, em zonas montanhosas, quando o sistema está ativo. Nestas situações, o sistema necessita de uma travagem adicional com o motor para reduzir a carga sobre o sistema de travões normal do veículo, de modo a evitar que os travões sobreaqueçam.

Desligar o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico

Nota:  A velocidade definida e a definição de intervalo de distância são apagadas ao desligar o sistema.

Prima CAN/OFF quando o sistema estiver no modo de espera ou desligue a ignição.

Anomalias na deteção

  CUIDADO:  Em situações raras, podem ocorrer anomalias de deteção devido a infraestruturas rodoviárias, como, por exemplo, pontes, túneis e barreiras de segurança. Nestes casos, o sistema pode travar tarde ou inesperadamente. O condutor é sempre responsável pelo controlo do veículo, pela supervisão do sistema e pela intervenção, caso necessário.

  CUIDADO:  Se o sistema avariar, solicite a verificação do veículo o mais rapidamente possível.

O sensor de radar tem um campo de visão limitado. Em algumas situações, poderá não detetar nenhum veículo ou detetar um veículo mais tarde do que o esperado. Se o sistema não detetar um veículo à sua frente, a imagem do veículo à frente não acenderá.

Anomalias na deteção

Podem ocorrer anomalias na deteção nestas situações:
  1. Ao conduzir numa faixa diferente da do veículo à sua frente.
  2. Com veículos que se aproximem da sua faixa. O sistema apenas consegue detetar esses veículos quando estão totalmente na sua faixa.
  3. Poderão ocorrer anomalias na deteção de veículos à sua frente ao aproximar-se ou ao sair de uma curva na estrada.

Nestes casos, o sistema pode travar tarde ou inesperadamente. Deve manter-se atento e intervir quando necessário.

Se algo colidir com a dianteira do seu veículo ou se existirem danos na mesma, a área de deteção do radar poderá ser alterada. Isto poderá originar uma falha de deteção ou uma deteção de veículos incorreta.

Indisponibilidade do sistema

O sistema poderá não ser ligado se existir:

  • Um sensor obstruído.
  • Temperatura elevada dos travões.
  • Uma avaria no sistema ou num sistema relacionado.
Sensor obstruído

Sensor obstruído

Nota:  Uma impossibilidade de visualizar o sensor. Se estiver por trás de um painel.

 Se os sinais do radar provenientes do sensor forem obstruídos, será apresentada uma mensagem. O sensor está situado na grelha inferior. O sistema não consegue detetar um veículo à sua frente e não funciona quando algo bloqueia o sensor.

Possíveis causas e ações para a apresentação desta mensagem:

Causa  Acção Necessária 
A superfície do radar está suja ou obstruída.  Limpe a superfície da grelha à frente do radar ou remova o objeto responsável pela obstrução. 
A superfície do radar está limpa, mas a mensagem permanece no visor.  Aguarde um pouco. O radar poderá demorar vários minutos a detetar que se encontra livre de obstruções. 
A queda de chuva ou neve intensa está a interferir com os sinais do radar.  Não utilize o sistema nestas condições, pois poderá não detetar qualquer veículo à sua frente. 
A presença de água, neve ou gelo na superfície da estrada poderá interferir com os sinais do radar.  Não utilize o sistema nestas condições, pois poderá não detetar qualquer veículo à sua frente. 

Devido à natureza da tecnologia de radar, é possível obter um aviso de obstrução sem que exista qualquer obstrução. Isto ocorre, por exemplo, ao conduzir em zonas rurais isoladas ou em ambientes desérticos. Uma condição de obstrução falsa é automaticamente corrigida ou é eliminada após ligar novamente o veículo.

Mudar para o comando da velocidade de cruzeiro normal

  CUIDADO:  O comando da velocidade de cruzeiro normal não trava quando o veículo se aproxima de veículos mais lentos. Tenha sempre conhecimento do modo selecionado e acione os travões quando necessário.

É possível mudar manualmente do comando da velocidade de cruzeiro dinâmico para o comando da velocidade de cruzeiro normal através do visor de informações.

Missing Image  A luz indicadora do comando da velocidade de cruzeiro substitui a luz indicadora do comando da velocidade de cruzeiro dinâmico se selecionar o comando da velocidade de cruzeiro normal. A definição de intervalo de distância não é apresentada e o sistema não responde automaticamente a veículos que sigam mais à frente. A travagem automática permanece ativa de modo a manter a velocidade definida.

 

Princípios de funcionamento

O comando da velocidade de cruzeiro permite manter uma velocidade definida sem manter o pé no pedal do acelerador. Pode utilizar o comando da velocidade de cruzeiro quando a velocidade do veículo for superior a 30 km/h.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Utilizar o comando da velocidade de cruzeiro - Veículos com: Comando da velocidade de cruzeiro/Limitador de velocidade

      CUIDADO:  Não utilize o comando da velocidade de cruzeiro em estradas sinuosas, condições de trânsito intenso ou piso escorregadio. Isto pode originar a perda de controlo do veículo, ferimentos graves ou morte.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Auxiliares à condução

     Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Instrumentos de bordo

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.