MOTORES A GASOLINA
Utilizar exclusivamente gasolina sem chumbo com número de octanas (RON) não inferior a 95 (Especificação EN228).
ATENÇÃO Nunca introduzir no depósito, nem mesmo em caso de emergência, uma mínima quantidade de gasolina com chumbo; isto danificaria o catalisador, tornando-se irreparavelmente ineficiente.
MOTORES DIESEL
Utilizar exclusivamente gasóleo para auto-tração (Especificação EN590).
No caso de utilização/estacionamento prolongado do veículo em zonas montanhosas/frias, é recomendável efectuar o abastecimento com o gasóleo disponível no local. Além disso, nestes casos, sugere-se manter no interior do depósito uma quantidade de combustível superior a 50% da capacidade útil.
PROCEDIMENTO DE ABASTECIMENTO
O "Capless Fuel" é um dispositivo situado no bocal do depósito de combustível; este abre-se e volta a fechar-se automaticamente aquando da introdução/extração da pistola de abastecimento.
O "Capless Fuel" possui um inibidor que impede o abastecimento com combustível incorreto.
Abertura da tampa
Para efetuar o abastecimento, proceder do seguinte modo:
A porta possui um fole guarda-pó B que, com a porta fechada, impede a acumulação de impurezas e pó na extremidade do bocal.
Abastecimento de emergência
Proceder do seguinte modo:
ABASTECIMENTO DE ADITIVO PARA EMISSÕES DIESEL AdBlue (apenas versões Diesel) (se presente)
Condições preliminares
O AdBlue congela a temperaturas inferiores a -11 ºC, pelo que o abastecimento poderá ser difícil caso o veículo tenha permanecido parado por um longo período de tempo a estas temperaturas.
Proceder do seguinte modo:
Operações ao concluir o abastecimento
Proceder do seguinte modo:
AVISO! Se se derramar AdBlue fora do bocal de enchimento, voltar a limpar bem a área e proceder novamente ao enchimento. Se o líquido tiver cristalizado, eliminá-lo com uma esponja e água quente.
ATENÇÃO
Dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.
Armazenamento do AdBlue
O AdBlue é considerado um produto muito estável com uma longa duração de conservação. Se mantido a temperaturas INFERIORES A 32 ºC, poderá ser conservado pelo menos durante um ano.
Seguir as instruções na etiqueta da embalagem.
Combustíveis - Identificação da compatibilidade dos veículos Símbolo gráfico para a informação dos consumidores em conformidade com a especificação EN16942
Os símbolos a seguir indicados facilitam o reconhecimento do tipo de combustível correto a utilizar no veículo.
Antes de abastecer, verificar os símbolos que se encontram no interior da porta do bocal de combustível (se presente) e compará-los com o símbolo que se encontra na bomba de abastecimento (se presente).
Símbolos para veículos com alimentação a gasolina
E5: Gasolina sem chumbo contendo até 2,7% (m/m) de oxigénio e com um teor máximo de 5,0% (V/V) de etanol, em conformidade com a especificação EN228
E10: Gasolina sem chumbo contendo até 3,7% (m/m) de oxigénio e com um teor máximo de 10,0% (V/V) de etanol, em conformidade com a especificação EN228
Símbolos para veículos com alimentação Diesel
B7: Gasóleo contendo até 7% (V/V) de FAME (Fatty Acid Methyl Esters) em conformidade com a especificação EN590
B10: Gasóleo contendo até 10% (V/V) de FAME (Fatty Acid Methyl Esters) em conformidade com a especificação EN16734
AVISO
Não colocar na extremidade do bocal nenhum objeto/tampão relativamente ao previsto no veículo. A utilização de objetos/tampões não conformes poderia provocar aumentos de pressão no interior do depósito, criando condições de perigo.
Não se aproxime do bocal do depósito com chamas ou cigarros acesos: perigo de incêndio. Evitar também aproximar demasiado o rosto do bocal para não inalar vapores nocivos.
Não utilizar o telemóvel próximo da bomba de abastecimento de combustível: possível risco de incêndio.
ATENÇÃO
Para veículos com motor a gasóleo, utilizar apenas gasóleo para auto-tração, em conformidade com a norma europeia EN590. O uso de outros produtos ou misturas pode danificar de modo irremediável o motor com a consequente perda de validade da garantia pelos danos causados. Em caso de abastecimento acidental com outros tipos de combustível, não ligue o motor e proceda ao esvaziamento do depósito. Se, pelo contrário, o motor tiver funcionado mesmo por um período brevíssimo, é indispensável esvaziar, para além do depósito, todo o circuito de alimentação.
Se o AdBlue sobreaquecer por um período prolongado no interior do depósito a mais de 50 ºC (por exemplo, devido a irradiação solar direta), o AdBlue poderá decompor-se, produzindo vapores de amoníaco. Os vapores de amoníaco têm um cheiro forte: quando se desapertar o tampão do depósito de AdBlue, prestar atenção para não inalar eventuais vapores de amoníaco provenientes do depósito. De qualquer forma, nesta concentração, os vapores de amoníaco não são nocivos ou perigosos para a saúde.
Aditivo para emissões diesel AdBlue (UREA)
Onde previsto, o veículo pode estar equipado com um sistema de injeção de AdBlue (UREIA) e um catalisador de Redução Catalítica Seletiva para respeitar as normas sobre as emissões.
Estes dois sistemas permitem respeitar os requisitos para as emissões Diesel conseguindo, ao mesmo tempo, manter níveis de poupança de combustível, dirigibilidade, binário e potência. Para mensagens e avisos do sistema, consultar o parágrafo "Luzes avisadoras e mensagens" no capítulo "Conhecimento do quadro de instrumentos".
O AdBlue (UREIA) é considerado um produto muito estável com uma longa duração de conservação. Se mantido a temperaturas INFERIORES A 32 ºC, poderá ser conservado pelo menos durante um ano.
Para mais informações sobre o tipo de líquido AdBlue, consultar o parágrafo "Líquidos e lubrificantes" no capítulo "Dados técnicos".
O veículo possui um sistema automático de aquecimento do AdBlue que, quando o motor é ligado, permite ao sistema funcionar corretamente a temperaturas inferiores a -11 ºC.
ATENÇÃO! O líquido AdBlue congela a temperaturas inferiores a -11 ºC.