AVISOS
Para o reboque de roulotes ou atrelados, o veículo deve ter um gancho de reboque homologado e um sistema eléctrico adequado. Se for solicitada a instalação em aftermarket, esta deve ser efectuada por pessoal especializado.
Montar eventualmente espelhos retrovisores específicos e/ou suplementares, no respeito das vigentes normas do Código de Circulação da Estrada.
Recordar que o reboque de um atrelado reduz a possibilidade de ultrapassar as pendências máximas, aumenta os espaços de paragem e os tempos para uma ultrapassagem sempre em relação ao peso total do mesmo. Nos percursos em descida, engate uma mudança baixa, em vez de usar constantemente o travão. O peso que o reboque exerce no gancho de reboque do veículo, reduz em iguais valores a capacidade de carga do próprio veículo. Por uma questão de segurança e para não se ultrapassar o peso máximo rebocável (indicado no Documento Único Automóvel), é necessário ter em conta o peso do reboque em plena carga, incluindo os acessórios e as bagagens pessoais.
Respeitar os limites de velocidade específicos de cada país, para os veículos com atrelados. Em todo o caso, a velocidade máxima não deve ultrapassar os 100 km/h.
Um eventual travão eléctrico ou outro deve ser alimentado directamente pela bateria através de um cabo com secção não inferior a 2,5 mm2. Além das derivações eléctricas é admitido ligar ao sistema elétrico do veículo só o cabo para a alimentação de um eventual travão elétrico e o cabo para uma lâmpada de iluminação interna do atrelado com potência não superior a 15W. Para as conexões utilizar a centralina pré-instalada com cabo da bateria com secção não inferior a 2,5 mm2. A utilização de cargas auxiliares diferentes das luzes externas (por ex. travão eléctrico) deve ser realizada com o motor ligado.
INSTALAÇÃO DO GANCHO DE REBOQUE
O dispositivo de reboque deve ser fixado na carroçaria por pessoal especializado, respeitando as eventuais informações suplementares e/ou integrativas entregues pelo Fabricante do dispositivo. Deve também respeitar as actuais normas vigentes com referência à Directiva 94/20/CEE e sucessivas emendas.
Para qualquer versão deve utilizar-se um dispositivo de reboque adequado ao valor da massa a rebocar do veículo no qual se quer efectuar a instalação.
Para a conexão eléctrica deve ser adoptada uma junção unificada, que geralmente é colocada num adequado estribo fixado de norma no dispositivo do próprio reboque, e deve ser instalado no veículo uma centralina específica para o funcionamento das luzes externas do reboque. As ligações eléctricas devem ser efectuadas com as junções de 7 ou 13 pólos alimentadas a 12VDC (normas CUNA/UNI e ISO/DIN) respeitando eventuais indicações de referência do Fabricante do veículo e/ou do Fabricante do dispositivo de reboque.
Esquema de montagem
A estrutura do gancho de reboque deve ser fixada à carroçaria nos pontos indicados na figura fig. 114.
ATENÇÃO Para a instalação do gancho de reboque, dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.
AVISO
O sistema ABS com que o veículo pode ser equipado não controla o sistema de travagem do reboque. É necessário, portanto, ter um cuidado especial nos pisos escorregadios.
Nunca modificar o sistema de travagem do veículo para comandar o travão do reboque. O sistema de travagem do reboque deve ser completamente independente do sistema hidráulico do veículo.