Os airbags de cortina ajudam a proteger a cabeça do motorista, do passageiro dianteiro e dos passageiros traseiros nas posições externas durante um impacto lateral de moderado a severo.
Locais de Alojamento
Os airbags de cortina estão localizados no teto, acima dos vidros laterais em ambos os lados do veículo.
Funcionamento
O airbag de cortina foi projetado para inflar durante colisões laterais com impacto moderado a severo.
Os airbags de cortina serão mais eficientes quando o ocupante estiver usando adequadamente o cinto de segurança e sentado em posição ereta, bem encostado no banco.
Não fixe quaisquer objetos nos vidros laterais ou colunas do teto, pois eles podem interferir no funcionamento adequado dos airbags de cortina.
Não coloque um cabide nem objetos rígidos no gancho de roupas. Isso poderá resultar em ferimentos se o airbag de cortina inflar.
Quando os airbags de cortina inflam em uma colisão frontal
Um ou ambos os airbags de cortina podem inflar em uma colisão frontal em ângulo, com impacto moderado a severo. Nestes casos, os airbags de cortina irão inflar logo após os airbags frontais.
Quando um airbag de cortina infla com pouco ou nenhum dano visível
Devido ao sistema de airbag detectar a desaceleração súbita, um forte impacto na lateral da estrutura do veículo pode causar a ativação de um airbag de cortina. Nestes casos, pode existir pouco ou nenhum dano, porém os sensores de impacto lateral detectaram um impacto severo suficiente para acionar o airbag.
Quando os airbags de cortina podem não inflar, embora o dano visível pareça severo
É possível que um airbag de cortina não infle durante um impacto que resulte em dano aparentemente severo. Isto pode ocorrer quando o ponto de impacto foi em direção à dianteira ou traseira do veículo ou quando as peças deformáveis da carroçaria do veículo absorverem a maior parte da energia da colisão. Nestes casos, o airbag de cortina não seria necessário nem forneceria proteção mesmo se tivesse sido inflado.