Antes de ligar o veículo, regular o banco, os espelhos retrovisores internos e externos e apertar corretamente o cinto de segurança.
Para o arranque do motor, nunca carregar no pedal do acelerador.
Se for necessário, no visor podem visualizar-se mensagens que indicam o procedimento para efetuar o arranque.
Versões com caixa manual
Proceder do seguinte modo:
Versões com caixa automática
Proceder do seguinte modo:
FALTA DE ARRANQUE DO MOTOR
Arranque do motor com bateria da chave electrónica (Keyless Go) descarregada ou gasta
A falta de resposta do dispositivo de arranque à pressão do respectivo botão pode significar que a bateria da chave electrónica esteja descarregada ou gasta. Assim, o sistema não irá detectar a presença da chave electrónica a bordo do veículo e visualizará no display uma mensagem específica. Neste caso, apoiar a extremidade arredondada da chave electrónica (lado oposto relativamente ao qual se encontra o corpo metálico presente na chave) no botão do dispositivo de arranque e premir o próprio botão através da chave electrónica. Deste modo, acciona-se o dispositivo de arranque e é, assim, possível ligar o motor.
AVISO
Não tentar o arranque do motor deitando combustível ou outro líquido inflamável no interior da tomada de ar do corpo de borboleta: esta operação pode provocar danos no motor e em eventuais pessoas que se encontrem nas proximidades.
É perigoso deixar o motor a funcionar em locais fechados. O motor consome oxigénio e liberta dióxido de carbono, óxido de carbono e outros gases tóxicos.
Enquanto o motor não estiver ligado, o servofreio não está ativo; por isso, é necessário exercer um esforço no pedal do travão muito maior do que o habitual.
Evitar o arranque por empurrão, reboque ou tirando partido das descidas.
Estas manobras poderão danificar a panela catalítica.
ATENÇÃO
No primeiro período de utilização, ou seja, nos primeiros 1600 km, é aconselhável não solicitar ao veículo as máximas performances (por ex., excessivas acelerações, percursos muito prolongados em regimes máximos, travagens excessivamente intensas, etc.).
Com o motor parado, não deixar o dispositivo de arranque na posição MAR para evitar que uma inútil absorção de corrente descarregue a bateria.
A "aceleradela" antes de parar o motor não serve de nada, provoca um consumo inútil de combustível e, especialmente para os motores com turbocompressor, é prejudicial.
O acendimento da luz avisadora no modo intermitente após o arranque ou durante um arrastamento prolongado assinala uma anomalia no sistema de pré-aquecimento das velas. Se o motor arrancar, o veículo pode ser utilizado normalmente, mas é necessário dirigir-se o mais rapidamente possível à Rede de Assistência Fiat.
Estacionamento
Ao sair do veículo, retirar sempre a chave do dispositivo de arranque.
Em caso de paragem e abandono do veículo, proceder do seguinte modo:
Se o veículo for estacionado em inclinações acentuadas, é igualmente recomendável bloquear as rodas com uma cunha ou um calço.
Nas versões equipadas com caixa de velocidades automática ou caixa automática de embraiagem dupla, antes de soltar o pedal do travão, aguardar que no display seja visualizada a letra P.
ATENÇÃO NUNCA abandonar o veículo com a caixa em ponto morto (ou, nas versões equipadas com caixa de velocidades automática ou caixa de velocidades de embraiagem dupla, sem ter primeiro posicionado a alavanca das mudanças em P).