Ford Kuga - Manual de Instruções > Características de condução exclusivas

Auto-Start-Stop

O sistema reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2, desligando o motor quando o veículo está ao ralenti, como, por exemplo, nos semáforos.

  CUIDADO:  Acione sempre o travão de mão por completo. No caso de veículos com transmissão automática, certifique-se de que engrena a posição de estacionamento (P). Desligue a ignição e retire a chave sempre que sair do veículo.

  CUIDADO:  Antes de abrir o capot ou realizar qualquer intervenção de manutenção, acione o travão de mão por completo, engrene a posição de estacionamento (P) ou ponto-morto (N) e desligue a ignição.

  CUIDADO:  Desligue sempre a ignição antes de sair do veículo. Se a ignição estiver ligada, poderá verificar-se um rearranque automático em qualquer altura.

  CUIDADO:  O sistema poderá necessitar que o motor seja novamente ligado de forma automática quando a luz indicadora do sistema auto start-stop se acender a verde ou piscar a amarelo. Se não respeitar esta instrução, poderá originar ferimentos.

Missing Image  Nota: O indicador de Start-Stop acende-se a verde quando o motor se desliga, a âmbar a piscar (acompanhada por uma mensagem) se tiver de intervir e a cinzento se o start-stop não estiver disponível. Consulte  Warning Lamps and Indicators. 

Utilizar o Start-Stop (transmissões manuais)

Para desligar o motor

  1. Pare o veículo.
  1. Coloque a transmissão em ponto morto.
  1. Solte os pedais da embraiagem e do acelerador.
Para ligar novamente o motor

No caso de veículos com transmissão manual, carregue a fundo no pedal da embraiagem.

Nota:  Para tirar o máximo proveito do sistema, coloque a transmissão em ponto morto e solte o pedal da embraiagem durante qualquer paragem superior a três segundos.

Nota:  A funcionalidade Start-Stop é igualmente acompanhada da recuperação da paragem do motor. Se carregar no pedal da embraiagem a fundo após deixar o motor ir abaixo, o motor será ligado de novo de forma automática.

Utilizar o Start-Stop (transmissões automáticas)

Para desligar o motor

  1. Pare o veículo na posição de condução (D).
  1. Liberte o pedal do acelerador.
  1. Mantenha o pedal do travão premido.
Nota:  O motor também será desligado se a transmissão estiver em ponto morto (N) e na posição de estacionamento (P) - com ou sem o pé no travão.

Para ligar novamente o motor

Solte o pedal do travão ou carregue no pedal do acelerador.

Limitações de utilização:

O motor poderá não desligar nas seguintes circunstâncias, como, por exemplo:
  • O motor está a aquecer.
  • Para manter o conforto da climatização.
  • Carga baixa da bateria.
  • A temperatura exterior é demasiado baixa ou demasiado elevada.
  • Se a porta do condutor tiver sido aberta.
  • O cinto de segurança do condutor foi desapertado.
  • O para-brisas com desembaciador está ligado.
  • Durante a regeneração do filtro de partículas Diesel.
O sistema também poderá ligar de novo o motor em determinadas condições, como, por exemplo:
  • Para manter o conforto da climatização (por exemplo, ar condicionado).
  • Carga baixa da bateria.
  • O para-brisas com desembaciador está ligado.
  • O veículo começou a rolar no sentido da descida.
  • O cinto de segurança do condutor está desapertado (apenas transmissões automáticas).
  • A porta do condutor está aberta (apenas transmissões automáticas).
Ligar e desligar o sistema

 O sistema é automaticamente ativado sempre que a ignição é ligada.Para desligar o sistema, prima o interrutor (a palavra OFF acender-se-á).O sistema apenas será desligado durante o actual ciclo de ignição. Prima novamente o botão para ligar o sistema.

Nota:  Se o sistema detectar uma avaria, desligar-se-á. A luz OFF (Desligado) no interruptor acender-se-á de forma contínua. Se esta luz permanecer acesa após um ciclo de ignição, solicite a verificação do veículo junto de um concessionário autorizado.

Assistência

Nota:  O sistema poderá não funcionar se a bateria do veículo for substituída por uma bateria com especificação diferente da montada originalmente.

Nota:  O sistema poderá não funcionar se deixar cargas elétricas adicionais ligadas quando a ignição estiver desligada, uma vez que estas poderão descarregar a bateria.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Ligar e desligar o motor

    Informações gerais   CUIDADO:  Longos períodos de ralenti a elevadas velocidades de rotação do motor poderão originar temperaturas muito elevadas no motor e no sistema de escape, criando o risco de incêndio ou outros danos.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Combustível e reabastecimento

     Honda CR-V - Manual de Instruções > Informações Gerais

    As informações, especificações e ilustrações contidas neste manual baseiam-se nos dados existentes na data de sua publicação. A Honda Automóveis do Brasil Ltda. reserva-se o direito de alterar as características do veículo a qualquer momento, sem aviso prévio, e independentemente de qualquer formalidade legal, sem que isso incorra em obrigações de qualquer espécie. Este manual do proprietário apresenta informações sobre diferentes versões do CR-V, contendo figuras do veículo modelo EXL, com sistema de navegação. As informações específicas estarão identificadas. Portanto, podem existir descrições de equipamentos e características que não são aplicáveis ao modelo específico adquirido. Mantenha este manual no veículo, de modo que possa consultá-lo sempre que houver alguma dúvida. O manual deverá permanecer no veículo mesmo em caso de revenda. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem autorização prévia por escrito da Honda Automóveis do Brasil Ltda. Seu veículo foi projetado para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O funcionamento e o desempenho de seu veículo apresentam algumas diferenças que devem ser observadas em relação a um modelo a gasolina.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2025 Todos os direitos reservados.