Informações gerais
CUIDADO: Longos períodos de ralenti a elevadas velocidades de rotação do motor poderão originar temperaturas muito elevadas no motor e no sistema de escape, criando o risco de incêndio ou outros danos. |
Se desligar a bateria, o veículo poderá apresentar alguns comportamentos invulgares durante aproximadamente 8 km após voltar a ligá-la.Isto deve-se à necessidade do sistema de gestão do motor de se realinhar com o motor. Pode ignorar qualquer comportamento invulgar que ocorra durante este período.
O sistema de controlo do motor cumpre todos os requisitos padrão canadianos no que se refere a equipamentos causadores de interferências que regulam o campo eléctrico de impulsos ou ruído de rádio.Ao colocar o motor a trabalhar, evite carregar no pedal do acelerador antes e durante a operação. Utilize apenas o pedal do acelerador quando tiver dificuldade em colocar o motor a trabalhar.
Arranque sem chave
Nota: O sistema de arranque sem chave pode não funcionar se a chave se encontrar perto de objetos metálicos ou de dispositivos eletrónicos, tais como telemóveisNota: Deve encontrar-se uma chave válida dentro do veículo para ligar a ignição e proceder ao arranque do motor.
Modos de ignição
O sistema de arranque sem chave tem três modos:
Desligado: Desliga a ignição.Tranca do volante
CUIDADO: Certifique-se sempre de que a direcção está desbloqueada, antes de tentar deslocar o seu veículo. |
Veículos com arranque sem chave
Nota: A tranca do volante não será engatada se a ignição estiver ligada ou se o veículo estiver em andamento.O seu veículo dispõe de um mecanismo de bloqueio do volante controlado electronicamente. Este mecanismo funciona automaticamente.
A tranca do volante será engatada após um breve período de tempo, depois de estacionar o veículo e se a chave passiva se encontrar no exterior do veículo.Destrancar o volante
Veículos com transmissão automáticaLigue a ignição ou carregue no pedal do travão.
Veículos com transmissão manualLigue a ignição ou carregue no pedal da embraiagem.
Ligar um motor a gasolina
Nota: Apenas é possível accionar o motor de arranque por um período de tempo limitado, como, por exemplo, 10 segundos. O número de tentativas de arranque está limitado a seis, aproximadamente. Se este limite for ultrapassado, o sistema não lhe permitirá tentar novamente até decorrer um período de tempo, como, por exemplo, 30 minutos.
Motor frio ou quenteVeículos com transmissão manual
Nota: Não toque no pedal do acelerador.Nota: Soltar o pedal do travão enquanto o motor está a ser rodado fará com que o motor pare de rodar e regresse à posição de ignição ligada.
Nota: Não toque no pedal do acelerador.
Se o motor não pegar dentro de 10 segundos, aguarde algum tempo e tente de novo.
Se o motor não arrancar após três tentativas, aguarde 10 segundos e siga o procedimento de motor encharcado.Se tiver dificuldade em ligar o motor quando a temperatura for inferior a -13 ºF (-25 ºC), carregue no pedal do acelerador até meio do respectivo curso e tente novamente.
Motor afogadoVeículos com transmissão manual
Se o motor não arrancar, repita o procedimento de motor frio ou quente.
Velocidade de ralenti do motor depois do arranqueA velocidade de ralenti do motor imediatamente após ligar o motor é optimizada de modo a minimizar as emissões do veículo e maximizar o conforto no habitáculo e a economia de combustível.
A velocidade de ralenti varia em função de determinados factores. Entre estes, incluem-se a temperatura ambiente e dos componentes, bem como as solicitações dos sistemas eléctricos e de climatização.Ligar um motor a diesel
Motor frio ou quente
Todos os veículosNota: Se a temperatura for inferior a -15ºC, poderá ser necessário rodar o motor durante 10 segundos, no máximo.
Nota: Apenas é possível accionar o motor de arranque por um período de tempo limitado.Nota: Após um número limitado de tentativas de ligar o motor, o sistema não permitirá tentar novamente até decorrer um período de tempo, como, por exemplo, 30 minutos.
Ligue a ignição e aguarde até o indicador das velas de incandescência se apagar.Veículos com transmissão manual
Nota: Não toque no pedal do acelerador.Nota: Soltar o pedal da embraiagem enquanto o motor está a arrancar faz com que o motor pare de rodar e regresse à posição de ignição ligada.
Nota: Não toque no pedal do acelerador.
Nota: Soltar o pedal do travão enquanto o motor está a arrancar faz com que o motor pare de rodar e regresse à posição de ignição ligada.Veículos com turbocompressor
CUIDADO: Não desligue o motor enquanto este estiver a trabalhar a rotações elevadas. Se o fizer, o turbocompressor continuará a trabalhar depois de a pressão do óleo ter baixado para zero. Tal levará a um desgaste prematuro dos rolamentos do turbocompressor. |
Liberte o pedal do acelerador. Aguarde até o motor ficar ao ralenti e depois desligue-o.
Aquecedor do bloco do motor
CUIDADO: A não observância das instruções do aquecedor do bloco do motor poderá originar danos materiais ou ferimentos graves. |
Nota: O aquecedor é mais eficaz quando as temperaturas exteriores forem inferiores a 0 ºF (-18 ºC).
O aquecedor funciona como um auxiliar de arranque, aquecendo o líquido de arrefecimento do motor. Isto permite que o sistema de controlo da climatização responda rapidamente. O equipamento inclui um elemento térmico (montado no bloco do motor) e uma instalação eléctrica de cablagem. É possível ligar o sistema a uma fonte de energia elétrica de 220-240 volts CA com ligação à massa.Recomendamos que execute o seguinte procedimento para um funcionamento correcto e seguro:
A ficha do aquecedor do bloco do motor está numa caixa próxima do friso do farol de nevoeiro esquerdo. Abra a tampa circular com dobradiças e certifique-se de que os terminais do receptáculo estão limpos e secos antes de serem utilizados. Limpe-os com um pano seco, se necessário.
O aquecedor utiliza 0,4 a 1,0 kilowatt-hora de energia por hora de utilização. O sistema não possui um termóstato. A temperatura máxima é obtida ao fim de aproximadamente três horas de funcionamento. Utilizar o aquecedor durante mais de três horas não melhora o desempenho do sistema e provoca um gasto desnecessário de electricidade.