Condições de condução perigosas
Se tiver que conduzir em condições de perigo, como por exemplo, em estradas alagadas ou cobertas de neve, gelo, lama ou areia, tenha em conta as seguintes sugestões:
AVISO As reduções feitas com uma caixa automática e o veículo a circular em pisos escorregadios podem causar um acidente. Uma alteração súbita na velocidade dos pneus pode fazê-los derrapar. Tenha cuidado ao fazer reduções com o veículo sobre pisos escorregadios. |
Baloiçar o veículo
Se for necessário baloiçar o veículo para o libertar de neve, areia ou lama, comece por rodar o volante para a direita ou para a esquerda para desimpedir a área à frente das rodas dianteiras. Depois vá alternando entre a marcha atrás e uma mudança para a frente.
Tente evitar que as rodas patinem e não acelere o motor.
Para evitar desgastar a caixa de velocidades, espere até as rodas deixarem de patinar antes de engrenar as mudanças. Tire o pé do acelerador quando engrenar as mudanças, e carregue levemente no pedal do acelerador quando a caixa de velocidades estiver engrenada numa mudança. Lentamente faça patinar as rodas para a frente e para trás, causando um movimento de oscilação que faça libertar o veículo.
AVISO Se os pneus patinarem a alta velocidade podem explodir, causando ferimentos ao condutor ou a terceiros. Não tente este procedimento se houver pessoas ou objetos na proximidade do veí culo. O veículo pode sobreaquecer e causar um incêndio no compartimento do motor ou outros danos. Reduza ao mínimo a derrapagem das rodas e evite que estas patinem a velocidades superiores a 56 km/h (35mph), de acordo com as indicações do velocímetro. |
Informações
O sistema ESC (se equipado) deve ser desligado antes de começar a oscilar o veículo.
NOTA
Se após algumas tentativas para oscilar o veículo este continuar atolado, chame um reboque para evitar provocar o sobreaquecimento do motor e eventuais danos da caixa de velocidades. Consulte "Reboque" no capítulo 6.
Viragens suaves
Evite travar ou mudar de velocidade nas curvas, especialmente em estradas com o piso molhado. O ideal será contornar sempre as curvas com uma ligeira aceleração.
Condução nocturna
A condução noturna encerra mais perigos do que a condução durante o dia. Eis alguns conselhos que convém não esquecer:
Se os faróis estiverem sujos ou mal alinhados, a visibilidade noturna é muito afetada.
Condução à chuva
As estradas com piso molhado ou inundadas de chuva tornam a condução perigosa. Quando conduzir à chuva ou em pisos escorregadios, tenha em conta as seguintes recomendações:
Aquaplanagem
Se o piso estiver bastante molhado e a velocidade do veículo for suficientemente elevada, o veí culo pode ter pouco ou nenhum contacto com a superfície da estrada e deslizar sobre a água. O melhor conselho consiste em ABRANDAR a velocidade quando o piso estiver molhado.
O risco de aquaplanagem aumenta à medida que a profundidade da banda de rodagem dos pneus diminui, consulte a secção "Banda de rodagem dos pneus" no capítulo 7.
Condução em zonas inundadas
Evite passar por zonas inundadas, excepto se tiver a certeza de que a altura da água não passa a parte inferior do cubo da roda. Atravesse a água devagar.
Aumente a distância de travagem, porque o desempenho dos travões pode ser reduzido.
Depois de atravessar a água, seque os travões aplicando-os ligeira e repetidamente com o veículo a andar devagar.
Condução a alta velocidade
Pneus
Ajuste o ar dos pneus, conforme os valores especificados. Uma pressão insuficiente pode sobreaquecer e danificar os pneus.
Não instale pneus gastos ou danificados que podem reduzir a fricção ou falhar durante uma travagem.
Informações
Nunca encha os pneus demasiado, acima do valor máximo especificado para os pneus do seu carro.
Combustível, líquido de refrigeração do motor e óleo do motor
Conduzir a alta velocidade consome mais combustível do que conduzir a baixa velocidade, como por exemplo numa zona urbana. Não se esqueça de verificar o nível do fluido refrigerante e do óleo do motor.
Correia de transmissão
Uma correia de transmissão solta ou estragada pode sobreaquecer motor.
Reduzir o risco de capotamento
O seu veículo ligeiro de passageiros é considerado um utilitário desportivo (SUV). Os SUVs caracterizam-se por terem uma maior distância ao solo e uma via mais estreita, que lhes permitem um bom desempenho numa ampla variedade de aplicações todo-o-terreno.
As suas características estilísticas específicas conferemlhes um centro de gravidade mais elevado do que o dos veículos normais, o que os torna mais suscetíveis a capotar em caso de viragens abruptas. Os veículos utilitários têm uma incidência de capotamentos significativamente mais elevada do que outros tipos de veículos. Devido a este risco, recomenda-se fortemente que o condutor e os passageiros usem os cintos de segurança. Em caso de acidente com capotamento, a probabilidade de um ocupante sem cinto de segurança morrer é significativamente superior à de um ocupante que use cinto de segurança.
Existem medidas que o condutor pode tomar para reduzir o risco de capotamento. Sempre que possível, evite viragens bruscas ou manobras abruptas, não transporte cargas pesadas sobre o tejadilho do seu veículo e nunca o modifique seja de que forma for.
AVISO Os veículos utilitários têm uma incidência de capotamentos significativamente mais elevada do que outros tipos de veículos. Para evitar capotamentos e perda de controlo:
|
AVISO Em caso de capotamento, é mais provável que a pessoa que não tinha cinto colocado morra do que aquela que apertou o cinto. Certifique-se de que todos os passageiros estão a usar os respetivos cintos de segurança. |