As condições de mau tempo próprias do Inverno desgastam rapidamente os pneus e causam outros problemas. Para minimizar os problemas decorrentes de conduzir no Inverno, tenha em conta as seguintes sugestões:
Piso com neve ou gelo
É necessário manter uma distância suficiente entre o seu veículo e o da frente.
Pressione o pedal do travão com suavidade. Excesso de velocidade, acelerações rápidas, travagens repentinas e viragens bruscas são práticas potencialmente muito perigosas. Durante a desaceleração, tire o máximo partido do efeito de travagem do motor. Travagens bruscas numa estrada coberta de neve ou de gelo podem fazer derrapar o veículo.
Para conduzir o veículo sobre neve alta, poderá ter de utilizar pneus de neve ou de instalar correntes nos pneus.
Transporte sempre no veículo equipamento de emergência. Esse equipamento pode incluir artigos como correntes de neve, cordas ou correntes de reboque, uma lanterna, foguetes luminosos, areia, uma pá, cabos de bateria, um raspador para os vidros, luvas, lona para o chã o, fato-macaco, um cobertor, etc.
Pneus de neve
AVISO Os pneus de neve devem ser de tamanho e tipo equivalentes aos dos pneus de série do veículo. Caso contrário, pode comprometer a segurança e a maneabilidade do seu veículo. |
Se colocar pneus de neve no seu veículo, certifique-se de que se trata de pneus radiais com o mesmo tamanho e capacidade de carga dos pneus de origem. Coloque pneus de neve nas quatro rodas para equilibrar a maneabilidade do veículo em quaisquer condições climatéricas.
A tração proporcionada pelos pneus de neve em piso seco pode não ser tão elevada como a obtida com os pneus de origem. Solicite ao fornecedor dos pneus as recomendações de velocidade máxima.
Informações
Não instale pneus com pregos sem confirmar se os regulamentos locais e municipais permitem a sua utilização.
Correntes para pneus
Uma vez que os flancos dos pneus radiais são mais finos, podem ser danificados devido à instalação de alguns tipos de correntes de neve.
Por conseguinte, é preferível usar pneus de neve em vez de correntes.
Não instale correntes em veículos equipados com jantes de alumínio.
Se isso for de todo inevit ável, use correntes do tipo cabo. Se tiver que usar correntes nos pneus, use peças HYUNDAI genuínas e instale as correntes depois de consultar as respetivas instruções de instalação.
Os danos causados ao veículo pelo uso incorreto de correntes nos pneus não estão cobertos pela garantia do fabricante.
AVISO O uso de correntes nos pneus pode afetar negativamente a maneabilidade do veículo:
|
Informações
Instalação das correntes
Quando instalar as correntes, siga as instruções do fabricante e coloque-as de forma a ficarem o mais apertadas possível. Conduza devagar (a menos de 30 km/h (20 mph) ) com as correntes instaladas.
Se ouvir que as correntes entram em contacto com a carroçaria ou o chassis, pare e aperte-as bem. Se continuarem a estar em contacto com o veículo, abrande até o ruído deixar de se ouvir. Retire as correntes dos pneus assim que alcançar uma zona onde as estradas já estejam desimpedidas de neve.
Para colocar as correntes, estacione o veículo num local plano e afastado do trânsito. Acenda as luzes de sinalização de perigo e coloque o triângulo de présinalização de perigo atrás do veículo. Antes de instalar as correntes, coloque sempre a caixa do veículo na posição "P" (Estacionamento), engate o travão de estacionamento e desligue o motor.
NOTA
Quando usar correntes nos pneus:
Precauções a ter no Inverno
Utilize líquido de refrigeração de etilenoglicol de alta qualidade
O seu veículo tem líquido de refrigeração de etilenoglicol de alta qualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de líquido de refrigeração a utilizar, visto que previne a corrosão do sistema de refrigeração, lubrifica a bomba de água e impede a congelação.
Substitua ou reabasteça o depósito do líquido de refrigeração de acordo com o calendário de manutenção indicado no capítulo 7. Antes do Inverno, teste o líquido de refrigeração para garantir que o ponto de congelação é suficiente para as temperaturas previstas para o Inverno.
Inspeccione a bateria e os cabos
As temperaturas invernais aumentam o consumo da bateria.
Inspecione a bateria e os cabos, conforme indicado no capítulo 7.
O nível de carga da bateria pode ser verificado num concessionário HYUNDAI ou numa estação de serviço.
Mude para "óleo de Inverno" se necessário
Nalgumas regiões durante o Inverno é aconselhável usar um óleo próprio para Inverno, com um grau de viscosidade mais baixo. Para mais informações, consulte o capítulo 8.
Em caso de d úvida sobre o tipo de óleo de Inverno que deve usar, consulte um concessionário HYUNDAI.
Inspeccione as velas e o sistema de ignição
Inspecione as velas de ignição, conforme indicado no capítulo 7.
e, se necessário, proceda à sua substituição. Verifique também todos os fios e componentes da ignição, para ver se existem fissuras, desgaste ou danos.
Para evitar o congelamento das fechaduras
Para evitar que as fechaduras congelem, vaporize os orifícios das fechaduras com fluido anticongelante aprovado ou glicerina em spray. Se o orifício da fechadura já estiver coberto de gelo, vaporize um fluido anticongelante aprovado sobre o gelo para o eliminar. Se um componente interno da fechadura congelar, experimente descongelá-lo usando uma chave aquecida. Tenha cuidado ao manusear a chave aquecida para não se queimar.
Use uma solução anticongelante aprovada no sistema de lavagem dos vidros.
Para evitar o congelamento do dispositivo de lavagem do para-brisas, acrescente uma solução anticongelante aprovada para vidros, de acordo com as instruções no rótulo da embalagem. Pode adquirir a solução anticongelante aprovada para a limpeza dos vidros num concessionário HYUNDAI, bem como na maioria dos pontos de venda de acessórios. Não use o fluido refrigerante do motor ou outro tipo de anticongelante para evitar danificar a pintura do veí culo.
Não deixe o travão de estacionamento congelar
Em certas condições climatéricas, o travão de estacionamento pode congelar quando engatado. Isto é mais fácil de acontecer se houver uma acumulação de neve ou gelo à volta ou perto dos travões traseiros ou se os travões estiverem molhados.
Se existir o risco do travão de estacionamento congelar, acione-o temporariamente com o seletor das mudanças em P (Parqueamento).
Além disso, bloqueie antecipadamente as rodas traseiras, para o veículo não deslizar. Depois solte o travão de estacionamento.
Não permita a acumulação de gelo e neve na parte inferior do veículo
Em certas condições climatéricas, a neve e o gelo podem acumular-se sob os guarda-lamas e interferir com a direcção. Quando conduzir em condições climatéricas severas, verifique regularmente a parte debaixo do veículo, para que não se formem bloqueios que impeçam o movimento das rodas dianteiras e dos componentes da direção.
Equipamento de emergência
Quando conduzir, transporte no veículo equipamento de emergência apropriado, de acordo com as condições climatéricas. como correntes para pneus, cabos ou correntes de reboque, lanterna, foguetes luminosos de emergência, areia, uma pá, cabos de corrente, um raspador de gelo para os vidros, luvas, vestuário adequado, fatomacaco, um cobertor, etc.
Não arrume objetos ou materiais no compartimento do motor.
Se colocar objetos ou materiais no compartimento do motor poderá causar uma avaria ou combustão do motor, uma vez que podem impedir a refrigeração do motor. Este tipo de danos não estão cobertos pela garantia do fabricante.