Ecocondução
A ecocondução consiste num conjunto de práticas diárias que permitem ao condutor otimizar o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Otimizar a utilização da caixa de velocidades
Com uma caixa de velocidades manual, efetue o arranque lentamente e engrene imediatamente a próxima mudança. Em fase de aceleração, engrene a próxima mudança com antecedência.
Com uma caixa de velocidades automática ou pilotada, privilegie o modo automático, sem pressionar fortemente ou bruscamente o pedal do acelerador.
O indicador de alteração de velocidade convida-o a engrenar a mudança mais conveniente: assim que a indicação for apresentada no painel de instrumentos, cumpra-a o mais rapidamente possível.
Para os veículos equipados com uma caixa de velocidades pilotada ou automática, este indicador apenas é apresentado em modo manual.
Adotar uma condução tranquila
Respeite as distâncias de segurança entre os veículos, utilize o travão do motor para além do pedal do travão, pressione progressivamente o pedal do acelerador.
Estas atitudes contribuem para economizar combustível, ajudam a reduzir a emissão de CO2 e a atenuar o fundo sonoro da circulação.
Se o veículo estiver equipado com regulador de velocidade, utilize-o a partir dos 40 km/h em condições de circulação com pouco trânsito.
Controlar a utilização dos equipamentos elétricos
Antes de pôr o veículo em andamento, se o habitáculo estiver muito quente, ventile-o baixando os vidros e abrindo os ventiladores antes de utilizar o ar condicionado.
A mais de 50 km/h, feche os vidros e deixe os ventiladores abertos.
Procure utilizar os equipamentos que permitam limitar a temperatura dentro do habitáculo (ocultador do teto de abrir, cortinas, etc.).
Desligue o ar condicionado, exceto se a regulação for automática, depois de ter atingido a temperatura de conforto pretendida.
Desligue os comandos de descongelamento e desembaciamento se o seu controlo não for automático.
Desligue todos os comandos de aquecimento do banco assim que possível.
Não conduza com as luzes de nevoeiro ligadas quando as condições de visibilidade forem suficientes.
Evite aquecer o motor antes de arrancar, sobretudo no inverno. O veículo aquece mais rapidamente enquanto estiver em movimento.
Enquanto passageiro, se não ligar dispositivos multimédia (filmes, música, jogos de vídeo, etc.), vai ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica e, portanto, de combustível.
Desligue os dispositivos portáteis antes de sair do veículo.
Limitar as causas de consumo excessivo
Distribua o peso por todo o veículo. Coloque a bagagem mais pesada no fundo da mala, o mais perto possível dos bancos traseiros.
Limite a carga do veículo e minimize a resistência aerodinâmica (barras de tejadilho, porta-bagagens, porta-bicicletas, reboque, etc.). Prefira a utilização de uma caixa de tejadilho.
Retire as barras de tejadilho e a grade portabagagens após utilização.
No fim do inverno, retire os pneus de neve e volte a montar os pneus de verão.
Respeitar as instruções de manutenção
Verifique regularmente, e a frio, a pressão dos pneus, consultando o autocolante existente na abertura da porta do lado do condutor.
Efetue esta verificação, especialmente:
Faça o mesmo na roda sobresselente e nos pneus do reboque ou da caravana, se existentes.
Efetue regularmente a manutenção do veículo (óleo do motor, filtro do óleo, filtro do ar, filtro do habitáculo, etc.) e siga o calendário das operações indicadas no plano de manutenção do construtor.
Se o seu veículo estiver equipado com um motor diesel BlueHDi e o sistema SCR estiver avariado, o veículo torna-se poluente. Dirija-se a uma rede CITROËN ou a uma oficina qualificada assim que possível para repor as emissões de óxido de azoto do veículo dentro dos limites da norma.
No momento de enchimento do depósito de combustível, não insista para além do 3º disparo da pistola para evitar o derrame.
Ao volante de um veículo novo, só após os primeiros 3000 quilómetros é que obterá uma melhor regularidade no consumo médio de combustível.