É possível movimentar os elevadores de vidros com o dispositivo de arranque na posição MAR e durante cerca de 3 minutos após a passagem do dispositivo de arranque para a posição STOP (ou também após a extração da chave mecânica, para veículos equipados com chave mecânica com telecomando). Abrindo uma das portas anteriores, este funcionamento é desactivado.
Comandos da porta dianteira do lado do condutor
A partir do painel da porta do lado do condutor fig. 36 é possível o accionamento de todos os vidros.
Abertura de vidros
Premir os botões para abrir o vidro desejado fig. 37.
Premindo brevemente qualquer botão, quer nas portas anteriores quer nas portas posteriores, obtém-se o curso "por ressaltos" do vidro, enquanto que exercendo uma pressão prolongada ativa-se o acionamento "contínuo automático".
O vidro para na posição pretendida premindo ou levantando novamente o respetivo botão.
Fecho de vidros
Levantar os botões para fechar o vidro desejado fig. 38.
Levantando brevemente qualquer botão quer nas portas dianteiras quer nas portas traseiras, obtém-se o curso "por ressaltos" do vidro enquanto que, exercendo uma pressão prolongada no comando apenas dos elevadores de vidros dianteiros, ativa-se o acionamento "contínuo automático". O vidro para na posição pretendida premindo ou levantando novamente o respetivo botão.
Para os vidros das portas traseiras está previsto apenas o fecho "com interrupções".
Dispositivo de segurança antientalamento dos vidros dianteiros (se presente)
Este sistema de segurança é capaz de reconhecer a eventual presença de um obstáculo durante o movimento de fecho do vidro. Quando este evento se verificar, o sistema interrompe o curso do vidro e, conforme a posição do vidro, inverte o seu movimento. Assim, o vidro volta a descer cerca de 5 cm relativamente à posição de primeira paragem. Durante este tempo não é possível acionar, de algum modo, o vidro.
Inicialização do sistema dos elevadores de vidros dianteiros
A seguir à desativação da alimentação elétrica, é necessário inicializar novamente o funcionamento automático dos elevadores de vidros.
O procedimento de inicialização, de seguida descrito, deve ser efetuado com as portas fechadas e em cada porta:
AVISO
A utilização incorreta dos elevadores de vidros pode ser perigosa. Antes e durante o acionamento, certificar-se sempre de que os passageiros não estão expostos a riscos de lesões provocadas diretamente pelos vidros em movimento ou por objetos pessoais arrastados pelos mesmos. Ao sair do veículo (equipado com chave mecânica com telecomando), retirar sempre a chave do dispositivo de arranque para evitar que os elevadores de vidros, acionados involuntariamente, constituam um perigo para quem permanece a bordo.