O tejadilho de abrir elétrico é composto por dois painéis de vidro, dos quais o anterior é móvel e o posterior é fixo, e está equipado com duas cortinas de movimentação manual.
O funcionamento do teto só é permitido com o dispositivo de arranque na posição MAR.
ABERTURA
Premindo o botão A fig. 39: o tecto abrir-se-á completamente.
A movimentação automática pode ser interrompida em qualquer posição premindo novamente o botão A.
FECHO
Puxar o botão A fig. 39: o tejadilho fecha-se completamente.
A movimentação automática pode ser interrompida em qualquer posição premindo novamente o botão A.
ABERTURA DE COMPASSO
Para colocar o tecto na posição "de compasso", premir e soltar o botão B fig. 39.
Este tipo de abertura pode ser activada independentemente da posição do tecto de abrir. Caso se parta com tecto na posição fechada, a pressão da tecla provoca a abertura automática de compasso. Caso o tecto já tenha aberto, é necessário manter premido o botão até ao posicionamento do tecto na posição de abertura de compasso.
Durante a movimentação automática do tecto, uma posterior pressão no botão B interrompe o movimento do tecto.
MOVIMENTAÇÃO DA CORTINA DE PROTECÇÃO DO SOL
A cortina é de accionamento manual: é possível pará-la em qualquer posição.
DISPOSITIVO ANTI-ENTALAMENTO
O tecto de abrir está equipado com um sistema de segurança antientalamento capaz de reconhecer a eventual presença de um obstáculo durante o movimento de fecho do vidro; quando se verifica esta situação, o sistema interrompe e inverte imediatamente o curso do vidro.
MANOBRA DE EMERGÊNCIA
Em caso de não funcionamento dos botões de comando, o tecto de abrir pode ser manobrado manualmente operando como descrito a seguir:
PROCEDIMENTO DE INICIALIZAÇÃO
A seguir ao eventual comportamento anómalo do tecto ou a seguir a uma manobra de emergência (consultar o parágrafo anterior), é necessário inicializar novamente o funcionamento automático do tecto de abrir.
Proceder do seguinte modo:
AVISO
Ao sair do veículo, retirar sempre a chave (onde presente) do dispositivo de arranque para evitar que o teto de abrir, acionado involuntariamente, constitua um perigo para quem permanece a bordo: o uso inadequado do teto pode ser perigoso. Antes e durante o seu acionamento, certificar-se sempre de que os passageiros não estejam expostos a riscos de lesões provocadas quer diretamente pelo teto em movimento, quer por objetos pessoais arrastados ou danificados pelo mesmo.
ATENÇÃO
Na presença de porta-bagagens ou barras transversais, não abrir o teto de abrir. Além disso, não abrir o teto na presença de neve ou gelo: corre-se o risco de danificá-lo.