Honda CR-V - Manual de Instruções > Freio

Sistema do Freio

Freio de Estacionamento

Use o freio de estacionamento para manter o veículo imóvel ao estacionar.

Para aplicar: Pressione o pedal do freio de estacionamento.

Sistema do Freio

Para liberar:

1. Pressione o pedal do freio.

2. Pressione o freio de estacionamento.

Sistema do Freio

ATENÇÃO

Libere completamente o freio de estacionamento antes de conduzir o veículo. Os freios e o eixo traseiro poderão ser danificados se o veículo for conduzido com o freio de estacionamento aplicado.

Se começar a dirigir sem liberar o freio de estacionamento, a mensagem LIBERAR FREIO DE ESTACIONAMENTO aparecerá no computador de bordo multifunções*.

Sempre aplique o freio de estacionamento ao estacionar.

Freio de Serviço

O veículo está equipado com freios a disco nas quatro rodas. A assistência hidráulica ajuda a reduzir o esforço necessário no pedal do freio. O sistema de assistência ao freio aumenta a força de frenagem ao pressionar o pedal do freio com força em uma situação de emergência.

O sistema de freio antibloqueio (ABS) ajuda a manter o controle do volante em frenagens severas.

Verifique os freios após conduzir em vias alagadas, ou se houver acúmulo de água na superfície da estrada. Se necessário, seque os freios pressionando levemente o pedal várias vezes.

Se ouvir um som contínuo de atrito metálico ao aplicar os freios, será necessário substituir as pastilhas. Leve o veículo a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção.

O uso frequente do pedal do freio em aclives e declives acumula calor, reduzindo assim a eficiência dos freios. Aplique o freio-motor, soltando o pedal do acelerador e mudando para uma marcha inferior.

Ao conduzir, não descanse o pé no pedal do freio, pois isso aplicará levemente os freios, causando perda de eficiência com o tempo e reduz a vida útil das pastilhas. Fazer isso também confundirá os motoristas que trafegam atrás do seu veículo.

ABS (Sistema de Freio Antibloqueio)

ABS

Ajuda a evitar o travamento das rodas e manter o controle do volante acionando rapidamente os freios, mais rápido do que você.

O sistema de distribuição eletrônica do freio (EBD), que integra o ABS, também equilibra a distribuição da frenagem das rodas dianteiras para as traseiras de acordo com a carga do veículo.

Nunca se deve bombear o pedal do freio. Deixe o ABS trabalhar por você, mantendo sempre uma pressão firme e estável no pedal do freio. Isso geralmente é conhecido como "pisar e manobrar".

Funcionamento do ABS

O pedal do freio pode pulsar levemente quando o ABS estiver funcionando. Mantenha o pedal do freio firmemente pressionado. Em pavimento seco, será necessário pressionar fortemente o pedal do freio antes que o ABS seja ativado. Contudo, será possível perceber imediatamente que o ABS foi ativado ao tentar parar em pisos escorregadios.

Quando a velocidade do veículo for inferior a 10 km/h, o ABS será cancelado.

ATENÇÃO

O ABS poderá não funcionar corretamente se forem usados pneus de tamanho e tipo incorretos.

Se o indicador ABS se acender durante a condução, poderá existir um problema no sistema.

Embora a frenagem normal não seja afetada, é possível que o ABS não funcione. Faça imediatamente a inspeção do veículo em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.

O ABS não reduz o tempo nem a distância necessária para parar o veículo. Ele simplesmente ajuda a controlar a direção durante uma frenagem severa.

Nos seguintes casos, o seu veículo precisará de uma distância de parada maior do que um veículo sem o sistema ABS:

  • Ao conduzir em estradas de superfícies irregulares.
  • Ao instalar correntes para pneus.

Imediatamente após a partida do motor ou quando estiver conduzindo o veículo, será possível ouvir um ruído proveniente do compartimento do motor enquanto as verificações do sistema estão sendo realizadas. Isso é normal.

Sistema de Assistência ao Freio

Modelos com VSA

Concebido para dar assistência ao motorista, gerando uma força de frenagem maior, ao pressionar fortemente o pedal do freio em uma frenagem de emergência.

Funcionamento do sistema de assistência ao freio

Pressione firmemente o pedal do freio para maior potência de frenagem.

Durante o funcionamento do sistema de assistência ao freio, o pedal poderá trepidar levemente e um ruído poderá ser ouvido. Isso é normal. Mantenha o pedal do freio firmemente pressionado.

Sinal de Parada de Emergência

É ativado quando você freia severamente enquanto conduz o veículo a 60 km/h ou mais, para alertar os motoristas atrás de você sobre a frenagem brusca, piscando rapidamente os sinalizadores de advertência (pisca-alerta). Isto pode ajudar a alertar os motoristas atrás de você para adotarem meios adequados para evitar uma possível colisão com seu veículo.

Quando o sistema é ativado

Sinal de Parada de Emergência

As luzes sinalizadoras de advertência param de piscar quando:

  • Você liberar o pedal de freio.
  • O ABS está desativado.
  • A velocidade de desaceleração do seu veículo torna-se moderada.
  • Você pressionar o botão dos sinalizadores de advertência (pisca-alerta).

A luz de parada de emergência não é um sistema que pode prevenir uma possível colisão traseira, causada por uma frenagem severa. Os sinalizadores de advertência (pisca-alerta) piscam ao acionar o freio severamente. Sempre é recomendável evitar frenagens bruscas, a menos que seja absolutamente necessário.

O sistema da luz de parada de emergência não é ativado quando o botão dos sinalizadores de advertência (pisca-alerta) estiverem ativados.

Se o ABS parar de funcionar por um certo período durante a frenagem, o sistema da luz de parada de emergência poderá não ser ativado totalmente.

    Consulte mais informacao:

     Honda CR-V - Manual de Instruções > Sistema VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo)

    O sistema VSA ajuda a estabilizar o veículo durante as conversões se o veículo virar mais ou menos do que o pretendido. Ajuda também na manutenção da tração em superfícies escorregadias.

     Honda CR-V - Manual de Instruções > Ao Estacionar o Veículo

    Não estacione o veículo próximo a objetos inflamáveis, como grama seca, óleo ou galhos de árvores. O calor do escapamento pode causar um incêndio.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Limpar exterior

    Recomendamos que lave regularmente o veículo com uma esponja, água morna e detergente para automóveis de pH neutro. Nunca utilize sabão ou detergentes domésticos fortes, como líquido de lavar a louça ou a roupa. Esses produtos poderão descolorar e manchar superfícies pintadas. Nunca lave o veículo quando estiver demasiado quente ao toque ou exposto a uma forte luz solar direta. Seque o veículo com uma camurça ou com um pano suave de tecido atoalhado para eliminar as manchas deixadas pela água. Remova imediatamente derrames de combustível, dejetos de pássaros, seiva de árvores, depósitos de insetos, pingos de alcatrão, sal da estrada e detritos industriais, de modo a evitar danos na superfície pintada. Remova quaisquer acessórios exteriores, como antenas, antes de utilizar uma lavagem automática. Ao abastecer com AdBlue, remova imediatamente eventuais resíduos sobre superfícies pintadas. Creme solar e repelente contra insetos poderão danificar superfícies pintadas. Se estas substâncias entrarem em contacto com o veículo, lave-as o mais rapidamente possível.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.