O sistema VSA ajuda a estabilizar o veículo durante as conversões se o veículo virar mais ou menos do que o pretendido. Ajuda também na manutenção da tração em superfícies escorregadias.
O sistema faz isso regulando a potência do motor e aplicando seletivamente os freios.
Funcionamento do Sistema VSA
Quando o sistema VSA for ativado, nota-se que o motor não responde ao acelerador. Também é possível notar alguns ruídos provenientes do sistema hidráulico.
O indicador também piscará.
O sistema VSA poderá não funcionar corretamente se forem usados pneus de tipo e tamanho diferentes. Certifique-se de usar o mesmo tamanho e tipo de pneu, nas pressões especificadas.
Se o indicador do sistema VSA se acender e permanecer aceso durante a condução pode haver uma falha no sistema. Embora isso possa não interferir na condução normal, leve seu veículo imediatamente a uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional para inspeção.
O sistema VSA não pode melhorar a estabilidade em todas as situações de condução e não controla todo o sistema de freio. Ainda será necessário conduzir o veículo e fazer as curvas na velocidade adequada às condições de tráfego e sempre deixar uma margem de segurança suficiente.
Sistema VSA Ligado e Desligado
Este botão está localizado no painel de controle do lado do motorista. Para ligar e desligar parcialmente as funções do sistema VSA, pressione e segure o botão até ouvir um bipe.
Todas as funções do controle de tração são interrompidas, permitindo que as rodas girem mais livremente em baixa velocidade. O indicador VSA OFF se acenderá.
Para ligá-lo novamente, pressione o botão (VSA OFF) até ouvir um bipe.
Com o botão pressionado, o veículo terá a capacidade normal de frenagem e conversão, porém o aprimoramento da tração e da estabilidade do sistema VSA se tornarão menos eficazes.
Em certas condições incomuns, quando o veículo fica atolado na lama rasa ou neve fresca, poderá ser mais fácil liberá-lo com o sistema VSA temporariamente desligado.
Quando o botão for pressionado, a função de controle de tração se tornará menos eficaz.
Isto permite que as rodas girem mais livremente a baixa velocidade. Tente liberar o veículo com o sistema VSA desligado somente se não conseguir liberá-lo com o sistema VSA ligado.
Imediatamente após liberar o veículo, certifique-se de ligar novamente o sistema VSA. Não é recomendável conduzir o veículo com o sistema VSA desligado.
Imediatamente após a partida do motor ou quando estiver conduzindo o veículo, será possível ouvir um ruído proveniente do compartimento do motor enquanto as verificações do sistema estão sendo realizadas. Isso é normal.
Sistema de Tração nas Quatro Rodas em Tempo Real
O seu veículo está equipado com um sistema de tração nas quatro rodas (4WD).
Quando o sistema detectar uma perda na tração das rodas dianteiras, ele transfere automaticamente parte da potência para as rodas traseiras. Isso permite que se utilize toda a tração disponível, podendo aumentar a mobilidade.
Continua sendo preciso praticar o mesmo cuidado ao acelerar, esterçar e frear como em um veículo com tração nas duas rodas.
Se as quatro rodas patinarem e o sistema de tração superaquecer, somente as rodas dianteiras receberão potência. Pare até que o sistema esfrie.
ATENÇÃO
Não deixe as rodas dianteiras do seu veículo patinarem continuamente. Se as rodas dianteiras patinarem continuamente, poderão ocorrer danos à transmissão e diferencial traseiro.
O sistema de tração nas quatro rodas pode não funcionar adequadamente se o tipo e as medidas dos pneus forem diferentes. Certifique-se de usar o mesmo tamanho e tipo de pneu, nas pressões especificadas.