COMUTADOR DE LUZES
O aro do comutador de luzes A fig. 28, localizado no lado esquerdo do painel de instrumentos, comanda o funcionamento de: luzes de presença, luzes diurnas, luzes de médios, luzes de nevoeiro e a regulação da intensidade luminosa do tablier e dos grafismos dos botões de comando.
A iluminação externa, à exceção das luzes de presença, só se verifica com o dispositivo de arranque na posição MAR. Ao acender as luzes externas, acendem-se o quadro de instrumentos e os vários comandos situados no tablier.
FUNÇÃO AUTO (Sensor crepuscular) (se presente)
É um sensor a LED infravermelhos, ligado ao sensor de chuva e situado no para-brisas, capaz de detetar as variações da intensidade luminosa exterior ao veículo, com base na sensibilidade da luz definida através do Menu do visor ou do sistema Uconnect.
Quanto maior for a sensibilidade, menor é a quantidade de luz externa necessária para comandar a ligação automática das luzes externas.
Ativação da função
Rodar o aro do comutador de luzes para a posição AUTO.
ATENÇÃO A função só é ativável com o dispositivo de arranque na posição MAR.
Para mais informações, consultar o parágrafo "Atraso da desativação dos faróis (Follow me Home)".
Desativação da função
Para desativar a função, rodar o aro do comutador de luzes para uma posição diferente de AUTO.
LUZES DE MÉDIOS
Com o dispositivo de arranque na posição MAR, rodar o aro do comutador de luzes para a posição : acendem-se as luzes de mínimos, as luzes de médios e o quadro de instrumentos; neste último acende-se a luz avisadora .
LUZES DIURNAS (D.R.L.) "Daytime Running Lights"
Com o dispositivo de arranque na posição MAR e o aro do comutador de luzes na posição acendem-se automaticamente as luzes diurnas (as restantes lâmpadas e a iluminação interna permanecem apagadas).
As luzes diurnas são momentaneamente desativadas quando se ativam os indicadores de direção. Desativando os indicadores de direção as luzes diurnas voltam a ficar ativas.
LUZES DE NEVOEIRO DIANTEIRAS (onde presentes)
O botão das luzes de nevoeiro dianteiras está integrado no comutador de luzes.
Com o dispositivo de arranque na posição MAR, premir o botão .
Com os faróis de nevoeiro acesos, no quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora .
Com o dispositivo de arranque na posição MAR e as luzes de nevoeiro acesas, acendem-se também as luzes de presença e as luzes de matrícula, enquanto se apagam as luzes diurnas.
Para apagar, premir novamente o botão ou rodar o aro do comutador para a posição .
Para versões/mercados, onde previsto, as luzes de nevoeiro apagam-se ligando as luzes de máximos ou deslocando o dispositivo de arranque para a posição STOP.
Se o dispositivo de arranque for deslocado para a posição STOP com as luzes de nevoeiro acesas, voltando a colocar a chave na posição MAR, estas permanecem ativas.
LUZ DE NEVOEIRO TRASEIRA (se presente)
O botão que comanda o acendimento e o apagamento da luz de nevoeiro traseira está integrado no comutador de luzes.
Com as luzes de mínimos e médios ou de nevoeiro acesas, para acender a luzes de nevoeiro traseiras, premir o botão .
Com a luz de nevoeiro traseira acesa, no quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora .
Para apagá-la, carregar novamente no botão; a luz de nevoeiro traseira apaga-se também automaticamente ao apagar os médios ou os faróis de nevoeiro.
LUZES DE ESTACIONAMENTO
Acendem-se, colocando o aro do comutador de luzes na posição .
No quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora .
AVISO! Esta posição do comutador de luzes não deve ser selecionada com o veículo em marcha e apenas com o veículo parado para sinalizar o estacionamento, quando em prescrito pelas normas em vigor no País de circulação (Código da Estrada).
Para apagar as luzes, rodar o aro do comutador de luzes para a posição .
ATRASO DE DESATIVAÇÃO DOS FARÓIS (Follow me home)
Ativação
Com visor multifunções e UconnectRadio: colocar o dispositivo de arranque na posição STOP. No espaço de 2 minutos puxar a alavanca esquerda para o modo intermitência de máximos: o atraso da desativação dos faróis é ativado durante 30 segundos. É possível ativar esta funcionalidade 7 vezes consecutivas, em seguida, até um máximo de 210 segundos.
Com visor multifunções reconfigurável e/ouUconnect7": é possível configurar o atraso da desativação dos faróis (0, 30, 60 até 90 segundos) através do Menu.
Se no Menu o atraso da desativação dos faróis for definido para 0 segundos, é possível, atuando na alavanca das luzes de máximos no espaço de 2 minutos após desligar o motor, ativar o acendimento das luzes por um tempo predefinido de 30 segundos. É possível ativar o acendimento das luzes por 7 vezes até um máximo de 210 segundos.
Se o valor definido no Menu for diferente de 0, é possível ativar o acendimento das luzes durante o tempo pré-selecionado deslocando o aro da posição (com o motor ligado), para a posição (com o motor desligado).
Nas versões equipadas com sensor crepuscular é possível ativar o funcionamento no modo automático: com o motor ligado, rodar o aro para a posição AUTO. Se o sensor detetar uma quantidade reduzida de luz, ativa os faróis de médios. Colocando o dispositivo de arranque na posição STOP com as luzes de médios acesas, ativa-se automaticamente o atraso da desativação dos faróis durante o tempo selecionado no Menu.
Desativação
Se a ativação for realizada através da alavanca esquerda, a função pode ser desativada mantendo a alavanca esquerda no modo "intermitência de máximos" por mais de 2 segundos ou aguardando o tempo de ativação exibido no display.
Se a ativação for realizada através do aro da luzes situado na alavanca esquerda não será possível desativar a funcionalidade. A desativação dos faróis ocorrerá após o período definido.
Colocando o dispositivo de arranque na posição MAR a função é desativada.
LUZES DE MÁXIMOS
Para ligar as luzes de máximos fixos, com o dispositivo de arranque na posição MAR, empurrar a alavanca esquerda A fig. 29 para o tablier. O comutador de luzes deve ser rodado para a posição AUTO com as luzes de médios acesas ou para a posição .
Com as luzes de máximos acesas, no quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora .
Sinais de luzes
Puxar na direção do condutor a alavanca A fig. 29, posição instável: ao soltar, a alavanca regressa automaticamente à posição estável central.
Com as luzes de máximos acesas, no quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora .
Luzes de máximos automáticas (onde presentes)
Para não encandear os outros utilizadores da estrada, os máximos desativam-se automaticamente se se cruzar com outro veículo que circule no sentido contrário ou caso fique atrás de um veículo que circule no mesmo sentido de marcha.
A função pode ser definida através do Menu do display (consultar o parágrafo "Display" no capítulo "Conhecimento do quadro de instrumentos"): para a ativação, é necessário rodar o aro do comutador de luzes para AUTO.
A função ativa-se empurrando a alavanca para o painel de instrumentos (posição estável): no quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora . Com os máximos acesos, no quadro de instrumentos acende-se também a luz avisadora . Se o veículo for desligado com a definição descrita anteriormente, no seu novo arranque, a função dos máximos automáticos deverá necessariamente ser definida de novo: voltar a colocar a alavanca na posição central e empurrá-la novamente para o painel de instrumentos.
Com velocidade superior a 40 km/h e função ativa, voltando a colocar a alavanca em posição central estável, a função desativa-se e os máximos apagam-se.
Com velocidade inferior a 15 km/h e a função ativa, o sistema desliga automaticamente os máximos.
Se a alavanca for colocada na posição central estável e empurrada novamente para o painel de instrumentos em posição estável, isto será interpretado como necessidade de máximos fixos: no quadro de instrumentos acende-se a luz avisadora e acendem-se os máximos fixos até que a velocidade do veículo ultrapasse os 40 km/h.
Superado este limite, a função ativa-se automaticamente e no quadro de instrumentos acende-se novamente a luz avisadora .
Para desativar a função, rodar o aro do comutador de luzes para a posição .
INDICADORES DE DIREÇÃO
Colocar a alavanca esquerda A fig. 29 na posição (estável):
para cima: ativação do indicador de
direção direito;
para baixo: ativação do indicador de
direção esquerdo.
No painel de instrumentos acende-se com intermitência respetivamente a luz avisadora ou .
Os indicadores de direção desativam-se automaticamente ao repor o veículo na posição de marcha retilínea ou em caso de acionamento das luzes diurnas (DRL).
Função "Lane Change" (mudança de faixa)
Sempre que se pretenda assinalar, durante a marcha, uma mudança de faixa, colocar a alavanca esquerda na posição instável por menos de meio segundo.
O indicador de direção do lado selecionado ativar-se-á durante 5 intermitências para depois se desligar automaticamente.
LUZES DE CORTESIA
Com o dispositivo de arranque na posição MAR, esta função permite ativar durante 25 segundos as luzes de presença e as luzes de matrícula a cada desbloqueio do veículo a partir do telecomando ou através da função Keyless Entry.
A ativação das luzes de cortesia é regulável através do menu do visor ou do sistema Uconnect.
A função desativa-se automaticamente no fim do tempo de ativação (25 segundos), ao bloquear novamente as portas do veículo ou ao colocar o dispositivo de arranque numa posição diferente de MAR.
REGULAÇÃO DA FOCAGEM DOS FARÓIS
Corretor de focagem dos faróis
O corretor de focagem de faróis funciona apenas com o dispositivo de arranque na posição MAR e com as luzes de médios acesos.
Para efetuar a regulação, rodar o aro A fig. 30.
ATENÇÃO Controlar a posição de alinhamento dos faróis sempre que muda o peso da carga transportada.
REGULAÇÃO DA INTENSIDADE LUMINOSA DO QUADRO DE INSTRUMENTOS E DOS GRAFISMOS DOS BOTÕES DE COMANDO
Com as luzes de presença ou os faróis acesos, rodar o aro B fig. 30 para cima para aumentar a intensidade da iluminação do quadro de instrumentos e dos grafismos dos botões de comando ou para baixo para diminuí-la.
AVISO
As luzes diurnas são uma alternativa aos médios nos locais onde é obrigatória a sua utilização durante a condução diurna; nos locais onde esta não é obrigatória, a utilização das luzes diurnas é permitida.
As luzes diurnas não substituem as luzes de médios durante a circulação em túneis ou noturna. O uso das luzes diurnas é regulamentado pelo código da estrada do país em que se está a circular: observar as prescrições.