AVISO O sistema de antibloqueio dos travões (ABS) ou o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) não impedem os acidentes provocados por manobras incorretas ou perigosas. Embora o controlo do veículo seja melhorado durante as travagens de emergência, mantenha sempre uma distâ ncia segura entre si e os objetos da frente. A velocidade do veículo deve ser sempre reduzida durante condições de rodagem extremas. A distância de travagem dos carros equipados com ABS ou ESC pode ser maior do que a dos veículos que não dispõem destes sistemas nas condi ções de rodagem a seguir indicadas.
Os sistemas de segurança ABS (ou ESC) de um veículo não devem ser testados com uma condução ou viragens a alta velocidade. Pode pôr em perigo a sua segurança e a dos outros. |
O ABS é um sistema eletrónico que ajuda a evitar que o veículo derrape na sequência de uma travagem. O ABS ajuda o condutor a dirigir o veículo e travar ao mesmo tempo.
Utilização do ABS
Para aproveitar ao máximo as vantagens do ABS numa situação de emergência, não tente modular a pressão dos travões nem bombear os travões. Carregue o mais a fundo possível no pedal do travão.
Quando se trava numa situação passível de provocar o bloqueio das rodas, ouve-se um som produzido pelos travões, ou sente-se uma sensação correspondente no pedal do travão. Isto é normal e significa que o ABS está ativo.
O ABS não reduz o tempo nem a distância necessários para imobilizar o veículo.
Mantenha sempre uma distância segura entre si e o veículo da frente.
O ABS não evita derrapagens causadas por mudanças bruscas de direção, como acontece quando se entra numa curva a alta velocidade ou quando se muda abruptamente de faixa. Conduza sempre a uma velocidade segura adequada às condições climatéricas e de rodagem.
O ABS não consegue evitar uma perda de estabilidade. Realize movimentos moderados da dire ção quando travar a fundo. Um movimento muito amplo ou abrupto do volante pode fazer com que o seu veículo saia da estrada ou avance em direção ao trânsito contrário.
Em estradas com piso solto ou irregular, a actuação do sistema ABS pode resultar numa distância de paragem mais longa do que em veículos equipados com um sistema de travagem convencional.
A luz avisadora do ABS () permanece iluminada durante vários segundos depois de se colocar o botão start/stop na posição ON.
Durante este tempo, o ABS executa um autodiagnó stico e se tudo estiver normal a luz apaga-se. Se a luz permanecer acesa, é possível que haja um problema com o ABS.
Recomendamos que contacte um concessionário HYUNDAI assim que possível.
AVISO Se a luz avisadora do ABS () se mantiver acesa, é possível que haja um problema com o ABS. Os travões assistidos continuam a funcionar normalmente. Para reduzir o risco de ferimentos graves ou morte, recomendamos que contacte um concessionário HYUNDAI assim que possível. |
NOTA
Se conduzir numa estrada com pouca tração, como por exemplo uma estrada coberta de gelo, e acionar continuamente os travões, o ABS fica ativo em permanência e a luz avisadora do ABS () may illuminate. pode iluminar-se. Dirija o seu veículo até um local seguro e desligue o motor.
Volte a ligar o motor. Se a luz de aviso do sistema ABS se apagar, é porque o sistema está a funcionar normalmente.
Caso contrário, pode haver um problema com o sistema ABS.
Recomendamos que contacte um concessionário HYUNDAI assim que possível.
Informações
Se tiver que realizar uma ligação direta devido à descarga da bateria, a luz avisadora ABS () pode acender-se ao mesmo tempo. Isto acontece devido à tensão fraca da bateria. Não significa que o ABS tenha alguma avaria. Ponha a bateria à carga antes de voltar a conduzir o veículo.