AVISO Mudar um pneu pode ser uma atividade perigosa. Siga as instruções apresentadas nesta secção quando mudar um pneu para reduzir o risco de ferimentos graves ou fatais. |
CUIDADO Quando usar o rabo do macaco tenha cuidado para não tocar na extremidade plana. A extremidade plana tem arestas afiadas que podem causar cortes. |
Macaco e ferramentas
O macaco, o rabo correspondente e a chave de rodas estão guardados na bagageira, por baixo da cobertura do fundo da bagageira.
O macaco destina-se apenas a trocar pneus em situações de emergência.
Rode o parafuso de orelhas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para retirar o pneu sobresselente.
Arrume o pneu sobresselente no mesmo compartimento, rodando o parafuso de orelhas no sentido dos ponteiros do relógio.
Para impedir que o pneu sobresselente e as ferramentas produzam ruí dos de trepidação, arrume-os no seu devido lugar.
Se tiver dificuldade em soltar à mão o parafuso de orelhas de fixação do pneu, pode soltá-lo facilmente com o rabo do macaco.
1. Insira o rabo do macaco (1) dentro do parafuso de orelhas de fixaçã o do pneu.
2. Rode o parafuso de orelhas de fixação do pneu no sentido contrá rio ao dos ponteiros do relógio usando o rabo do macaco.
Trocar pneus
AVISO Um veículo pode deslizar ou rodar para fora do macaco causando ferimentos graves ou a morte ao condutor e aos que se encontrem na sua proximidade. Tenha as seguintes precauções de segurança:
|
Para mudar um pneu do seu veículo, proceda da seguinte forma:
1. Estacione numa superfície plana e lisa.
2. Coloque o seletor das mudanças na posição P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática), ou a alavanca das mudanças em ponto morto (veículos com caixa de velocidades manual), acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/OFF.
3. Pressione o botão das luzes de emergência.
4. Retire a chave de rodas, o macaco, o rabo do macaco e o pneu sobresselente do veículo.
5. Bloqueie a parte da frente e detrás do pneu diagonalmente oposto ao pneu que vai ser mudado.
6. Desaperte as porcas de rodas, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, uma volta cada, pela ordem acima indicada, mas sem as retirar, até o pneu ficar suspenso do chão.
7. Posicione o macaco no ponto de apoio indicado para o efeito mais próximo do pneu que vai substituir. Os pontos de apoio do macaco sã o formados por placas soldadas ao quadro com duas ranhuras e duas reentrâncias.
Nunca use o macaco noutra posição ou parte do veículo.
Poderia danificar a moldura de vedação lateral.
8. Introduza o manípulo no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, elevando o veículo até o pneu deixar de tocar no chão.
Certifique-se da estabilidade do veículo sobre o macaco.
9. Desaperte as porcas de rodas com a chave e retire-as com os dedos. Retire a roda dos pernos e deite-a de lado no chão, num local onde não atrapalhe. Retire a sujidade e os resíduos dos pernos, superf ícies de montagem e da roda.
10. Instale o pneu sobresselente nos pernos do cubo da roda.
11. Aperte as porcas sobre os pernos com os dedos, colocando a extremidade mais pequena das porcas mais perto da roda.
12. Baixe o veículo até ao chão rodando o manípulo do macaco no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
13. Use a chave de porcas para apertar as porcas pela ordem indicada. Verifique duas vezes cada porca até ficarem todas bem apertadas. Depois de substituir um pneu, recomendamos que se dirija a um concessionário HYUNDAI assim que possível para que as porcas sejam apertadas com o binário adequado. As porcas de rodas devem ser apertadas com um binário de 9~11 kg/m (65~79 lbs/pé).
Se tiver um manómetro, verifique a pressão dos pneus (consulte "Pneus e jantes" no capítulo 8 para mais instruções sobre a pressão dos pneus). Se a pressão for inferior ou superior ao valor recomendado, conduza devagar até à estação de serviço mais próxima e encha o pneu até obter a pressão recomendada. Depois de verificar ou regular a pressão, coloque sempre a tampa da válvula. Se não colocar a tampa da válvula, o pneu liberta o ar no seu interior. Se perder uma tampa de válvula, compre outra e instale-a o mais depressa possível. Depois de mudar o pneu, arrume devidamente o pneu furado, o macaco e restantes ferramentas nos locais próprios para o efeito.
NOTA
Verifique a pressão dos pneus o mais depressa possível depois de instalar um pneu sobresselente.
Ajuste a pressão até obter o valor recomendado.
CUIDADO O seu veículo está equipado com pernos e porcas de rosca métrica. Durante a substituição do pneu, certifique-se de que volta a instalar as mesmas porcas que foram removidas. Se tiver que substituir as porcas das rodas, certifique-se de que são de rosca métrica para evitar danificar os pernos e garantir que a roda fica bem presa ao cubo da roda. Recomendamos que solicite a assistência de um concessionário HYUNDAI. |
Se algum elemento do equipamento, como o macaco, as porcas, os pernos ou outros, estiver danificado ou em mau estado, não tente mudar o pneu e chame a assistência.
Uso de pneus sobresselentes compactos (se equipado)
Os pneus sobresselentes compactos destinam-se apenas a uso de emergência. Se usar um pneu sobresselente compacto, conduza com cuidado e siga sempre as precauções de segurança.
AVISO Para evitar uma falha do pneu sobresselente, que o faça perder o controlo do veículo e sofrer um eventual acidente:
|
Quando conduzir com o pneu sobresselente compacto instalado no ve ículo:
Inspeccione regularmente o pneu sobresselente compacto e substitua um pneu sobresselente compacto gasto por outro com os mesmos tamanho e desenho, a colocar na mesma jante.
NOTA
Quando o pneu e jante originais estão reparados e novamente instalados no veículo, o binário das porcas deve ser ajustado corretamente. O binário correto de aperto das porcas de rodas é de 9-11kg/m (65-79 lbs/pé).
CUIDADO Para evitar danificar o pneu sobresselente compacto e o seu veículo:
|
Etiqueta no macado
O aspeto real da etiqueta do veículo pode diferir da imagem apresentada.
Para mais especificações, consultar a etiqueta colada no macaco.