O veículo é dotado de pré-tensores para os cintos de segurança dos ligares dianteiros e traseiros laterais que, em caso de colisão frontal violenta, recolhem alguns centímetros da fita dos cintos de segurança, garantindo assim a perfeita aderência dos cintos ao corpo dos ocupantes, antes de iniciar a ação de retenção.
A ativação efetiva dos pré-tensores é reconhecida pelo recuo da fita em direção ao enrolador.
Além disso, os lugares traseiros do veículo possuem um segundo dispositivo de pré-tensão (instalado na zona do friso) e a sua ativação é reconhecível pelo encurtamento do cabo metálico.
Durante a intervenção do pré-tensor pode-se verificar uma ligeira emissão de fumo; este fumo não é nocivo e não indica um princípio de incêndio.
O pré-tensor não necessita de qualquer manutenção ou lubrificação: qualquer intervenção de modificação das suas condições originais invalida a sua eficiência.
Se, devido a eventos naturais excecionais (por ex.: inundações, marés cheias, etc.), o dispositivo tiver sido atingido por água e/ou lama, é necessário dirigir-se à Rede de Assistência Fiat para proceder à sua substituição.
AVISO! Para ter a máxima proteção da ação do pré-tensor, utilizar o cinto de segurança mantendo-o bem aderente ao tronco e à bacia.
LIMITADORES DE CARGA
Para aumentar a proteção em caso de acidente, os enroladores dos cintos de segurança dianteiros e traseiros laterais estão equipados, no seu interior, com um dispositivo que permite dosear adequadamente a força que atua no tórax e nos ombros durante a ação de retenção dos cintos em caso de colisão frontal.
AVISOS PARA A UTILIZAÇÃO DOS CINTOS DE SEGURANÇA
A utilização dos cintos de segurança é necessário também para as mulheres grávidas: para elas e para o feto, o risco de lesões em caso de colisão é menor se tiverem os cintos de segurança colocados.
As grávidas devem posicionar a parte inferior do cinto muito em baixo, de modo que passe sobre a bacia e sob a barriga fig. 69. À medida que a gravidez prossegue, a condutora deve regular o banco e o volante de modo a ter o pleno controlo do veículo (os pedais e o volante devem ser de fácil acessibilidade). Todavia, é necessário manter a máxima distância possível entre o ventre e o volante.
A fita do cinto de segurança não deve estar torcida. A parte superior deve passar no ombro e atravessar diagonalmente o tórax. A parte inferior deve aderir à bacia fig. 70 e não ao abdómen do ocupante. Não utilizar dispositivos (molas, fechos, etc.) que impeçam o contacto dos cintos de segurança com o corpo dos ocupantes.
Cada cinto de segurança deve ser utilizado por uma única pessoa: não transportar crianças ao colo dos passageiros utilizando os cintos de segurança para a proteção de ambos fig. 71. De modo geral, não apertar nenhum objeto à pessoa.
MANUTENÇÃO DOS CINTOS DE SEGURANÇA
Para a correta manutenção dos cintos de segurança, observar atentamente os seguintes avisos:
Substituir também o cinto de segurança em caso de ativação dos pré-tensores;
AVISO
O pré-tensor só pode ser utilizado uma vez. Após a sua ativação, dirija-se à Rede de Assistência Fiat para o mandar substituir.
É expressamente proibido desmontar ou alterar os componentes do pré-tensor e do cinto de segurança. Qualquer tipo de intervenção deve ser executada por pessoal qualificado e autorizado. Dirija-se sempre à Rede de Assistência Fiat.
Para ter a máxima proteção, manter o encosto na posição ereta, apoiar bem as costas e manter o cinto de segurança bem aderente ao tronco e à bacia. Apertar sempre os cintos de segurança, seja dos lugares dianteiros seja dos traseiros! Viajar sem o cinto de segurança apertado aumenta o risco de lesões graves ou de morte em caso de colisão.
Se o cinto foi submetido a uma forte solicitação, por exemplo, após um acidente, é necessário proceder à sua completa substituição juntamente com as ancoragens, os parafusos de fixação das ancoragens e com o pré-tensor. De facto, mesmo que não apresente defeitos visíveis, o cinto pode ter perdido as suas propriedades de resistência.
ATENÇÃO
Intervenções que implicam impactos, vibrações ou aquecimentos localizados (superiores a 100ºC por uma duração máxima de 6 horas) na zona do pré-tensor podem provocar danos ou activações indesejadas. Dirigir-se à Rede de Assistência Fiat sempre que se tiver de intervir nesses componentes.