Utilização do cinto de segurança durante a gravidez
O cinto de segurança deve ser sempre usado durante a gravidez. A melhor forma de proteger o bebé que vai nascer é a futura mãe proteger-se a si própria usando sempre o cinto de segurança.
As grávidas devem usar sempre um cinto de segurança do tipo colo/ombro. Coloque a correia de ombro a cruzar o tórax, entre os seios e afastada do pescoço. Coloque a correia de colo por baixo do ventre de forma a ficar ACONCHEGADA sobre as ancas e o osso pélvico, por baixo da parte redonda do ventre.
AVISO Para reduzir o risco de ferimentos graves ou morte do bebé durante um acidente, as grávidas NUNCA devem colocar a porção do colo do cinto por cima da área do abdómen onde se encontra o bebé. |
Utilização de cintos de segurança com crianças
Bebés e crianças pequenas
Na maioria dos países estão em vigor leis referentes a sistemas de retençã o para crianças que exigem a utilização de dispositivos de retenção aprovados, incluindo bancos elevatórios. Os regulamentos que determinam os limites de altura/peso a partir dos quais as crianças podem usar os cintos de segurança em vez dos sistemas de cadeirinha diferem de país para país, por isso deve informar-se não só sobre a legislação do seu país como também sobre as normas em vigor nos países para onde possa viajar. Os sistemas de retenção para crianças devem ser corretamente posicionados e instalados nos bancos traseiros. Para mais informações, consulte a secção "Sistemas de retenção para crianças" neste capítulo.
AVISO Proteja SEMPRE os bebés e crianças pequenas usando sistemas de retençã o adequados à altura e peso da criança. Para reduzir o risco de ferimentos graves ou morte da criança e dos outros passageiros, as crianças NUNCA devem ser levadas ao colo ou nos braços com o veículo em movimento. A violência das forças produzidas por um acidente pode arrancar a criança dos seus braços e projetá-la contra o interior do veículo. |
As crianças pequenas ficam mais protegidas contra lesões num acidente se viajarem devidamente retidas no banco traseiro, numa cadeira de criança que cumpra os requisitos das Normas de Segurança em vigor no seu país. Antes de comprar um sistema de retenção para criança, certifique-se de que apresenta uma etiqueta certificando a conformidade com os padrões de segurança do seu país. O sistema de retenção deve ser adequado à altura e peso da criança. Para saber estas informações, consulte a etiqueta do sistema de retenção. Consulte a secção "Sistemas de retenção para crianças" neste capítulo.
Crianças de mais idade
As crianças com menos de 13 anos de idade que são demasiado crescidas para usar um banco elevatório, devem viajar no banco traseiro e usar o respetivo cinto de segurança de colo/ombro. O cinto de segurança deve cruzar a parte superior das ancas, o ombro e o tórax de maneira a ficar bem aconchegado para que a criança fique protegida com segurança.
Verifique periodicamente o ajuste do cinto de segurança. Uma criança a remexer-se com uma birra pode alterar a posição correta do cinto.
Para maximizar a proteção das crianças em caso de acidente, estas deverão viajar no banco traseiro usando um sistema de retenção adequado e/ou cinto de segurança.
Se uma criança mais crescida com mais de 13 anos de idade tiver que viajar no banco da frente, terá que usar o cinto de colo/ombro normal e o banco deverá ser completamente deslocado para trás.
Se a correia do ombro do cinto de segurança tocar no pescoço ou no rosto da criança, tente sentar a criança mais perto do centro do veículo. Se a correia do ombro do cinto de segurança continuar a tocar no rosto ou no pescoço, a criança deverá voltar a usar um banco elevatório adequado instalado no banco traseiro.
AVISO
|
Utilização dos cintos de segurança com feridos
Se transportar um ferido no seu veículo, este deverá usar cinto de seguran ça. Consulte um médico para obter recomendações específicas.
Uma pessoa por cinco
Duas pessoas juntas (sendo uma delas uma criança) nunca devem tentar colocar um só cinto de segurança. Isso pode aumentar a gravidade de eventuais lesões sofridas num acidente.
Não se deite
Viajar com o encosto do banco inclinado quando o veículo está em andamento pode ser perigoso.
Mesmo com cinto de segurança colocado, o grau de proteção do sistema de retenção (cintos de segurança e/ou airbags) é fortemente reduzido se o encosto do banco estiver inclinado.
Os cintos de segurança devem estar aconchegados junto às ancas e ao tronco para funcionarem corretamente. Em caso de acidente, poderia ser projetado contra o cinto de segurança e lesionar o pescoço ou sofrer outros ferimentos.
Quanto maior a inclinação do encosto do banco, tanto maior é a possibilidade das ancas do passageiro deslizarem por baixo da correia de colo ou do pescoço atingir a correia de ombro.
AVISO
|
Cuidados a ter com os cintos de segurança
Os sistemas dos cintos de segurança nunca devem ser desmontados ou alterados. Além disso, é preciso ter cuidado para garantir que os cintos de segurança e os respectivos mecanismos não sejam danificados dobradiças, portas ou outros abusos.
Inspecção periódica
Inspeccione periodicamente todos os cintos de segurança para tentar detectar sinais de desgaste ou danos de qualquer espécie. As peças danificadas do sistema devem ser substituídas logo que possível.
Mantenha os cintos limpos e secos
Os cintos de segurança devem ser mantidos limpos e secos. Se os cintos ficarem sujos, podem ser limpos com um sabão pouco agressivo e água quente. Não utilize lixívia, corantes ou detergentes ou abrasivos fortes, pois estes podem danificar e enfraquecer o tecido.
Quando substituir os cintos de segurança
Se o veículo tiver sofrido um acidente, deve-se substituir o conjunto ou conjuntos de cintos de segurança activados, mesmo que não haja danos visíveis. Recomendamos que o sistema seja inspecionado num concessionário autorizado HYUNDAI