(se presente)
ALAVANCA DA CAIXA DE VELOCIDADES
A alavanca fig. 93 pode assumir as seguintes posições:
P = Estacionamento
R = Marcha-atrás
N = Ponto-morto
D = Drive (marcha para a frente
automática)
"AutoStick": + passagem para a
mudança superior no modo de
condução sequencial; - passagem para
a mudança inferior no modo de
condução sequencial.
A mudança engatada é apresentada no visor.
Para selecionar o modo "sequencial", deslocar a alavanca de D (Drive) para a esquerda. São alcançáveis as posições + (relação de velocidade superior) ou - (relação de velocidade inferior). Estas são posições instáveis: de facto, a alavanca regressa sempre à posição central.
A alavanca está equipada com o botão A fig. 93, que é necessário premir para deslocar a alavanca para as posições P ou R.
A passagem da alavanca de seleção de P para uma posição qualquer, com a chave de ignição na posição MAR, deve ocorrer carregando no pedal do travão e premindo o botão A fig. 93.
Para passar de R a P é preciso premir o botão A fig. 93 quando o motor está ao ralenti.
Para passar da posição N para D ou R é necessário carregar no pedal do travão. Convém não acelerar e certificar-se de que o motor se está a estabilizar no regime mínimo.
A passagem da posição D para N é livre, enquanto para a passagem de D para R ou P, é necessário premir o botão A fig. 93.
MODO DE CONDUÇÃO AUTOMÁTICA
Para seleccionar o modo de condução automático, é necessário colocar a alavanca das mudanças em D (Drive): a relação ideal é escolhida pela centralina de controlo electrónico da caixa em função da velocidade do veículo, da carga do motor (posição do pedal do acelerador) e da inclinação da estrada.
É possível seleccionar a posição D pelo funcionamento sequencial em qualquer condição de velocidade.
Função "Kick-down"
Para uma retoma rápida do veículo, carregando a fundo no pedal do acelerador, o sistema de gestão da caixa procederá ao engate de uma mudança inferior (função "Kick-down").
ATENÇÃO Em caso de condução em estradas com fraca aderência (neve, gelo, etc.), evitar a activação da modalidade de funcionamento "Kick-down".
Sugestão de mudança
Com a caixa na modalidade automática (posição da alavanca selectora em D), se for pedida uma mudança de velocidade, através dos manípulos no volante (onde presentes), o sistema passará para a "Modalidade sequencial" ("Autostick"), com visualização no display da mudança engatada, durante um período de cerca de 5 segundos.
Decorrido este período sem que se accionem os manípulos no volante, o sistema voltará a funcionar na modalidade automática (D) (com consequente visualização no display).
AUTOSTICK - Modalidade sequencial
Em caso de frequentes mudanças de velocidade (por ex. quando se conduz o veículo em condições de carga pesada, em estradas em inclinação, com forte vento contrário ou durante o reboque de atrelados pesados), é aconselhável utilizar o modo Autostick (mudança sequencial) para seleccionar e manter uma relação fixa mais baixa.
Nestas condições, a utilização de uma mudança mais baixa melhora o desempenho do veículo e prolonga a duração da caixa de velocidades, limitando as mudanças de velocidade e evitando fenómenos de sobreaquecimento.
É possível passar da posição D (Drive) para o modo sequencial, qualquer que seja a velocidade do veículo.
Activação
Com a alavanca das mudanças na posição D (Drive), para activar o modo de condução sequencial, desloque a alavanca para a esquerda (indicação - e + na moldura). No display será visualizada a mudança engatada.
Deslocando a alavanca das mudanças para a frente para o símbolo - ou para trás para o símbolo + efectua-se a mudança das velocidades.
Desactivação
Para desactivar o modo de condução sequencial, volte a colocar a alavanca das mudanças na posição D (Drive), modo automático.
COMANDOS NO VOLANTE (onde presentes)
Em algumas versões, é possível mudar de velocidade com as alavancas no volante fig. 94.
Para utilizar os comandos no volante, a alavanca da caixa de velocidades deve estar na posição "Modo sequencial" ou em D:
O engate de uma mudança inferior (ou superior) só é permitido se as rotações do motor o permitirem.
ARRANQUE DO MOTOR
O arranque do motor é permitido apenas com a alavanca das mudanças na posição P ou N, como tal, no arranque do motor, o sistema encontra-se na posição N ou P (esta última corresponde à posição de ponto morto, mas o veículo encontra-se com as rodas bloqueadas mecanicamente).
MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO
Para movimentar o veículo, a partir da posição P, carregar no pedal do travão e, actuando no botão da alavanca das mudanças, deslocar a alavanca para a posição desejada (D, R ou para a "Modalidade sequencial"). O ecrã visualizará a mudança engatada.
Soltando o pedal do travão, o veículo começará a deslocar-se para a frente ou para trás, assim que se inicia a manobra (efeito "creeping"). Neste caso, não é necessário carregar no acelerador.
ATENÇÃO A condição de incongruência entre a mudança realmente engatada (visualizada no ecrã) e a posição da alavanca das mudanças é assinalada pela intermitência, no painel da caixa de velocidades, da letra correspondente à posição da própria alavanca (é também emitido um sinal sonoro).
Esta condição não deve ser entendida como anomalia de funcionamento, mas simplesmente como pedido, por parte do sistema, de repetição da manobra.
INIBIÇÃO DO ENGATE DE MUDANÇAS
Este sistema impede a deslocação da alavanca das mudanças da posição P (Estacionamento) ou N (ponto morto), se primeiro não foi carregado o pedal do travão.
Com o dispositivo de arranque em "MAR" (motor aceso ou desligado):
No caso de avaria ou com a bateria do veículo descarregada, a alavanca permanece bloqueada na posição P.
Para desbloquear manualmente a alavanca, consulte o parágrafo "Caixa automática de embraiagem dupla - desbloqueio da alavanca" no capítulo "Em emergência".
BLOQUEIO DE IGNIÇÃO E POSIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Versões equipadas com sistema
Keyless Go: esta função requer o posicionamento da alavanca das mudanças em P (Estacionamento); de seguida, colocar o dispositivo de arranque na posição STOP.
Versões equipadas com chave mecânica: esta função requer o posicionamento da alavanca das mudanças em P (Estacionamento) antes de extrair a chave do dispositivo de arranque.
Se a bateria do veículo estiver descarregada, a chave de ignição, se inserida, permanece bloqueada na respectiva sede. Para extrair mecanicamente a chave, consulte o parágrafo "Caixa automática de embraiagem dupla - extracção da chave" no capítulo "Em emergência".
FUNÇÃO "RECOVERY"
A seguir a uma avaria na alavanca das mudanças, no display do quadro de instrumentos pode visualizar-se uma mensagem específica que sugere ao condutor que prossiga a marcha sem deslocar a alavanca para a posição P.
Neste caso, a caixa manterá a marcha à frente (com prestações reduzidas) mesmo posicionando a alavanca em R ou N.
Uma vez posicionada a alavanca em P, ou depois de ter desligado o veículo, já não será possível seleccionar nem a R nem qualquer marcha à frente. Neste caso, dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.
AVISO
Nunca utilizar a posição P (Estacionamento) em substituição do travão de estacionamento elétrico. Quando se estacionar o veículo, engatar sempre o travão de estacionamento elétrico para evitar movimentos acidentais do veículo.
Se a posição P (Estacionamento) não estiver engatada, o veículo pode deslocar-se e provocar lesões nas pessoas. Antes de abandonar o veículo, certificar-se de que a alavanca das mudanças está na posição P e que o travão de estacionamento elétrico está engatado.
Não posicionar a alavanca das mudanças em N (Ponto morto), nem parar o motor para percorrer uma estrada em descida. Este tipo de condução é perigoso e reduz a possibilidade de intervenção em caso de repentinas variações do fluxo do tráfego ou da superfície da estrada.
Corre-se o risco de perder o controlo do veículo e provocar acidentes.
Nunca deixar crianças sozinhas no veículo sem vigilância. Ao afastar-se do veículo, extrair sempre a chave de ignição e levá-la consigo.
ATENÇÃO
Antes de deslocar a alavanca das mudanças da posição P (Estacionamento), colocar o dispositivo de arranque na posição MAR e carregar no pedal do travão. Caso contrário, a alavanca das mudanças poderia ficar danificada.
Caso o veículo se encontre em piso inclinado, puxar sempre o travão de mão, ANTES de posicionar a alavanca das mudanças no P.
Inserir a marcha-atrás só com o veículo parado, o motor ao ralenti e o pedal do acelerador totalmente solto.
A seguir a uma utilização incorreta das alavancas (alavancas empurradas para o tablier ), pode ocorrer a rutura das próprias alavancas.