Programa de estabilidade eletrónica (ESC: Programa de estabilidade eletrónica) integra os sistemas seguintes:
Definições
Antibloqueio das rodas (ABS) e o repartidor eletrónico de travagem (EBFD), Este sistema aumenta a estabilidade e a capacidade de manobra do seu veículo aquando da travagem e contribui para um melhor controlo nas curvas, em particular em pisos degradados ou escorregadios.
O ABS impede o bloqueio das rodas em caso de travagem de emergência.
O sistema repartidor eletrónico de travagem (EBFD) assegura uma gestão integral da pressão de travagem roda por roda.
Assistência à travagem de emergência (EBA) Este sistema permite, em caso de emergência, atingir mais rapidamente a pressão otimizada de travagem e reduzir, por conseguinte, a distância de paragem.
Ativa-se em função da rapidez de acionamento do pedal do travão. Isso resulta na redução na resistência do pedal e no aumento da eficácia de travagem.
Antipatinagem das rodas (ASR) O sistema ASR otimiza a tração (Controlo da tração), para limitar a patinagem das rodas, agindo sobre os travões das rodas motrizes e sobre o motor. Permite também melhorar a estabilidade direcional do veículo na aceleração.
Controlo dinâmico de estabilidade (DSC) Em caso de afastamento da trajetória seguida pelo veículo e a que é desejada pelo condutor, o sistema DSC vigia roda por roda e atua automaticamente no travão de uma ou várias rodas e no motor para trazer o veículo para a trajetória desejada, no limite das leis da física.
Sistema de travagem antibloqueio (ABS) e sistema repartidor eletrónico de travagem (EBFD)
O acendimento desta luz de aviso fixa indica uma anomalia do sistema ABS.
Se esta luz de aviso acender, juntamente com as luzes de aviso STOP e ABS, um sinal sonoro e uma mensagem, significa que o sistema repartidor eletrónico de travagem (EBD) apresenta um defeito.
É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.
Em ambos os casos, solicite a verificação do sistema por um revendedor CITROËN ou por uma oficina qualificada assim que possível.
Controlo dinâmico de estabilidade (DSC) e antipatinagem das rodas (ASR)
Funcionamento Estes sistemas são ativados automaticamente sempre que o veículo arranca.
Entram em funcionamento em caso de problemas de aderência ou de trajetória.
Esta ação é assinalada pelo acendimento intermitente desta luz avisadora no painel de instrumentos.
Ativação Estes sistemas são ativados automaticamente sempre que o veículo arranca.
Assim que detetarem um problema de aderência ou de trajetória, estes sistemas atuam sobre o funcionamento do motor e dos travões.
O mesmo é indicado por esta luz de aviso a piscar no painel de instrumentos.
Desativação do ASR Em condições excecionais (arranque do veículo atolado, imobilizado na neve, em solo instável, etc.), poderá ser aconselhável desativar o sistema ASR para permitir que as rodas girem livremente e recuperem a aderência
No entanto, é aconselhado a reativação do sistema assim que possível.
No menu Condução/Veículo, selecione o separador "Função de condução" e a seguir "Controlo de tração".
Ou consoante a versão.
Rode o botão "Grip control" para esta posição
A desativação é assinalada pelo acendimento desta luz de aviso, acompanhado por uma mensagem e pela iluminação do botão (consoante a versão).
O sistema ARS deixa de intervir na operação do motor ou dos travões em caso de desvio involuntário da trajetória.
Reativação do ASR
O sistema é reativado automaticamente sempre que a ignição é ligada ou a partir dos 50 km/h.
Abaixo dos 50 km/h, poderá reativá-lo manualmente:
No menu Condução/Veículo do ecrã tátil, selecione o separador "Funções de condução" e, depois, "Controlo de tração".
Ou consoante a versão.
Rode o botão rotativo "Grip control" para esta posição.
Anomalia de funcionamento
O acendimento desta luz de aviso, acompanhado por um sinal sonoro e confirmado por uma mensagem, indica um problema de funcionamento do sistema.
Contacte um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada para a verificação do sistema
Estes sistemas aumentam a segurança em condução normal, mas não devem incitar o condutor a assumir riscos suplementares ou a circular a altas velocidades.
O risco de perda de aderência aumenta em condições de aderência reduzida (chuva, neve ou gelo preto). Assim, é importante para a sua segurança que estes sistemas permaneçam ativados em quaisquer condições, particularmente em condições difíceis.
O funcionamento destes sistemas é assegurado sob reserva de serem respeitadas as indicações do fabricante, relativas tanto às rodas (pneus e jantes), aos componentes de travagem, aos componentes eletrónicos, como aos procedimentos de montagem e de reparação de revendedores CITROËN.
Para beneficiar da máxima eficácia destes sistemas em condições de inverno, é imperativo equipar o veículo com quatro pneus de neve que lhe permitirão manter um comportamento neutro na estrada.