Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Controlo de tração

Sistema antipatinagem específico e patenteado que melhora a tração na neve, lama e areia.

Este sistema, cujo funcionamento foi otimizado para cada situação, permite manobrar na maior parte das condições de fraca aderência (que se encontram em utilizações de turismo).

Associado aos pneus para todas as estações M+S (lama e neve) 205/50 R17, este sistema oferece um compromisso entre segurança, aderência e tração. Estes pneus são eficientes no Inverno e no Verão.

A pressão do pedal do acelerador deve ser suficiente para que o sistema possa explorar a potência do motor. É perfeitamente normal que se verifiquem fases de funcionamento com um regime do motor elevado.

Um seletor de cinco posições permite escolher o modo de regulação adequado às condições de circulação que possa encontrar.

Associada a cada modo, acende-se uma luz indicadora que confirma a sua escolha.

Uma visualização específica e adicional surge no ecrã tátil para validar a seleção efetuada com o botão rotativo.

Controlo de tração

Standard (ESC)

Este modo está calibrado para um nível de patinagem fraco, baseado em diferentes níveis de aderência que se costumam encontrar na estrada.

  Colocar o seletor nesta posição.

Cada vez que a ignição é desligada, o sistema repõe automaticamente este modo.

Neve

Este modo adapta a respetiva estratégia às condições de aderência encontradas por cada uma das duas rodas dianteiras aquando do arranque.

(modo ativo até 80 km/h)

  Coloque o seletor nesta posição.

Todas as estradas (lama, erva húmida, etc.)

Este modo permite, aquando do arranque, bastante patinagem na roda com menos aderência para favorecer a evacuação da lama e recuperar a aderência. Paralelamente, a roda com mais aderência é controlada de modo a transmitir o máximo de binário possível.

Em fase de movimentação, o sistema otimiza a patinagem para responder da melhor maneira possível às solicitações do condutor.

(modo ativo até 50 km/h)

Colocar o seletor nesta posição.

Areia

Este modo permite pouca patinagem nas duas rodas motrizes em simultâneo para permitir que o veículo avance e limitar os riscos de ficar atolado na areia.

(modo ativo até 120 km/h)

Colocar o seletor nesta posição.

Na areia, não utilizar os outros modos, pois pode atolar o veículo.

 

  É possível desativar os sistemas ASR e DSC rodando o botão rotativo para a posição "OFF".

Os sistemas ASR e DSC deixam de afetar o funcionamento do motor e dos travões em caso de desvio involuntário da trajetória.

Estes sistemas reativam-se automaticamente a partir de 50 km/h ou sempre que ligue a ignição.

 

Recomendações de condução

O seu veículo está principalmente concebido para circular em estradas alcatroadas, mas permite utilizar ocasionalmente outras vias menos adequadas.

No entanto, não permite a condução todo-o-terreno como:

  • a passagem e condução em terrenos que podem danificar a carroçaria ou arrancar componentes (tubo de combustível, arrefecedor de combustível, etc.) devido a obstáculos ou pedras em particular,
  • conduzir em terrenos com fortes declives e aderência reduzida,
  • atravessar um curso de água.

    Consulte mais informacao:

     Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Programa de estabilidade eletrónica (ESC)

    Programa de estabilidade eletrónica (ESC: Programa de estabilidade eletrónica) integra os sistemas seguintes: antibloqueio das rodas (ABS) e o repartidor eletrónico de travagem (EBFD), assistência à travagem de emergência (EBA), antipatinagem das rodas (ASR) ou controlo da tração, controlo dinâmico de estabilidade (DSC).

     Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Cintos de segurança

    Cintos de segurança dianteiros Os cintos de segurança dianteiros estão equipados com um sistema de pré-tensão e de limitação de força.

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Reboque do veículo

    ENGATE DO ANEL DE REBOQUE O anel de reboque, fornecido, está situado na caixa de ferramentas presente no interior da bagageira. Dianteira Proceder do seguinte modo: atuando no ponto indicado pela seta, desengatar o tampão A (fig. 164ou fig. 165, consoante as versões); recuperar o anel de reboque B e apertá-lo a fundo no perno roscado anterior.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.