Ford Kuga - Manual de Instruções > Rebocar um atrelado

  CUIDADO:  Não exceda 100 km/h. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte.

  CUIDADO:  As pressões dos pneus traseiros têm de ser aumentadas ,2 bar acima da especificação. Não exceda a pressão máxima indicada na superfície lateral do pneu. Isto poderá originar ferimentos graves.

  CUIDADO:  Não ultrapasse o peso bruto máximo do veículo indicado na chapa de identificação do veículo. Se não respeitar esta instrução, poderá originar ferimentos.

  CUIDADO:  O reboque de atrelados além do peso máximo recomendado do atrelado excede o limite do seu veículo e poderá causar danos no motor, danos na transmissão, danos estruturais, perda de controlo do veículo, capotamento do veículo e ferimentos.

  CUIDADO:  Não exceda a carga vertical máxima sobre a bola de reboque. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte.

  CUIDADO:  O sistema de travões antiblocagem não controla os travões do atrelado.

Ao rebocar um atrelado:

  • Cumpra os regulamentos específicos do país relativos ao reboque de um atrelado.
  • Não exceda 100 km/h mesmo que um país permita velocidades superiores em determinadas condições.
  • Coloque as cargas o mais baixo possível e centradas em relação ao eixo do atrelado.Se rebocar com um veículo descarregado, deverá colocar a carga no atrelado em direção à frente, dentro dos limites máximos da carga vertical, uma vez que tal proporciona a maior estabilidade.
  • O peso vertical do atrelado sobre a esfera de reboque é essencial para a estabilidade de condução do veículo e atrelado.
  • O peso vertical sobre a bola de reboque deverá ser, pelo menos, 4% do peso do atrelado e não deverá exceder o peso máximo permitido.
  • Reduza a velocidade de imediato se o atrelado mostrar qualquer sinal de oscilação.
  • Utilize uma mudança baixa ao percorrer uma descida acentuada.
Nota:  Recomendamos a utilização de um cabo de segurança para o atrelado. Leia e siga as instruções do fabricante ao utilizar um cabo de segurança para o atrelado.

Nota:  O peso vertical máximo permitido do atrelado na placa de identificação do atrelado é o valor de teste do fabricante do atrelado. O peso vertical máximo permitido do atrelado do veículo poderá ser inferior.

A estabilidade da combinação veículo-atrelado depende da qualidade do atrelado.

Rebocar um atrelado altera as características de comportamento do veículo e aumenta as distâncias de paragem. Adapte a velocidade e o comportamento de condução em função da carga do atrelado.

O peso bruto combinado indicado na chapa de identificação do veículo aplica-se a declives da estrada até 12% e altitudes até 1.000 m ao rebocar um atrelado. Em regiões montanhosas, o desempenho do motor é reduzido devido à menor densidade do ar à medida que a altitude aumenta. Em regiões a altitudes superiores a 1.000 m, deverá reduzir o peso bruto combinado máximo permitido estipulado em 10% por cada 1.000 m adicionais.

Nota:  Nem todos os veículos são apropriados ou têm aprovação para serem equipados com uma barra de reboque.Peça mais informações num concessionário autorizado.

Controlo de oscilação do reboque

  CUIDADO:  Desligar o controlo de oscilação do atrelado aumenta o risco de perda de controlo do veículo, ferimentos graves ou fatais. A Ford não recomenda a desativação desta funcionalidade exceto em situações em que a redução da velocidade possa ser prejudicial (como, por exemplo, ao subir declives), se o condutor tiver experiência considerável de reboque de atrelados e estiver em condições de controlar a oscilação do atrelado e manter o funcionamento seguro.

Nota:  Esta funcionalidade não evita a oscilação do atrelado, mas reduz a oscilação assim que a mesma começar.

Nota:  Esta funcionalidade não é capaz de evitar a oscilação de todos os atrelados.

Nota:  Em alguns casos, se a velocidade do veículo for demasiado elevada, o sistema poderá ligar-se várias vezes, reduzindo gradualmente a velocidade do veículo.

 O sistema aciona os travões de cada uma das rodas e reduz o binário do motor para ajudar a assegurar a estabilidade do veículo. Se o atrelado começar a oscilar, a luz avisadora do controlo de estabilidade piscará e será apresentada uma mensagem no visor de informações. Abrande o veículo, encoste na margem da estrada em segurança e verifique a correta distribuição da carga.

 É possível desativar esta funcionalidade no visor de informações. O sistema é automaticamente ativado quando a ignição é ligada.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Reboque

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Gancho de reboque removível - Veículos com: Bola de reboque retrátil/Sistema de combustível unidireccional

      CUIDADO:  Não ultrapasse a capacidade de índice mais reduzida para o veículo ou o acoplamento do atrelado. Sobrecarregar o veículo ou o acoplamento do atrelado poderá prejudicar a estabilidade e a manobrabilidade do veículo. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Compartimento do motor

    Motor a gasolina (Gamma 1,6L GDI) Motor a gasolina (Gamma 1,6L T-GDI) Depósito do fluido de refrigeração do motor / tampão do radiador Depósito do fluido dos travões/ embraiagem Filtro de ar Vareta do óleo do motor Tampa do depósito do óleo do motor Depósito do fluido de lavagem do para-brisas Caixa de fusíveis Bateria

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2025 Todos os direitos reservados.