Chevrolet Trax - Manual de Instruções > Rodas e pneus

Estado de pneus e jantes

Passar pelas beiras da estrada devagar e, se possível, em ângulo recto. Passar por cima de superfícies semelhantes a arestas vivas pode causar danos em pneus e jantes.

Não apertar os pneus contra os passeios ao estacionar.

Regularmente, verificar se as jantes apresentam danos. Recorrer à ajuda de um reparador em caso de danos ou desgaste invulgar.

Designações dos pneus

P. ex. 215/60 R 16 95 H
215: Largura do pneu, mm
60: Relação da secção transversal (relação entre altura e largura do pneu), %
R: Do tipo correia: Radial
RF: Tipo: RunFlat
16: Diâmetro da jante, polegadas
95: Índice de carga, p. ex. 95 é equivalente a 690 kg
H: Letra do código de velocidade
Letra do código de velocidade:
Q: até 160 km/h
S: até 180 km/h
T: até 190 km/h
H: até 210 km/h
V: até 240 km/h
W: até 270 km/h

Pressão dos pneus

Verificar a pressão com os pneus frios pelo menos de 14 em 14 dias e antes de uma viagem grande. Não esquecer de verificar também o pneu sobresselente.

Desapertar a tampa da válvula.

Jantes e pneus

A etiqueta com as pressões dos pneus encontra-se no aro da porta do lado esquerdo.

Os dados da pressão dos pneus referem-se a pneus frios.

Insuflar sempre o pneu sobresselente segundo a pressão especificada para carga completa.

A pressão incorrecta dos pneus prejudica a segurança, a manobrabilidade do veículo, o conforto e a poupança de combustível e aumenta o desgaste dos pneus.

Atenção Se a pressão for demasiado baixa, pode causar um sobreaquecimento considerável e danos internos nos pneus, resultando na separação do piso e inclusive no rebentamento do pneu a alta velocidade.

Funcionamento do controlo de pressão dos pneus

Este veículo pode estar equipado com um sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS).

O TPMS está concebido para avisar o condutor quando há um pneu com pressão baixa. Os sensores TPMS estão instalados em cada um dos conjuntos pneu-roda, excluindo o conjunto pneu e roda sobresselente.

O TPMS monitoriza a pressão do ar nos pneus do veículo e transmite as leituras para um receptor localizado no veículo.

Jantes e pneus

Para adaptar a pressão dos pneus às condições de carga do veículo, premir o botão MENU na alavanca do indicador de mudança de direcção.

Rodar a roda de regulação até chegar ao menu "Carga dos pneus".

Premir o botão SET/CLR. É possível seleccionar os seguintes menus: Cada menu pode ser seleccionado: rodar o botão de regulação na alavanca do indicador de mudança de direcção.

  • Carga 1: Baixa (modo de pressão dos pneus Conforto)
  • Carga 2: Eco (modo de pressão dos pneus Eco)
  • Carga 3: Alta (modo de pressão dos pneus GVW)

Premir o botão SET/CLR durante alguns segundos para confirmar.

Nota A etiqueta com as pressões de enchimento dos pneus encontra-se no aro da porta do lado esquerdo.

Para saber qual a pressão correcta dos pneus, consultar a pressão recomendada na etiqueta com as pressões de enchimento dos pneus.

Jantes e pneus

Quando é detectada uma condição de pressão baixa dos pneus, o TPMS acende o indicador de pressão baixa dos pneus no conjunto de instrumentos.

Se o indicador de pressão baixa dos pneus se acender, parar logo que possível e encher os pneus de acordo com os valores recomendados na etiqueta com as pressões de enchimento.

O indicador de pressão baixa dos pneus acende-se a cada ciclo de ignição até os pneus serem cheios de acordo com a pressão de enchimento correcta.

Em tempo frio, o indicador de pressão baixa dos pneus pode acender quando o veículo arranca a frio, desligando- se em seguida quando o veículo inicia a marcha. Isto pode ser um pré-aviso de que a pressão do ar nos pneus está a baixar e é necessário encher os pneus de acordo com a pressão correcta.

Uma etiqueta de informação de pneus e carga mostra o tamanho dos pneus do equipamento original e a pressão de enchimento correcta para os pneus quando estão frios.

Nota O TPMS pode avisar sobre uma condição de baixa pressão dos pneus, mas não substitui a manutenção normal dos pneus.

Aviso Os materiais vedantes dos pneus não são todos iguais. Um vedante de pneus não aprovado pode danificar os sensores TPMS. Os danos no sensor TPMS causados pela utilização de um vedante de pneus incorrecto não são cobertos pela garantia do veículo. Utilizar sempre apenas o vedante de pneus aprovado pela GM, disponível através do concessionário ou incluído com o veículo.

Indicador de anomalia do TPMS

Jantes e pneus

O TPMS não funciona correctamente se um ou mais dos sensores TPMS estiver em falta ou não funcionarem.

Quando o sistema detecta uma anomalia, o indicador de anomalia do TPMS pisca durante aproximadamente 1 minuto e em seguida mantém- se aceso durante o ciclo de ignição restante.

O indicador de anomalia do TPMS acende-se a cada ciclo de ignição até o problema ser corrigido. Algumas das situações que podem as provocar são:

  • Um dos pneus de estrada foi substituído pelo pneu sobresselente.
  • O pneu sobresselente não possui um sensor TPMS. O indicador de anomalia do TPMS deve apagar-se depois de ser substituído o pneu de estrada que contém o sensor TPMS.
  •  processo de correspondência do sensor TPMS não foi efectuado ou a conclusão não foi bem-sucedida depois de rodar os pneus. A luz de anomalia deve apagar-se depois de concluído com êxito o processo de correspondência do sensor. Consultar mais adiante neste capítulo "Processo de Correspondência do Sensor TPMS".
  • Um ou mais sensores TPMS estão em falta ou danificados.

    A luz de anomalia deve apagar- se quando os sensores TPMS são instalados e o processo de correspondência do sensor é efectuado com êxito.

    Consultar o concessionário para obter assistência.

  • Pneus sobresselentes ou rodas não correspondem aos pneus ou rodas do equipamento original.

    Pneus e jantes diferentes das recomendadas podem impedir o TPMS de funcionarem correctamente.

  • A utilização de dispositivos electrónicos ou a presença próximo de instalações que usem radio-frequências similares ao TPMS podem provocar as anomalias nos sensores TPMS.

Se o TPMS não estiver a funcionar correctamente, não pode detectar ou sinalizar uma situação de pressão dos pneus baixa. Consultar o concessionário para obter assistência se a luz de anomalia do TPMS se acender e permanecer acesa.

Processo de Correspondência do Sensor TPMS

Cada sensor TPMS tem um código de identificação único. O código de identificação tem de ser feito corresponder a uma nova posição do pneu/roda depois de rodar os pneus do veículo ou depois da substituição de um ou mais sensores TPMS. O processo de correspondência dos sensores TPMS também deve ser efectuado depois de substituir um pneu sobresselente por um pneu de estrada com sensor TPMS. A luz de anomalia deve apagar-se no ciclo de ignição seguinte. Os sensores são feitos corresponder às posições do pneu/ roda utilizando uma ferramenta de nova memorização, pela ordem seguinte: pneu da frente lado do condutor, pneu da frente lado do passageiro, pneu de trás lado do passageiro e pneu de trás lado do condutor.

Consultar o seu concessionário para serviço ou para adquirir uma ferramenta de nova memorização.

Tem dois minutos para fazer corresponder a primeira posição do pneu/roda e cinco minutos no total para fazer corresponder as quatro posições dos pneus/rodas. Caso demore mais tempo, o processo de correspondência pára e tem de ser reiniciado.

O processo de correspondência do sensor TPMS consiste em:

1. Accionar o travão de mão.

2. Rodar a ignição para ON/RUN com o motor desligado.

3. Utilizar o botão MENU no indicador de mudança de direcção para seleccionar o menu no Centro de Informação do Condutor (DIC).

Jantes e pneus

4. Utilizar o botão rotativo para ir até ao ecrã de opções do menu Memorização dos pneus.

5. Premir o botão SET/CLR para iniciar o processo de correspondência do sensor. Deve surgir uma mensagem a solicitar a aceitação do processo.

6. Premir novamente o botão SET/CLR para confirmar a selecção.

A buzina toca duas vezes para sinalizar que o receptor está em modo de memorização.

7. Começar pelo lado da frente do condutor.

8. Colocar a ferramenta de reprogramação contra a parede lateral do pneu, junto à haste da válvula.

Em seguida, premir o botão para activar o sensor TPMS. Um som de buzina confirma que foi efectuada a correspondência do código de identificação do sensor para esta posição de pneu e roda.

9. Continuar com o pneu dianteiro do lado do passageiro e repetir o procedimento no Passo 8.

10. Continuar com o pneu traseiro do lado do passageiro e repetir o procedimento no Passo 8.

11. Continuar para o pneu traseiro do lado do condutor e repetir o procedimento do Passo 8. A buzina toca duas vezes para indicar que o código de identificação do sensor foi feito corresponder com o pneu traseiro do lado do condutor e que o processo de correspondência do sensor do TPMS já não está activo.

12. Rodar a ignição para LOCK/OFF.

13. Regular os quatro pneus para o nível de pressão de ar recomendado, conforme indicado na etiqueta de informação de pneus e carga.

    Consulte mais informacao:

     Chevrolet Trax - Manual de Instruções > Jantes e pneus

     Chevrolet Trax - Manual de Instruções > Profundidade do rasto

    Verificar a profundidade do rasto a intervalos regulares. Os pneus devem ser substituídos por razões de segurança quando a profundidade do rasto for de 2-3 mm (4 mm para pneus de Inverno).

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Função de memória

      CUIDADO:  Antes de ativar o banco com memória, certifique-se de que a área adjacente ao banco não está obstruída e que todos os ocupantes estão afastados das partes móveis.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.