O sistema de sinalização de travagem de emergência avisa o condutor que segue atrás do seu veículo, ao fazer piscar as luzes de travagem quando travar a fundo e de forma brusca.
O sistema é ativado quando:
(A capacidade de desaceleração é superior a 7 m/s2 e a velocidade de condução é superior a 55 km/h (34 mph).)
As luzes intermitentes de emergência ligam-se automaticamente depois das luzes de travagem começarem a piscar, quando a velocidade de condução é reduzida para menos de 40 km/ (25 mph), quando o ABS está desativado e quando a situação de travagem brusca está ultrapassada.
As luzes intermitentes de emergência desligam-se, quando a velocidade de condução é superior a 10 km/h a seguir a uma paragem completa. As luzes intermitentes de emergência desligam-se, quando o veículo circula a baixa velocidade durante um certo período de tempo. O condutor pode desligar manualmente as luzes intermitentes de emergência, carregando no respetivo botão.
Informações
O sistema de sinal de paragem de emergência (ESS) funciona mesmo que as luzes de emergê ncia já estejam a piscar.
Boas práticas de travagem
AVISO Sempre que pretender sair do veículo ou estacionar, imobilize o carro completamente e continue a carregar no pedal do travão. Desloque o seletor das mudanças para a posição P (Parqueamento), depois acione o travão de estacionamento e coloque o botão start/stop na posição OFF. Se o travão de estacionamento não for devidamente acionado, o veículo pode mover-se inadvertidamente e causar danos pessoais ao condutor e a terceiros. |
Os travões molhados podem ser perigosos! Os travões podem ficar molhados se o veículo tiver atravessado uma zona alagada ou se tiver sido lavado. O veículo não para tão depressa se os travões estiverem molhados. Com os travões molhados, ao travar, o veículo pode desviar-se para o lado.
Para secar os travões, carregue levemente no pedal até o funcionamento normalizar, tendo cuidado para manter sempre o controlo do veículo. Se o desempenho dos travões não normalizar, pare o carro assim que o puder fazer em segurança. Neste caso recomendamos que solicite a assistência dum concessionário HYUNDAI.
NÃO conduza com o pé apoiado sobre o pedal do travão. Mesmo uma pressão ligeira, mas constante, sobre o pedal pode provocar sobreaquecimento, desgaste e até falha dos travões.
Se um pneu se esvaziar durante a condução, aplique ligeiramente os travões e mantenha o veículo a direito e virado para a frente ao abrandar. Quando a velocidade for suficientemente reduzida para lhe permitir sair da estrada com segurança, saia da estrada e pare num local seguro.
Mantenha o pé firmemente assente sobre o pedal do travão quando o veículo está parado para evitar que este deslize para a frente.