Ford Kuga - Manual de Instruções > Sistema de aviso de colisão

Princípio de funcionamento

  CUIDADO:  O condutor é responsável por controlar sempre o veículo. O sistema foi concebido como auxiliar e não iliba o condutor da responsabilidade de conduzir com o cuidado e a atenção necessários. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte.

  CUIDADO:  O sistema de aviso de colisão não evita todas as colisões. Este sistema não se destina a substituir o discernimento do condutor nem a necessidade de manter a distância e a velocidade corretas.

Nota:  O sistema não detecta, nem avisa ou responde a colisões potenciais com veículos que se encontrem atrás ou ao lado do veículo.

Nota:  O sistema de aviso de colisão é ativado a velocidades acima de aproximadamente 8 km/h.

Princípio de funcionamento

O sistema foi concebido para o ajudar avisando-o do risco de um acidente com o veículo à sua frente. O sistema foi concebido para o alertar através de avisos sonoros e de um aviso visual no visor de informações.

O sistema de apoio à travagem assiste o condutor, reduzindo a velocidade de colisão mediante o accionamento dos travões. Se o risco de colisão aumentar ainda mais após a luz de aviso se acender, o sistema de apoio à travagem prepara o sistema de travões para uma travagem rápida. Este efeito pode ser perceptível para o condutor. O apoio à travagem poderá ser acionado se o sistema determinar que uma colisão está na iminência de ocorrer. O sistema poderá ajudar a reduzir os danos resultantes do impacto ou evitar a colisão por completo.

Alerta de distância

Missing Image  Se a distância para o veículo que segue à frente for reduzida, a luz avisadora vermelha acender-se-á no grupo de instrumentos.

Nota:  A luz avisadora é pequena e está situada por baixo do gráfico de Indicação da distância. Esta luz avisadora não pisca quando o Alerta de distância está ativo.

Indicação da distância

A Indicação da distância fornece uma indicação gráfica do intervalo de tempo relativamente a outros veículos que se desloquem no mesmo sentido. O visor de informações apresentará um dos gráficos apresentados mais abaixo com uma determinada cor.

Indicação da distância

Legenda: da esquerda para a direita. Contorno - em espera. Cinzento, sem objeto - não foi detetado qualquer objeto ou o objeto está fora do alcance da Indicação da distância. Cinzento, com objeto - foi detetado um objeto ou o objeto está dentro do alcance da Indicação da distância. Amarelo, com objeto - limiar de aviso inicial da Indicação da distância. Vermelho, com objeto - limiar de aviso final da Indicação da distância.

Nota:  As funcionalidades de Alerta de distância e Indicação da distância são desligadas quando o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico é ligado. Os gráficos da Indicação da distância apenas serão apresentados no visor de informações se o comando da velocidade de cruzeiro dinâmico estiver desligado.

Configurar as definições de alerta

Se os avisos de colisão forem considerados demasiado frequentes, será possível reduzir a sensibilidade dos avisos, sendo recomendada a utilização da sensibilidade mais elevada sempre que possível. A configuração de uma sensibilidade mais reduzida fará com que os avisos do sistema sejam reduzidos e mais tardios.

É possível configurar a sensibilidade do Aviso de colisão e do Alerta de distância para uma de três definições possíveis utilizando o controlo do visor de informações. É igualmente possível desligar a função da Indicação da distância utilizando os controlos do visor de informações.  

Sensibilidade do alerta de distância

Velocidade  Sensibilidade  Gráficos  Intervalo de distância  Intervalo de tempo 
100 km/h  Normal  Cinzento  >25 m  >0.9sec 
100 km/h  Normal  Amarelo  17-25 m  0.6sec - 0.9sec 
100 km/h  Normal  Vermelho  <17 m  <0.6sec 

Sensores obstruídos

Sensores obstruídos

Os sensores estão situados no centro da grelha inferior.

Se aparecer uma mensagem de sensor bloqueado no visor de informações, isto significa que os sinais de radar do sensor estão obstruídos. Quando os sensores estiverem obstruídos, não será possível detectar um veículo à frente e o sistema de aviso de colisão não funcionará. A tabela seguinte lista as possíveis causas e acções necessárias se esta mensagem for apresentada.

Causa  Acção Necessária 
A superfície do radar na grelha encontra-se suja ou obstruída de alguma forma.  Limpe a superfície da grelha à frente do radar ou remova o objeto responsável pela obstrução. 
A superfície do radar na grelha está limpa, mas a mensagem permanece no visor.  Aguarde alguns instantes. O radar poderá demorar vários minutos a detetar que já está livre de obstruções. 
A chuva intensa, os chuviscos, a neve ou o nevoeiro estão a interferir com os sinais do radar.  O sistema está temporariamente desativado. O sistema de aviso de colisão deverá ser reativado automaticamente após um curto período de tempo quando as condições atmosféricas melhorarem. 
A presença de água em movimento ou de neve ou gelo na superfície da estrada pode interferir com os sinais do radar.  O sistema está temporariamente desativado. O sistema de aviso de colisão deverá ser reativado automaticamente após um curto período de tempo quando as condições atmosféricas melhorarem. 

Limitações do sistema

  CUIDADO:  O apoio à travagem do sistema de aviso de colisão apenas reduz a velocidade de colisão se o condutor travar o veículo antes da colisão. É necessário carregar no pedal do travão tal como faria em qualquer situação de travagem típica.

Devido à natureza da tecnologia de radar, podem ocorrer casos em que os veículos não proporcionam um aviso de colisão. Estes casos incluem:

  • Veículos parados ou com velocidades inferiores a 10 km/h.
  • Peões ou objetos na via.
  • Veículos que circulam em sentido contrário na mesma faixa de rodagem.
  • Condições atmosféricas severas (consulte a secção de sensor obstruído).
  • Sujidade acumulada na grelha junto aos faróis (consulte a secção de sensor obstruído).
  • Pequena distância em relação a um veículo mais à frente.
  • Movimentos amplos e bruscos do volante e dos pedais (estilo de condução muito activo).
Se a parte da frente do veículo estiver batida ou danificada, a zona de detecção do radar pode ter sido afectada, provocando avisos de colisão falsos ou a sua ausência. Consulte um concessionário autorizado para verificar se o funcionamento e a cobertura do radar de aviso de colisão estão correctos.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Active City Stop

    Princípio de funcionamento   CUIDADO:  O utilizador é responsável por controlar sempre o veículo. O sistema não o iliba da responsabilidade de conduzir com o cuidado e a atenção necessários. Se não tiver cuidado, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos graves ou fatais.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Capacidade de carga

    Informações gerais   CUIDADO:  Certifique-se de que fixa adequadamente os objetos no porta-bagagem. Se não respeitar esta instrução, poderá provocar ferimentos em caso de travagem brusca ou acidente.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Compartimentos de arrumação

    AVISONunca transporte no veículo isqueiros, cilindros de gás propano, ou outros materiais inflamá veis/explosivos. Estes artigos podem pegar fogo e/ou explodir se o veículo ficar exposto a altas temperaturas durante períodos prolongados de tempo.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.