O sistema de controlo de emissões do seu veículo é coberto por uma garantia limitada por escrito.
Consulte a informação sobre a garantia constante do Passaporte de Serviço de seu veículo.
O veículo está equipado com um sistema de controlo de emissões para cumprir todas as normas relativas às emissões.
Existem três sistemas de controlo de emissões:
Para garantir o bom funcionamento dos sistemas de controlo de emissões, recomenda-se que mande inspeccionar e manter o seu automóvel num Reparador Autorizado HYUNDAI, de acordo com calendário de manutenção apresentado neste manual.
CUIDADO Teste de Revisão e Manutenção (com sistema de controlo eletrónico da estabilidade (ESC) )
|
Sistema de controlo de emissões do cárter do motor
O sistema de ventilação positiva do cárter do motor destina-se a evitar a poluição do ar causada pelos gases de fuga de compressão emitidos pelo cárter do motor. Este sistema fornece ar fresco e filtrado ao cárter do motor através do tubo de admissão de ar. Dentro do cárter, o ar fresco mistura-se com os gases de fuga de compressão, que passam então pela válvula de ventilação positiva do cárter (PCV) a caminho do sistema de admissão.
Sistema de controlo de emissões de evaporação
O sistema de controlo de emissões de evaporação destina-se a evitar a fuga de gases do co Caixa de retenção de vapores de combustívelmbustível para a atmosfera.
Caixa de retenção de vapores de combustível
Os gases gerados dentro do depósito de combustível são absorvidos e armazenados na caixa de retenção de bordo. Com o motor a trabalhar, os gases do combustível absorvidos pela caixa de retenção passam para a câmara de equilíbrio através da válvula de solenóide de comando e purificação.
Válvula de solenóide de comando e purificação (PCSV)
A válvula de solenóide de comando e purificação é controlada pelo Módulo de Controlo do Motor (ECM).
Se a temperatura do líquido de refrigeração do motor for baixa durante o ralenti, a válvula PCSV fecha-se para que o combustível evaporado não entre no motor.
Depois do motor aquecer com a condução, a válvula PCSV abre-se para permitir a entrada de combustível evaporado no motor.
Sistema de controlo de emissões de gases de escape
O sistema de controlo de emissões de gases de escape é um sistema altamente eficaz que controla as emissões de gases de escape e mantém bons níveis de performance do veículo.
Modificações do veículo
Não modifique o veículo. A modificação do seu veículo pode afectar os seus níveis de performance, segurança ou durabilidade e até violar as normas governamentais relativas à segurança e ao controlo de emissões.
Além disso, a garantia poderá não cobrir os danos ou problemas de performance decorrentes de qualquer modificação do veículo.
Precauções a ter com os gases de escape do motor (monóxido de carbono)
Assim se cheirar gases de escape dentro do veículo, mande inspeccioná-lo e repará-lo imediatamente. Se suspeitar da entrada de gases de escape no interior do veículo, conduza apenas com todos os vidros abertos. Mande inspeccionar e reparar o veículo imediatamente.
AVISO Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono (CO). Embora incolor e inodoro, é um gás perigoso e pode ser letal se inalado. Siga as instruções seguintes para evitar o envenenamento com CO. |
Precauções a ter com conversores catalíticos (se equipado)
AVISO
|
O seu veículo está equipado com um dispositivo de controlo de emissões com conversor catalítico.
Assim, é necessário tomar as seguintes precauções:
CUIDADO
|
Se não tomar estas precauções, pode danificar o conversor catalítico e o seu veículo.
Além disso, tais actos podem anular as garantias do veículo.
Filtro de Partículas Diesel (se equipado)
O sistema do filtro de partículas diesel (DPF) expurga a fuligem que se acumula no interior do veículo.
O sistema DPF queima (ou oxida) automaticamente a fuligem acumulada conforme as condições de condução, ao contrário de um filtro de ar descartável. Por outras palavras, a fuligem acumulada é eliminada automaticamente pelo sistema de controlo do motor e pela temperatura elevada dos gases de escape a velocidades de condução normais/elevadas.
No entanto, se o veículo for conduzido continuamente a baixa velocidade durante muito tempo, a fuligem acumulada pode não ser automaticamente eliminada devido à baixa temperatura dos gases de escape. Neste caso, a fuligem acumulada fica fora do alcance de deteç ão, o processo de oxidação da fuligem não tem lugar e a luz indicadora de avaria começa a piscar.
A MIL para de piscar, quando a velocidade de condução exceder os 60 km/h (37 mph), ou quando as rpm do motor se situarem entre as 1.500 e as 2.500 em 2ª velocidade ou superior durante 25 minutos aproximadamente.
Nos casos acima indicados, se a MIL piscar continuamente, recomendamos que o sistema DPF seja examinado por um concession ário HYUNDAI.
Se o veículo continuar a circular durante muito tempo. a MIL a piscar continuamente, o sistema DPF pode ficar danificado e o consumo de combustível aumenta.
CUIDADO Combustível Diesel (Se estiver equipado com filtro DPF) Recomendamos o uso exclusivo de gasóleo regulado, se o seu veículo estiver equipado com sistema DPF. Se usar outros tipos de gasóleo, com um nível elevado de enxofre (acima de 50 ppm) ou com aditivos não especificados, poderá danificar o sistema DPF e provocar a emissão de fumo branco. |
Coletor de NOx de mistura pobre (se instalado)
O sistema do coletor de NOx de mistura pobre (LNT) remove o óxido nítrico presente nos gases de escape. A qualidade do combustível usado pode causar a ocorrência de cheiros nos gases de escape e degradar a eficácia de redução do NOx, pelo que deve usar sempre o tipo de combustível recomendado.