Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Sobreaquecimento do motor

Sobreaquecimento do motor

Se o indicador da temperatura assinalar sobreaquecimento e se detetar uma perda de potência, ou sons de pancadas, isso significa que o motor pode estar a sobreaquecer.

Se isto acontecer, proceda da seguinte forma:

1. Saia da estrada e pare o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

2. Coloque o seletor das mudanças em P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem) ou a alavanca das mudanças em ponto morto (nos veículos com caixa de velocidades manual) e acione o travão de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se houver uma fuga de líquido de refrigeração do motor ou vapor a sair do capô, desligue o motor.

Não abra o capô até o líquido de refrigeração deixar de escorrer ou o vapor parar de sair. Se não houver nenhuma fuga visível de líquido de refrigeração nem vapor a sair do capô, deixe o motor trabalhar e verifique se a ventoinha de arrefecimento do motor está a funcionar. Se não estiver, desligue o motor.

AVISO

Enquanto o motor estiver a trabalhar, tenha cuidado para não aproximar as mãos, o vestuário e as ferramentas da ventoinha e das correias de transmissão para não se magoar com gravidade.

4. Verifique as fugas de fluido refrigerante no radiador, tubagens ou na parte debaixo do veículo. (Se o ar condicionado tiver estado a funcionar, é normal que escorra alguma água fria do sistema quando se para o veículo).

5. Se detetar uma fuga de fluido refrigerante, pare imediatamente o motor. Recomendamos que solicite a assistência de um concessionário HYUNDAI.

AVISO

  NUNCA retire o tampão do radiador nem o bujão de purga enquanto o motor e o radiador estiverem quentes. O fluido refrigerante e o vapor muito quentes podem ser projetados sob pressão para o exterior e causar ferimentos graves.

Desligue o motor e espere até que arrefeça. Tenha extremo cuidado ao remover o tampão do radiador. Envolva o tampão numa toalha grossa e rode-o devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do rel ógio até ao primeiro batente. Mantenha-se afastado enquanto o sistema de refrigeração liberta pressão.

Quando tiver a certeza de que já foi libertada toda a pressão, carregue para baixo no tampão, usando uma toalha grossa, e continue a rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até o poder retirar.

6. Se não conseguir encontrar a causa do sobreaquecimento do motor, aguarde até a temperatura do motor voltar ao normal. Depois, se tiver havido perda de líquido de refrigeração, deite líquido com cuidado no depósito, até o nível do líquido chegar à marca de metade.

7. Siga viagem com cautela e mantenhase atento a outros sinais de sobreaquecimento. Se o sobreaquecimento se repetir, recomendamos que solicite a assist ência de um concessionário HYUNDAI.

CUIDADO
  • Redução significativa do liquido de refrigeração indica que existe uma fuga no sistema de refrigeração e recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.
  • Se o motor aquecer porque o líquido refrigerante está em baixo, atestar com líquido refrigerante repentinamente pode causar danos no motor.

    Para prevenir quaisquer danos, acrescentar o liquido refrigerante muito lentamente e em quantidade reduzida.

    Consulte mais informacao:

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Arranque com cabos de corrente

    O arranque com cabos de corrente pode ser perigoso se for feito de forma incorrecta. Siga o procedimento descrito nesta secção para realizar uma ligação direta entre baterias e evitar sofrer danos pessoais ou danificar o seu veículo.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) (se equipado)

    Luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus / Luz indicadora de avaria do TPMS Luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente e luz avisadora da pressão dos pneus (no visor LCD)

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Normas de segurança

      CUIDADO:  Não encha o depósito de combustível em excesso. A pressão num depósito enchido em excesso poderá causar fugas e originar a pulverização de combustível e incêndios.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.