Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema park assist

(se presente)

Versão com 4 sensores: Os sensores de estacionamento, situados no para-choques traseiro fig. 103, têm a função de detetar a presença de eventuais obstáculos que se encontrem próximo da parte traseira do veículo.

Versão com 8 sensores: Os sensores de estacionamento, situados no para-choques dianteiro fig. 103 e traseiro fig. 104, têm a função de detetar a presença de eventuais obstáculos que se encontrem próximo da parte dianteira e traseira do veículo.

Os sensores avisam o condutor através de uma sinalização acústica e, onde previsto, através de sinalizações visuais no display do quadro de instrumentos.

Sistema park assist

Ativação/desativação

Para desativar o sistema, premir o botão fig. 105.

A passagem de estado do sistema, de ativado para desativado e vice-versa, é, de qualquer forma, sempre acompanhada pela apresentação de uma mensagem específica no visor do quadro de instrumentos.

O LED situado no botão apaga-se quando o sistema tiver sido ativado pelo condutor. O LED acende-se se o sistema tiver sido desligado pelo condutor ou em condições de avaria ou de desativação temporária.

Ativação/desativação

Premindo o botão com o sistema em avaria, o LED pisca durante cerca de 5 segundos, depois permanece aceso com luz fixa.

Ao posicionar o dispositivo de arranque em MAR, o sistema Park Assist mantém na memória o último estado (ativado ou desativado) presente aquando da desativação do motor.

Depois de tê-lo desativado, o sistema Park Assist permanece nesta condição até à posterior reativação, mesmo em caso de passagem do dispositivo de arranque de MAR para STOP e depois novamente para MAR.

A utilização de rodas com dimensões diferentes das presentes no momento de aquisição do veículo poderá comprometer o funcionamento correto do sistema.

Ativação/desativação do sistema (versões com 4 sensores)

Ativação

O sistema, quando habilitado, ativa-se automaticamente engatando a marcha-atrás.

Desativação

O sistema desativa-se automaticamente engatando uma mudança diferente da marcha-atrás.

Ativação/desativação do sistema (versões com 8 sensores)

Ativação

O sistema, quando habilitado, ativa-se automaticamente nos seguintes casos:

  • quando estiver engatada uma velocidade para a frente (versões com caixa de velocidades manual) ou a posição D (Drive) (versões com caixa de velocidades automática/caixa de velocidades automática de embraiagem dupla); ou
  • quando estiver engatada a marcha-atrás (versões com caixa de velocidades manual) ou a posição R (versões com caixa de velocidades automática/caixa de velocidades automática de embraiagem dupla); ou
  • com a alavanca da caixa de velocidades manual em ponto-morto ou a alavanca da caixa de velocidades automática/caixa de velocidades automática de embraiagem dupla na posição N (ponto-morto) e o veículo em movimento. Em caso de movimentação (para a frente ou para trás), o sistema permanece ativo.

Desativação

O sistema desativa-se automaticamente nos seguintes casos:

  • ao engatar uma mudança diferente da marcha-atrás, os sensores traseiros são desativados, enquanto os dianteiros permanecem ativos até ultrapassar os 15 km/h; ou
  • ultrapassando os 11 km/h com a marcha-atrás engatada (neste caso, o LED localizado no botão presente no painel de instrumentos está aceso); ou
  • quando, com o veículo imobilizado, a alavanca da caixa de velocidades manual está em ponto-morto ou a alavanca da caixa de velocidades automática/caixa de velocidades automática de embraiagem dupla está na posição P (Park).

Funcionamento com atrelado

Versões com 4 sensores

O funcionamento dos sensores é automaticamente desativado aquando da introdução da ficha do cabo elétrico do atrelado na tomada do gancho de reboque do veículo. Neste caso, o LED presente no botão situado no painel de instrumentos fig. 105 está aceso. Os sensores reativam-se automaticamente retirando a cavilha do cabo do atrelado.

Versões com 8 sensores

O funcionamento dos sensores traseiros é automaticamente desativado no ato da introdução da ficha do cabo elétrico do atrelado na tomada do gancho de reboque do veículo, enquanto os sensores dianteiros permanecem ativos e capazes de fornecer sinalizações sonoras e visuais.

Neste caso, o LED presente no botão situado no painel de instrumentos fig. 105 permanece apagado. Os sensores traseiros reativam-se automaticamente retirando a cavilha do cabo do atrelado.

AVISOS GERAIS

Existem algumas condições que podem influenciar as prestações do sistema de estacionamento:

  • uma sensibilidade reduzida do sensor e a diminuição das prestações do sistema de auxílio ao estacionamento poderão dever-se à presença na superfície do sensor de: gelo, neve, lama, pintura múltipla;
  • o sensor deteta um objeto não existente ("interferência de eco") provocado por interferências de carácter mecânico, por exemplo: lavagem do veículo, chuva (condições extremas de vento), granizo;
  • as sinalizações enviadas pelo sensor podem ser igualmente alteradas pela presença nas proximidades de sistemas de ultrassons (por ex. travões pneus de veículos pesados ou martelos pneumáticos);
  • o desempenho do sistema de auxílio ao estacionamento pode ser igualmente influenciado pela posição dos sensores, por exemplo, variando os alinhamentos (devido ao desgaste dos amortecedores, suspensões) ou substituição dos pneus, excesso de carga ou modificações específicas com o objetivo de rebaixar o veículo;
  • a presença do gancho de reboque na ausência de reboque, que poderia interferir com o funcionamento correto dos sensores de estacionamento traseiros. Antes de utilizar o sistema Park Assist, é aconselhável desmontar do veículo o conjunto de esfera do gancho de reboque e o respetivo engate quando o veículo não for utilizado para operações de reboque. A inobservância desta prescrição pode provocar lesões pessoais ou danos em veículos ou obstáculos já que, quando é emitida a sinalização acústica contínua, a esfera do gancho de reboque encontra-se já numa posição muito mais aproximada do obstáculo relativamente ao para-choques traseiro.

    Caso deseje deixar sempre montado o gancho de reboque sem ter um atrelado ligado, é aconselhável dirigir-se à Rede de Assistência Fiat para permitir as operações de atualização do sistema Park Assist, dado que o gancho de reboque poderá ser detetado como um obstáculo pelos sensores centrais.

  • a presença de autocolantes nos sensores. De seguida, prestar atenção para não sobrepor qualquer autocolante nos próprios sensores.

AVISO

A responsabilidade pelo estacionamento e por outras manobras potencialmente perigosas, é sempre do condutor. Ao efetuar estas manobras, certificar-se sempre de que não estão presentes pessoas (especialmente crianças) nem animais ao longo da trajetória que se pretende percorrer. Os sensores de estacionamento constituem uma ajuda para o condutor, embora este nunca deva reduzir a sua atenção durante manobras potencialmente perigosas, mesmo se executadas a baixa velocidade.

ATENÇÃO

Para permitir o funcionamento correto do sistema, é indispensável que os sensores estejam sempre limpos de lama, sujidade, neve ou gelo. Durante a limpeza dos sensores, ter o máximo cuidado para não os riscar ou danificar; evitar a utilização de panos secos, ásperos ou duros. Os sensores devem ser lavados com água limpa, eventualmente com a adição de champô para automóveis. Nas estações de lavagem que utilizam aparelhos a jacto de vapor ou de água a alta pressão, limpar rapidamente os sensores mantendo o jacto a mais de 10 cm de distância.

Para eventuais intervenções no para-choques na zona dos sensores, dirigir-se exclusivamente à Rede de Assistência Fiat. Intervenções no para-choques efetuadas de modo incorreto podem, de facto, comprometer o funcionamento dos sensores de estacionamento.

Para a pintura dos para-choques ou para eventuais retoques de pintura na zona dos sensores, dirigir-se apenas à Rede de Assistência Fiat. Aplicações incorretas de tinta poderão, de facto, comprometer o funcionamento dos sensores de estacionamento.

Os sensores traseiros podem fornecer uma falsa indicação interpretando a esfera do gancho de reboque e o respetivo engate como um obstáculo presente na zona traseira do veículo.

    Consulte mais informacao:

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Drive drive selector (seletor do modo de condução)

    (se presente) O dispositivo é um dispositivo que permite, utilizando manualmente o aro rotativo A fig. 102 do manípulo localizado no túnel central, definir três modos de condução ("resposta do veículo") diferentes, em função das exigências do condutor e das condições da estrada. - modo "Auto" - Modo "All Weather" - modo "Sport".

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema lane assist (aviso de saída de faixa)

    O sistema Lane Assist utiliza uma câmara situada no para-brisas para detetar os limites da faixa de rodagem e avaliar a posição do veículo relativamente a tais limites, a fim de garantir a manutenção do próprio veículo no interior da faixa de rodagem.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Sistema ativo de elevação do capô (se equipado)

    O sistema ativo de elevação do capô pode reduzir o risco de ferimentos infligidos aos peões, uma vez que permite elevar o capô em certos tipos de acidentes. O sistema ativo de elevação do capô apresenta um espaço adicional de deformação por baixo do capô, destinado a absorver o impacto subsequente da cabeça.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.