(se presente)
Versão com 4 sensores: Os sensores de estacionamento, situados no para-choques traseiro fig. 103, têm a função de detetar a presença de eventuais obstáculos que se encontrem próximo da parte traseira do veículo.
Versão com 8 sensores: Os sensores de estacionamento, situados no para-choques dianteiro fig. 103 e traseiro fig. 104, têm a função de detetar a presença de eventuais obstáculos que se encontrem próximo da parte dianteira e traseira do veículo.
Os sensores avisam o condutor através de uma sinalização acústica e, onde previsto, através de sinalizações visuais no display do quadro de instrumentos.
Ativação/desativação
Para desativar o sistema, premir o botão fig. 105.
A passagem de estado do sistema, de ativado para desativado e vice-versa, é, de qualquer forma, sempre acompanhada pela apresentação de uma mensagem específica no visor do quadro de instrumentos.
O LED situado no botão apaga-se quando o sistema tiver sido ativado pelo condutor. O LED acende-se se o sistema tiver sido desligado pelo condutor ou em condições de avaria ou de desativação temporária.
Premindo o botão com o sistema em avaria, o LED pisca durante cerca de 5 segundos, depois permanece aceso com luz fixa.
Ao posicionar o dispositivo de arranque em MAR, o sistema Park Assist mantém na memória o último estado (ativado ou desativado) presente aquando da desativação do motor.
Depois de tê-lo desativado, o sistema Park Assist permanece nesta condição até à posterior reativação, mesmo em caso de passagem do dispositivo de arranque de MAR para STOP e depois novamente para MAR.
A utilização de rodas com dimensões diferentes das presentes no momento de aquisição do veículo poderá comprometer o funcionamento correto do sistema.
Ativação/desativação do sistema (versões com 4 sensores)
Ativação
O sistema, quando habilitado, ativa-se automaticamente engatando a marcha-atrás.
Desativação
O sistema desativa-se automaticamente engatando uma mudança diferente da marcha-atrás.
Ativação/desativação do sistema (versões com 8 sensores)
Ativação
O sistema, quando habilitado, ativa-se automaticamente nos seguintes casos:
Desativação
O sistema desativa-se automaticamente nos seguintes casos:
Funcionamento com atrelado
Versões com 4 sensores
O funcionamento dos sensores é automaticamente desativado aquando da introdução da ficha do cabo elétrico do atrelado na tomada do gancho de reboque do veículo. Neste caso, o LED presente no botão situado no painel de instrumentos fig. 105 está aceso. Os sensores reativam-se automaticamente retirando a cavilha do cabo do atrelado.
Versões com 8 sensores
O funcionamento dos sensores traseiros é automaticamente desativado no ato da introdução da ficha do cabo elétrico do atrelado na tomada do gancho de reboque do veículo, enquanto os sensores dianteiros permanecem ativos e capazes de fornecer sinalizações sonoras e visuais.
Neste caso, o LED presente no botão situado no painel de instrumentos fig. 105 permanece apagado. Os sensores traseiros reativam-se automaticamente retirando a cavilha do cabo do atrelado.
AVISOS GERAIS
Existem algumas condições que podem influenciar as prestações do sistema de estacionamento:
Caso deseje deixar sempre montado o gancho de reboque sem ter um atrelado ligado, é aconselhável dirigir-se à Rede de Assistência Fiat para permitir as operações de atualização do sistema Park Assist, dado que o gancho de reboque poderá ser detetado como um obstáculo pelos sensores centrais.
AVISO
A responsabilidade pelo estacionamento e por outras manobras potencialmente perigosas, é sempre do condutor. Ao efetuar estas manobras, certificar-se sempre de que não estão presentes pessoas (especialmente crianças) nem animais ao longo da trajetória que se pretende percorrer. Os sensores de estacionamento constituem uma ajuda para o condutor, embora este nunca deva reduzir a sua atenção durante manobras potencialmente perigosas, mesmo se executadas a baixa velocidade.
ATENÇÃO
Para permitir o funcionamento correto do sistema, é indispensável que os sensores estejam sempre limpos de lama, sujidade, neve ou gelo. Durante a limpeza dos sensores, ter o máximo cuidado para não os riscar ou danificar; evitar a utilização de panos secos, ásperos ou duros. Os sensores devem ser lavados com água limpa, eventualmente com a adição de champô para automóveis. Nas estações de lavagem que utilizam aparelhos a jacto de vapor ou de água a alta pressão, limpar rapidamente os sensores mantendo o jacto a mais de 10 cm de distância.
Para eventuais intervenções no para-choques na zona dos sensores, dirigir-se exclusivamente à Rede de Assistência Fiat. Intervenções no para-choques efetuadas de modo incorreto podem, de facto, comprometer o funcionamento dos sensores de estacionamento.
Para a pintura dos para-choques ou para eventuais retoques de pintura na zona dos sensores, dirigir-se apenas à Rede de Assistência Fiat. Aplicações incorretas de tinta poderão, de facto, comprometer o funcionamento dos sensores de estacionamento.
Os sensores traseiros podem fornecer uma falsa indicação interpretando a esfera do gancho de reboque e o respetivo engate como um obstáculo presente na zona traseira do veículo.