Ford Kuga - Manual de Instruções > Substituir a bateria de 12 V

  CUIDADO:  As baterias normalmente produzem gases explosivos que podem causar ferimentos. Não permita que chamas, faíscas ou substâncias inflamadas se aproximem da bateria. Ao trabalhar perto da bateria, proteja sempre o rosto e os olhos. Providencie sempre uma ventilação correta.

  CUIDADO:  Ao levantar uma bateria com tampa de plástico, uma pressão excessiva nas paredes traseiras poderá provocar uma fuga de ácido através das tampas de ventilação, resultando em ferimentos e danos no veículo ou na bateria. Levante a bateria com o suporte da bateria ou com as suas mãos nos cantos opostos.

  CUIDADO:  Mantenha as baterias fora do alcance das crianças. As baterias contêm ácido sulfúrico. Evite o contacto com a pele, olhos ou vestuário. Proteja também os olhos quando trabalhar perto de baterias para evitar salpicos da solução ácida. Em caso de contacto de ácido com a pele ou com os olhos, lave imediatamente com água durante pelo menos 15 minutos e consulte imediatamente um médico Em caso de ingestão de ácido, chame um médico imediatamente.

  CUIDADO:  Os polos, terminais da bateria e acessórios relacionados contêm chumbo e compostos de chumbo. Lave as mãos após o manuseamento.

  CUIDADO:  Este veículo poderá ter mais do que uma bateria. A remoção dos cabos de apenas uma bateria não desliga o sistema elétrico do veículo. Certifique-se de que desliga os cabos de todas as baterias ao desligar a alimentação. Poderão ocorrer danos materiais ou ferimentos graves se não o fizer.

  CUIDADO:  No caso de veículos com Auto-Start-Stop, o requisito de bateria é diferente. É necessário substituir a bateria por uma bateria exatamente com a mesma especificação.

A bateria está situada no compartimento do motor.

 O seu veículo tem uma bateria sem manutenção. Não necessita de água adicional durante a sua vida útil.

Se a bateria do veículo tiver uma cobertura, certifique-se de que é instalada corretamente depois de ser limpa ou substituída.

Para um funcionamento mais longo e sem problemas, mantenha o topo da bateria limpo e seco e os cabos da bateria bem apertados nos terminais da bateria.Se existir alguma corrosão na bateria ou nos terminais, remova os cabos dos terminais e limpe com uma escova de arame. Pode neutralizar o ácido com uma solução de bicarbonato de sódio e água.

Recomendamos que o terminal do cabo da bateria negativo seja desligado da bateria se estiver a planear armazenar o seu veículo durante um longo período.

Para manter o funcionamento correto do sistema de gestão da bateria, se adicionar quaisquer dispositivos elétricos ao seu veículo, não ligue a ligação à terra diretamente ao terminal negativo da bateria. Uma ligação ao terminal negativo da bateria pode provocar medições incorretas do estado da bateria e um possível funcionamento incorreto do sistema.

Nota:  Os acessórios ou componentes elétricos adicionados ao veículo por si ou um concessionário autorizado podem afetar de forma adversa o desempenho, a durabilidade da bateria, bem como o desempenho de outros sistemas elétricos no veículo.

Se for necessária uma bateria de substituição, recomendamos que utilize uma bateria de substituição da Ford que corresponda aos requisitos elétricos do veículo.

Se desligar ou substituir a bateria e o seu veículo tiver uma transmissão automática, a transmissão deverá reprogramar a respetiva estratégia de adaptação. Devido a isto, a transmissão poderá realizar passagens de caixa firmes ao conduzir o veículo pela primeira vez. Este é o funcionamento normal enquanto a transmissão atualiza por completo o funcionamento para um desempenho ideal da transmissão.

Remover e montar novamente a bateria

Para desligar ou remover a bateria, efetue o seguinte procedimento:

  1. Acione o travão de mão e desligue a ignição.
  1. Desligue todos os equipamentos elétricos, como, por exemplo, luzes e rádio.
  1. Aguarde, pelo menos, dois minutos antes de desligar a bateria.
Nota:  O sistema de gestão do motor tem uma função de manutenção de corrente e continua a ser alimentado durante um período depois de desligar a ignição. Isto permite que as tabelas de diagnóstico e de adaptação sejam memorizadas. Desligar a bateria sem aguardar pode causar danos que não estão cobertos pela Garantia do veículo.
  1. Desligue em primeiro lugar o terminal negativo (-) do cabo da bateria.
  1. Desligue o terminal positivo (+) do cabo da bateria em último lugar.
  1. Remova o grampo de fixação da bateria.
  1. Remova a bateria.
  1. Monte pela ordem inversa à da remoção.
Nota:  Antes de voltar a ligar a bateria, certifique-se de que a ignição permanece desligada.

Nota:  Se apenas desligar o terminal do cabo negativo da bateria, certifique-se de que o mesmo está isolado ou afastado do terminal da bateria para evitar a ligação involuntária ou a ocorrência de arcos.

Nota:  Certifique-se de que os terminais do cabo da bateria estão totalmente apertados.

Nota:  Se desligar ou substituir a bateria, deverá reajustar o relógio e as estações de rádio pré-sintonizadas, depois de a bateria ter sido novamente ligada.

Eliminação da bateria

Missing Image   Certifique-se de que elimina as pilhas usadas de forma a não prejudicar o meio ambiente. Para mais informações sobre a reciclagem de baterias usadas, informe-se junto das autoridades locais.

Verificar as escovas do limpa-vidros

Verificar as escovas do limpa-vidros

Passe a ponta dos dedos sobre a extremidade da escova para verificar a respectiva aspereza.

Limpe as escovas do limpa-vidros com fluido lava-vidros ou água aplicada com uma esponja ou pano macio.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Verificar o óleo de travões

      CUIDADO:  Não utilize qualquer óleo que não o óleo de travões recomendado, pois tal poderá reduzir a eficiência dos travões. A utilização de fluido incorrecto poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos graves ou fatais.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Substituir as escovas do limpa-vidros

    É possível deslocar manualmente os braços dos limpa-vidros com a ignição desligada. Isto facilita a substituição das escovas e a limpeza por baixo das escovas. Afaste o braço e a escova do limpa-vidros do vidro. Prima os dois botões de bloqueio. Rode e retire a escova do limpa-vidros. Monte pela ordem inversa à da desmontagem. Nota:  Certifique-se de que a escova do limpa-vidros bloqueia na posição correcta. Volte a baixar a escova e o braço do limpa-vidros em direcção ao pára-brisas. Os braços do limpa-vidros regressarão automaticamente à sua posição normal quando a ignição for ligada.

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Climatização

    CLIMATIZADOR MANUAL seletor de ativação/regulação do ventilador: 0 = ventilador apagado = velocidade de ventilação (é possível selecionar 7 tipos de velocidade diferentes) botão de ativação/desativação da recirculação de ar; seletor de regulação da temperatura do ar e ligação da função MAX A/C: zona azul-escuro = ar frio zona vermelha = ar quente botão de engate/desengate do compressor do climatizador (não previsto para versões apenas com o aquecedor); seletor de distribuição do ar:   saída de ar pelos difusores centrais e laterais saída de ar pelos bocais centrais, laterais e pelos difusores da zona dos pés dianteiros e traseiros saída de ar pelos difusores da zona dos pés dianteiros e traseiros e um ligeiro fluxo de ar também pelos bocais laterais no tablier saída de ar pelos difusores da zona dos pés dianteiros, traseiros, para o para-brisas, para os vidros laterais e um ligeiro fluxo de ar também para os bocais laterais no tablier saída de ar para o para-brisas, para os vidros laterais e um ligeiro fluxo de ar também para os difusores laterais no tablier

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.