Ford Kuga - Manual de Instruções > Tração às quatro rodas

Princípios de funcionamento

Este sistema é um sistema pró-activo. O sistema tem a capacidade de prever a derrapagem das rodas e de transferir binário para as rodas traseiras antes da ocorrência da derrapagem. Mesmo que não se verifique uma derrapagem das rodas, o sistema efectua continuamente ajustes na distribuição do binário, tentando melhorar o comportamento em recta e em curva, tanto em estrada como fora dela.

O sistema está sempre ligado e afeta o consumo de combustível.

Todos os componentes do sistema estão vedados e não necessitam de manutenção.

Utilizar a tração às quatro rodas

Nota:  Se existir uma avaria num sistema, será apresentada uma mensagem de aviso no visor de informações. Isto significa que o sistema não está a funcionar correctamente e passou para a predefinição de apenas tracção dianteira. Solicite a verificação do veículo junto de um concessionário autorizado.

Nota:  Será apresentada uma mensagem no visor de informações quando o sistema sobreaquecer e passar para tracção dianteira. Esta condição poderá ocorrer se utilizar o veículo em condições de carga extremamente elevadas ou com derrapagem excessiva das rodas (por exemplo, areias profundas). Para retomar a função da tracção integral assim que possível, pare o veículo num local seguro e desligue a ignição. Após o sistema arrefecer e a funcionalidade normal da tracção integral ser retomada, será apresentada uma mensagem durante aproximadamente cinco segundos.

Nota:  Se uma mensagem de aviso for apresentada no visor de informações ao utilizar o pneu sobresselente, essa mensagem deverá desaparecer após montar novamente o pneu reparado ou substituído e ligar a ignição.

Nota:  É aconselhável montar novamente o pneu reparado ou substituir o pneu assim que possível. Uma diferença assinalável entre os tamanhos dos pneus dos eixos dianteiro e traseiro poderá originar danos no sistema ou fazer com que o sistema passe para a predefinição de tracção dianteira.

O sistema oferece ao veículo algumas capacidades limitadas de todo-o-terreno. A utilização do veículo em condições que não passem por lama, neve e areia moderadas ou estradas irregulares poderá sujeitá-lo a um esforço e calor excessivos, o que poderá originar danos no sistema. Isto não será abrangido pela garantia do veículo.

Utilizar a tração às quatro rodas

Será apresentado um gráfico no visor de informações para o informar da distribuição de potência entre as rodas dianteiras e traseiras. Quanto mais preenchida estiver a área, mais potência estará a ser distribuída para essa roda.

Conduzir em condições especiais com tracção integral

Os veículos com tracção integral são apropriados para conduzir em areia, neve, lama e estradas irregulares e têm características de funcionamento algo diferentes dos veículos convencionais, tanto em estrada como fora dela.

Nota:  Poderá ser utilizar desligar o controlo de tracção. Isto permite uma maior rotação das rodas e um maior binário do motor em determinadas condições de todo-o-terreno ou se o veículo ficar preso.

Ao conduzir em todo-o-terreno a baixas velocidades com carga elevada, utilize uma mudança baixa sempre que possível. O funcionamento com uma mudança baixa maximizará a capacidade de refrigeração do motor e da transmissão.

Em condições de funcionamento difíceis, o ar condicionado poderá ligar e desligar-se, de modo a evitar o sobreaquecimento do motor.

Princípios básicos de funcionamento

  • Conduza mais lentamente se houver ventos cruzados que possam afectar as características normais de manobrabilidade do veículo.
  • Tenha cuidado ao conduzir o veículo em pisos escorregadios devido a areia solta, água, gravilha, neve ou gelo.
Se o veículo sair de estrada.

Se o veículo sair de estrada, reduza a velocidade do veículo e evite travagens fortes. Após reduzir a velocidade do veículo, coloque calmamente o veículo de novo na estrada. Não faça movimentos bruscos com o volante ao recolocar o veículo na estrada.

Poderá ser mais seguro ficar na berma da estrada e abrandar gradualmente antes de voltar à estrada. Se não abrandar ou se rodar o volante de forma demasiado brusca ou abrupta, poderá perder o controlo do veículo.

Poderá ser menos arriscado embater em pequenos objectos, como, por exemplo, reflectores da auto-estrada, com danos ligeiros no veículo, em vez de tentar um súbito regresso à estrada, o que poderá fazer com que o veículo fique fora de controlo ao derrapar ou capote. Não se esqueça de que a sua principal preocupação deverá ser a sua segurança e a segurança de terceiros.

Manobras de emergência

Numa situação de emergência inevitável em que seja necessário efectuar uma súbita curva apertada, não se esqueça de evitar manobras excessivas com o veículo (ou seja, rode o volante apenas com a rapidez e amplitude necessárias para evitar a emergência). Uma viragem excessiva poderá originar a perda de controlo do veículo. Aplique uma pressão suave no pedal do acelerador ou no pedal do travão quando for necessário alterar a velocidade do veículo. Evite viragens, acelerações e travagens bruscas. Isto poderá dar lugar a um maior risco de capotamento do veículo, perda de controlo do veículo e ferimentos. Utilize toda a superfície disponível da estrada para colocar o veículo numa direcção de condução segura.

No caso de uma paragem de emergência, evite bloquear as rodas e não efectue movimentos bruscos com o volante.

Se o veículo passar de um tipo de piso para outro (por exemplo, de betão para gravilha), haverá uma alteração na resposta do veículo a uma manobra (ou seja, viragens, acelerações ou travagens).

Areia

Ao conduzir em areia, tente manter as quatro rodas na área mais sólida do trilho. Evite reduzir a pressão dos pneus, mas passe para uma mudança mais baixa e percorra o terreno de forma constante. Carregue ligeiramente no acelerador e evite a derrapagem excessiva das rodas.

Não conduza o veículo em areia profunda durante um longo período de tempo. Isso fará com que o sistema sobreaqueça. Será apresentada uma mensagem no visor de informações.

Para retomar o funcionamento, desligue a ignição e deixe o sistema arrefecer durante 15 minutos, pelo menos. Após o sistema arrefecer, será apresentada uma mensagem no visor de informações durante breves instantes.

Ao conduzir a baixas velocidades em areias profundas com elevadas temperaturas exteriores, utilize uma mudança baixa sempre que possível. O funcionamento com uma mudança baixa maximizará a capacidade de refrigeração do motor e da transmissão.

Evite conduzir a velocidades excessivas, uma vez que tal fará com que a inércia do veículo actue contra si e o veículo poderá ficar preso ao ponto de poder ser necessária assistência de outro veículo. Não se esqueça, poderá ser possível fazer marcha-atrás através do caminho que percorreu, se actuar com cuidado.

Lama e água

Lama

Ao conduzir na lama, tenha cuidado ao efectuar alterações súbitas da velocidade do veículo ou de direcção. Mesmo os veículos com tracção integral poderão perder tracção em lama compacta. Se o veículo derrapar, vire na direcção da derrapagem até recuperar o controlo do veículo.

Após conduzir em lama, limpe quaisquer resíduos que tenham ficado presos nos veios de transmissão rotativos e nos pneus. O excesso de lama preso nos pneus e nos veios de transmissão rotativos poderá originar um desequilíbrio que poderá danificar os componentes de tracção.

Água

Se tiver de atravessar cursos de água profundos, conduza lentamente. A capacidade de tracção ou de travagem poderá ser limitada.

Ao atravessar cursos de água, determine a profundidade e evite que a água chegue acima da parte inferior dos aros das jantes. Se o sistema da ignição se molhar, o veículo poderá ir abaixo.

Após atravessar cursos de água, experimente sempre os travões. Os travões molhados não param o veículo com a mesma eficácia dos travões secos. A condução poderá ser melhorada carregando ligeiramente no pedal do travão ao circular lentamente.

Nota:  Atravessar cursos de água profundos poderá danificar a transmissão. Se o eixo dianteiro ou traseiro ficar submerso em água, o lubrificante do eixo e o lubrificante da unidade de transferência de potência deverão ser verificados e, se necessário, substituídos.

Conduzir em terrenos montanhosos e inclinados

Embora os obstáculos naturais possam fazer com que seja necessário subir ou descer um declive ou inclinação acentuados na diagonal, deverá tentar conduzir sempre a direito ao subir ou descer.

Nota:  Evite virar em inclinações ou declives acentuados. Existe o perigo de perder tracção, derrapar lateralmente e, possivelmente, capotar. Ao conduzir num declive, determine previamente o percurso que irá utilizar. Não passe pelo cume de um declive sem ver as condições existentes no outro lado. Não transponha um declive em marcha-atrás sem o auxílio de um observador.

Ao subir uma inclinação ou declive acentuado, comece numa mudança mais baixa, em vez de mudar de uma mudança alta para uma mudança inferior após o início da subida. Isto reduz o esforço sobre o motor e a possibilidade de este ir abaixo.

Se o veículo for abaixo, não tente dar meia-volta, uma vez que isso poderá fazer com que o veículo capote. É melhor fazer marcha-atrás até um local seguro.

Transfira apenas a potência suficiente às rodas para subir o declive. A potência em excesso fará com que os pneus deslizem, derrapem ou percam tracção, originando a perda de controlo do veículo.

Conduzir em terrenos montanhosos e inclinados

Desça um declive na mesma mudança que utilizaria para subir o declive, de modo a evitar carregar excessivamente no travão e sobreaquecer os travões. Não desça em ponto-morto. Desengrene a overdrive ou desloque a alavanca selectora da transmissão para uma mudança mais baixa. Ao descer um declive acentuado, evite súbitas travagens bruscas, uma vez que poderá perder o controlo. As rodas dianteiras têm de estar a rodar para direccionar o veículo.

O veículo possui travões antiblocagem. Como tal, carregue no travão de modo uniforme. Não bombeie o pedal do travão.

Conduzir em neve e gelo

  CUIDADO:  Se conduzir em condições escorregadias que exijam cabos ou correntes de neve, será fundamental conduzir com cuidado. Mantenha uma velocidade baixa, calcule distâncias de travagem mais longas e evite viragens agressivas, de modo a reduzir a probabilidade da perda de controlo do veículo, o que poderá originar ferimentos graves ou fatais. Se a traseira do veículo deslizar ao virar, vire na direcção da derrapagem até recuperar o controlo do veículo.

Nota:  O deslizamento excessivo dos pneus poderá originar danos na transmissão.

Os veículos com tracção integral têm vantagens relativamente aos veículos de tracção às duas rodas na neve e no gelo, mas poderão deslizar como qualquer outro veículo. Caso comece a deslizar ao conduzir em estradas com gelo ou neve, rode o volante na direcção da derrapagem até recuperar o controlo.

Evite aplicações súbitas de potência e mudanças rápidas de direcção em neve e gelo. Carregue no acelerador de forma ligeira e uniforme ao arrancar com o veículo parado.

Evite travagens bruscas. Embora um veículo com tracção integral possa acelerar melhor do que um veículo de tracção às duas rodas em neve e gelo, não parará mais rapidamente, uma vez que a travagem tem lugar nas quatro rodas. Não fique excessivamente confiante no que diz respeito às condições da estrada.

Certifique-se de que deixa uma distância suficiente entre si e os restantes veículos para parar. Conduza mais lentamente do que o habitual e considere utilizar uma das mudanças mais baixas. Em situações de paragem de emergência, carregue no travão de modo uniforme. Uma vez que o veículo possui um sistema de travões antiblocagem nas quatro rodas, não bombeie o pedal do travão.

Se o veículo ficar atolado em lama ou neve

Se o veículo ficar atolado em lama ou neve, poderá abaná-lo para o remover alternando entre mudanças de marcha em frente e mudanças de marcha-atrás, parando entre passagens de caixa num padrão constante. Carregue ligeiramente no acelerador em cada mudança.

Nota:  Não abane o veículo se o motor não estiver à temperatura de funcionamento normal, pois tal poderá causar danos na transmissão.

Nota:  Não abane o veículo durante mais de um minuto, pois tal poderá causar danos na transmissão e nos pneus ou sobreaquecer o motor.

Manutenção e modificações

Os sistemas da direcção e da suspensão do veículo foram concebidos e testados para proporcionar um desempenho previsível, independentemente de estar carregado ou vazio. Por este motivo, recomendamos vivamente que não efectue modificações, como, por exemplo, adicionar ou remover peças (por exemplo, jogos de elevação ou barras estabilizadoras) ou utilizar peças de substituição que não sejam equivalentes aos equipamentos de fábrica originais.

Recomendamos que tenha cuidado quando o veículo tiver uma carga elevada ou um dispositivo (por exemplo, escada ou suportes para bagagens). Quaisquer modificações do veículo que aumentem o centro de gravidade poderão fazer com que o veículo capote quando houver uma perda de controlo do veículo.

A realização de uma manutenção incorrecta do veículo poderá invalidar a garantia, aumentar os custos de reparação, reduzir o desempenho e as capacidades funcionais do veículo, afectando negativamente a sua segurança e a dos passageiros. Recomendamos que inspeccione frequentemente os componentes do chassis do veículo quando o veículo for sujeito a uma utilização em todo-o-terreno.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Caixa de velocidades automática

      CUIDADO:  Acione sempre o travão de mão por completo e certifique-se de que engrena a posição de estacionamento (P). Desligue a ignição e retire a chave sempre que sair do veículo.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Travões

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Reboque do atrelado (para a europa)

    Se estiver a pensar rebocar o automóvel, informe-se primeiro junto da Direcção- Geral de Viação sobre as normas legais em vigor. Uma vez que as leis nacionais diferem de país para país, os requisitos respeitantes ao reboque de atrelados, carros ou outros tipos de veículos ou equipamentos podem também ser diferentes. Solicite a um concessionário HYUNDAI mais informações sobre este assunto antes de rebocar um atrelado.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.