Ford Kuga - Manual de Instruções > Caixa de velocidades automática

  CUIDADO:  Acione sempre o travão de mão por completo e certifique-se de que engrena a posição de estacionamento (P). Desligue a ignição e retire a chave sempre que sair do veículo.

  CUIDADO:  Não carregue no pedal do travão e no pedal do acelerador em simultâneo. Carregar nos dois pedais em simultâneo durante mais do que alguns segundos limitará o rendimento do motor, o que poderá dificultar a manutenção da velocidade no trânsito e originar ferimentos graves.

Posições da alavanca selectora

Posições da alavanca selectora

P. Park (Parque)
R. Marcha atrás
N. Ponto morto
D. Condução
S. Modo esportivo

Prima o botão na parte dianteira da alavanca das mudanças para mudar para cada posição.

A posição da alavanca das mudanças será apresentada no visor do grupo de instrumentos.

Estacionamento (P)

  CUIDADO:  Coloque a alavanca seletora da transmissão na posição de estacionamento (P) apenas quando o veículo estiver parado.

Nesta posição, não é transmitida potência às rodas motrizes e a transmissão é bloqueada. É possível ligar o motor com a alavanca das mudanças nesta posição.

Nota:  Será emitido um aviso sonoro se abrir a porta do condutor e não tiver colocado a alavanca das mudanças na posição de estacionamento (P).

Marcha-atrás (R)

  CUIDADO:  Coloque a alavanca seletora da transmissão em marcha-atrás (R) apenas quando o veículo estiver parado e o motor ao ralenti.

Coloque a alavanca das mudanças na posição de marcha-atrás (R) para permitir que o veículo se desloque para trás.

Ponto morto (N)

  CUIDADO:  Em ponto morto (N), o veículo poderá rolar livremente. Se pretender sair do veículo, certifique-se de que aciona o travão de mão.

Nesta posição, não é transmitida potência às rodas motrizes, mas a transmissão não é bloqueada. É possível ligar o motor com a alavanca das mudanças nesta posição.

Condução (D)

A posição de condução (D) é a posição de condução normal para a melhor economia de combustível e suavidade. Coloque a alavanca das mudanças na posição de condução (D) para permitir que o veículo se desloque para a frente e mude automaticamente entre as mudanças de marcha-à-frente.

A transmissão passará para a mudança adequada ao desempenho ideal, com base na temperatura ambiente, inclinação do piso, carga do veículo e informações provenientes do condutor.

Modo desportivo (S)

Ative o modo desportivo colocando a alavanca das mudanças na posição Sport (S). No modo Desportivo, a transmissão selecionará a mudança ideal para o melhor desempenho. Esta seleção de mudança é geralmente inferior à do modo de Condução (D) e as passagens de caixa são mais rápidas.

Transmissão automática SelectShift

Esta funcionalidade permite selecionar mudanças superiores ou inferiores conforme pretender.

Desde que a velocidade de rotação do motor não exceda o limite máximo permitido, são permitidas passagens a mudanças inferiores. A SelectShift realiza automaticamente passagens a mudanças inferiores a baixas velocidades de rotação do motor de modo a impedir que o motor vá abaixo.

Nota:  Se for mantida uma rotação excessiva do motor sem engrenar outra mudança, podem ocorrer danos no motor.

A SelectShift não realiza automaticamente passagens a mudanças superiores, mesmo que o motor se aproxime do limite de RPM, a menos que o pedal do acelerador tenha cumprido todo o seu curso. Tenha em atenção a luz avisadora de passagem de caixa, a qual avisa sobre quando deve efetuar a passagem de caixa, de modo a poder certificar-se do nível máximo de eficiência e de economia de combustível.

Se o veículo estiver equipado com a patilha na alavanca das mudanças, prima o interrutor da patilha + na parte lateral da alavanca das mudanças para ativar a SelectShift.
  • Prima o botão (+) para a passagem a uma mudança superior.
  • Prima o botão (-) para uma passagem a uma mudança inferior.

Transmissão automática SelectShift

Se o veículo estiver equipado com patilhas no volante, puxe a patilha + no volante para ativar a SelectShift.

  • Empurre a patilha direita (+) para uma passagem a uma mudança superior.
  • Empurre a patilha esquerda (-) para uma passagem a uma mudança inferior.

Transmissão automática SelectShift

SelectShift no modo de condução (D):

  • Disponibiliza um controlo manual temporário da seleção de mudanças quando é necessária uma resposta mais exigente (por exemplo, ao rebocar um atrelado ou ao efetuar uma ultrapassagem). Este modo mantém uma mudança selecionada durante um período de tempo temporário em função da intervenção do condutor (por exemplo, intervenção no volante ou no pedal do acelerador).
SelectShift no modo desportivo (S):
  • Permite uma seleção manual das mudanças sem qualquer limite de tempo.
Para sair do modo SelectShift:
  • Se estiver no modo de condução (D), desloque a alavanca seletora para o modo desportivo (S) e, em seguida, de novo para o modo de condução (D).
  • Se estiver no modo desportivo (S), desloque a alavanca seletora para o modo de condução (D) e, em seguida, de novo para o modo desportivo (S). OU
  • Apenas veículos Diesel: prima e mantenha premido o botão + (se existir) ou a patilha + no volante (se existir) durante 3 segundos.
O grupo de instrumentos apresenta a mudança atual. Se for solicitada uma mudança que não esteja disponível devido às condições do veículo (velocidade de rotação do motor demasiado baixa ou demasiado elevada), a mudança atual piscará três vezes.

Nota:  No curso máximo do pedal do acelerador, a transmissão poderá efetuar uma passagem automática a uma mudança inferior de modo a garantir o máximo desempenho.

Nota:  Em condições de tração reduzida, é possível arrancar em segunda velocidade com o SelectShift. Para realizar esta operação, selecione o modo de condução (D) ou desportivo (S) e prima o botão + (se existir) ou puxe a patilha + (se existir) até ser apresentado 2 no grupo de instrumentos. O veículo está agora pronto para se deslocar em 2.ª velocidade.

Alavanca de desengate de emergência da posição de estacionamento

  CUIDADO:  Não conduza o veículo até verificar se as luzes de travagem estão a funcionar.

  CUIDADO:  Ao realizar este procedimento, é necessário remover a transmissão da posição de estacionamento (P), o que significa que o veículo pode deslocar-se livremente. Para evitar um movimento inadvertido do veículo, acione sempre o travão de estacionamento por completo antes de realizar este procedimento. Utilize calços nas rodas, se necessário.

  CUIDADO:  Se o travão de mão for totalmente solto, mas se a luz avisadora dos travões permanecer acesa, os travões poderão não estar a funcionar correctamente. Solicite a verificação do veículo o mais rapidamente possível.

No caso de uma avaria elétrica ou se a bateria do veículo estiver descarregada, utilize o seguinte procedimento para retirar a alavanca das mudanças da posição de estacionamento (P).

  1. Acione o travão de mão e desligue a ignição.

Alavanca de desengate de emergência da posição de estacionamento

  1. Utilizando uma chave de fendas, remova a tampa do alojamento da alavanca das mudanças.

Alavanca de desengate de emergência da posição de estacionamento

  1. Localize a alavanca branca, situada no lado esquerdo da alavanca das mudanças.

Alavanca de desengate de emergência da posição de estacionamento

  1. Desloque a alavanca branca em direção à traseira do veículo e desloque a alavanca das mudanças da posição de estacionamento (P) para a posição de ponto-morto (N).
  1. Coloque novamente a tampa do alojamento da alavanca das mudanças, carregue no pedal do travão, ligue a ignição e solte o travão de mão.
Nota:  Dirija-se a um concessionário autorizado assim que possível.

Programação adaptativa da transmissão automática

Esta funcionalidade pode melhorar a durabilidade e proporcionar uma sensibilidade consistente nas passagens de caixa ao longo da vida útil do veículo. Um veículo ou transmissão novos podem ter passagens de caixa duras, suaves ou ambas. Este funcionamento é considerado normal e não afeta o funcionamento ou durabilidade da transmissão. Com o passar do tempo, o processo de programação adaptativa atualiza por completo o funcionamento da transmissão.

Se o veículo ficar atolado em lama ou neve

Nota:  Não abane o veículo se o motor não estiver à temperatura de funcionamento normal, pois tal poderá causar danos na transmissão.

Nota:  Não abane o veículo durante mais de um minuto, pois tal poderá causar danos na transmissão e nos pneus ou sobreaquecer o motor.

Se o veículo ficar atolado em lama ou neve, poderá abaná-lo para o remover alternando entre mudanças de marcha em frente e mudanças de marcha-atrás, parando entre passagens de caixa num padrão constante.

Carregue ligeiramente no acelerador em cada mudança.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Caixa de velocidades manual

    Informação Geral Não pouse a mão na alavanca das mudanças nem utilize a alavanca das mudanças para pendurar ou suportar objetos. Tal poderá causar danos na transmissão que não estejam abrangidos pela Garantia do veículo.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Tração às quatro rodas

    Princípios de funcionamentoEste sistema é um sistema pró-activo. O sistema tem a capacidade de prever a derrapagem das rodas e de transferir binário para as rodas traseiras antes da ocorrência da derrapagem. Mesmo que não se verifique uma derrapagem das rodas, o sistema efectua continuamente ajustes na distribuição do binário, tentando melhorar o comportamento em recta e em curva, tanto em estrada como fora dela.

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema BSA (Blind Spot Assist)

    O veículo pode estar equipado com o sistema BSA (Blind Spot Assist) para a monitorização dos pontos cegos. O sistema BSA utiliza dois sensores de radar, situados no para-choques traseiro (um de cada lado - consultar fig. 55 ) para detetar a presença de veículos (automóveis, camiões, motocicletas, etc.) nos ângulos mortos da zona lateral do veículo.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.