(se presente)
DESCRIÇÃO
O Adaptive Cruise Control (ACC) é um dispositivo de assistência à condução, de controlo eletrónico, que combina as funcionalidades do Cruise Control com uma função de controlo da distância em relação ao veículo da frente.
O Adaptive Cruise Control (ACC) utiliza um sensor de radar, situado por detrás do para-choques dianteiro fig. 98 e uma câmara, situada na zona central do para-brisas fig. 99 para detetar a presença de um veículo a uma distância aproximada.
Estão disponíveis dois modos de funcionamento:
modo "Cruise Control Adaptativo" para manter uma distância adequada entre os veículos (no display do quadro de instrumentos surge a mensagem "Adaptive Cruise Control");
modo "Cruise Control eletrónico" para manter o veículo a uma velocidade constante predefinida.
Para mudar o modo de funcionamento, prima o botão situado no volante (consulte o descrito nas páginas seguintes).
ATIVAÇÃO/DESATIVAÇÃO DO ADAPTIVE CRUISE CONTROL
Ativação
Para ativar o dispositivo, premir e soltar o botão (ver figura fig. 100 ).
ATENÇÃO É perigoso deixar o dispositivo ativado quando não estiver a ser utilizado: existe o risco de o programar inadvertidamente e de perder o controlo do veículo devido a um excesso de velocidade imprevisto.
Desativação
Com o dispositivo ativo, para o desativar, prima e solte o botão . o visor apresenta uma mensagem específica.
DEFINIÇÃO DA VELOCIDADE DESEJADA
O dispositivo pode ser definido apenas com velocidade superior a 30 km/h (ou valor equivalente em milhas) e inferior a 180 km/h (ou valor equivalente em milhas).
Quando o veículo atingir a velocidade desejada, premir e soltar o botão SET + ou SET - para definir a velocidade para a velocidade atual: no display será apresentada a velocidade definida. Em seguida, levantar o pé do pedal do acelerador.
Com o sistema programado, o ícone dedicado no visor (consultar o parágrafo anterior) é de cor branca nas versões com visor de uma só cor e de cor verde nas versões com visor a cores.
AVISO Carregando no pedal do acelerador, a velocidade do veículo pode ultrapassar o valor definido.
Mantendo o acelerador premido:
Ao soltar o pedal do acelerador, o dispositivo voltará ao funcionamento normal.
O sistema não pode ser programado
Em caso de sistema definido, as condições acima descritas causam ainda uma anulação ou a desativação do sistema com tempos que podem variar em função das condições.
AVISO! Com o dispositivo programado, carregando no pedal do acelerador, é possível atingir velocidades superiores às programáveis pelo sistema. Nesta condição o dispositivo não se desativa automaticamente, mas o desempenho do dispositivo é limitado: recomenda-se a sua desativação.
ALTERAÇÃO DA VELOCIDADE
Aumento da velocidade
Uma vez programado o dispositivo, é possível aumentar a velocidade memorizada mantendo premido o botão SET +.
Premindo uma vez o botão SET +: a velocidade programada aumenta 1 km/h (ou valor equivalente em milhas). De cada vez que se carrega no botão, obtém-se um aumento de 1 km/h (ou valor equivalente em milhas).
Mantendo premido o botão SET +: a velocidade programada aumenta em intervalos de 5 km/h (ou valor equivalente em milhas) até se soltar o botão. O aumento da velocidade programada é apresentado no display.
Diminuição da velocidade
Uma vez programado o dispositivo, é possível reduzir a velocidade programada mantendo premido o botão SET -.
Premindo uma vez o botão SET -: a velocidade programada é reduzida1 km/h (ou valor equivalente em milhas). De cada vez que se carrega no botão, obtém-se uma redução de 1 km/h (ou valor equivalente em milhas).
Mantendo premido o botão SET -:a velocidade programada diminui em intervalos de 5 km/h (ou valor equivalente em milhas) até se soltar o botão. A diminuição da velocidade programada é apresentada no visor.
NOTA! Se se selecionar, através do Drive Mode Selector, o modo "Sport" o ACC colocar-se-á num modo desportivo: o sistema tornar-se-á mais reativo na fase de aceleração.
ACELERAÇÃO EM CASO DE ULTRAPASSAGEM
Quando se conduz com o dispositivo programado e se segue um veículo, o dispositivo fornece uma aceleração adicional para facilitar a ultrapassagem, circulando acima de uma determinada velocidade e ativando o indicador de direção esquerdo em versões com volante à direita (ou o indicador de direção direito para versões com volante à esquerda).
VOLTAR A CHAMAR A VELOCIDADE
Uma vez anulado o sistema, mas não desativado, se tiver sido anteriormente programada uma velocidade, será suficiente premir o botão RES e retirar o pé do pedal do acelerador para a recuperar.
O sistema será programado com a última velocidade memorizada.
Antes de repor a velocidade anteriormente programada, coloque-se perto da mesma antes de premir o botão RES e solte-o.
DEFINIÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE VEÍCULOS
A distância entre o veículo e o da frente pode ser definida escolhendo entre as definições de 1 barra (curta), 2 barras (média), 3 barras (longa), 4 barras (máxima) fig. 101.
As distâncias do veículo que precede são proporcionais à velocidade. O intervalo de tempo relativamente ao veículo que precede é constante e varia de 1 segundo (para a definição de 1 barra para a distância curta) a 2 segundos (para a definição de 4 barras para a distância máxima).
Na primeira utilização do dispositivo, a definição da distância é 4 (máxima).
Uma vez alterada a distância pelo condutor, a nova distância será memorizada mesmo após a desativação e reativação do sistema.
Diminuição da distância
Para diminuir a definição relativa à distância, premir e libertar o botão .
Sempre que se carrega no botão, a definição da distância diminui uma barra (mais curta).
Se não houver veículos à frente, é mantida a velocidade definida. Uma vez atingida a distância mais curta ao premir novamente o botão definir-se-á a distância mais longa.
O veículo mantém a distância programada até:
AVISO A travagem máxima aplicada pelo dispositivo é limitada. O condutor pode, em todo o caso, se necessário, continuar a travar manualmente.
AVISO Se o dispositivo previr que o nível de travagem é insuficiente para manter a distância definida, tal é assinalado ao condutor, mediante a apresentação de uma mensagem no display a indicar a aproximação ao veículo da frente. É emitido, também, um sinal sonoro. Neste caso, convém travar imediatamente na medida necessária para manter a distância de segurança em relação ao veículo da frente.
AVISO É da responsabilidade do condutor garantir que, ao longo da trajetória do veículo, não há peões, outros veículos ou objetos. O incumprimento destas advertências poderá causar acidentes ou lesões pessoais.
AVISO É da total responsabilidade do condutor manter a distância de segurança em relação ao veículo da frente, cumprindo as normas rodoviárias vigentes nos vários países.
DESATIVAÇÃO
O dispositivo é desativado e a velocidade programada é cancelada se:
O dispositivo é anulado (mantendo memorizada a velocidade e a distância definidas):
Se estas condições se verificarem durante uma desaceleração do sistema relativamente a um veículo que o preceda, o sistema poderá continuar a desaceleração, se necessário, mesmo após a anulação ou a desativação dentro da velocidade mínima programável do sistema.
MODO CRUISE CONTROL ELETRÓNICO
Para além do modo Adaptive Cruise Control (ACC) está disponível o modo Cruise Control eletrónico, para a circulação a uma velocidade constante.
Se existir no veículo o Adaptive Cruise Control (ACC), o Cruise Control eletrónico funciona do mesmo modo que o ACC (premindo o botão do Cruise Control) com a diferença de que:
Antes de repor a velocidade anteriormente programada, colocar-se perto da mesma antes de premir o botão RES e soltá-lo.
AVISO
Prestar sempre a máxima atenção durante a condução de forma a estar sempre pronto a intervir nos travões sempre que seja necessário.
O sistema constitui uma ajuda à condução: o condutor nunca deve reduzir a atenção durante a condução. A responsabilidade da condução está sempre confiada ao condutor, que deve ter em consideração as condições do tráfego para conduzir em completa segurança. O condutor deve manter sempre uma distância de segurança relativamente ao veículo que o precede.
O dispositivo não se ativa na presença de peões, veículos a chegar no sentido de marcha oposto ou a circular em sentido transversal e objetos parados (por ex. um veículo bloqueado num engarrafamento na estrada ou avariado).
O dispositivo não consegue ter em conta as condições rodoviárias, de trânsito e atmosféricas e em condições de pouca visibilidade (por ex. em caso de nevoeiro).
O dispositivo não reconhece sempre totalmente condições de condução complexas, que poderão dar lugar a avaliações erradas ou inexistentes sobre a distância de segurança a manter.
O dispositivo não consegue aplicar o máximo da força de travagem ao veículo: esta não será, assim, parada completamente.
ATENÇÃO
O sensor pode ter funcionalidade limitada ou ausente devido às condições atmosféricas, tais como chuva forte, granizo, presença de nevoeiro cerrado ou neve abundante.
A área de para-choques à frente do sensor não deve estar coberta de adesivos, faróis auxiliares ou qualquer outro objeto.
A funcionalidade pode ficar comprometida por uma qualquer modificação estrutural efetuada no veículo como, por exemplo, uma modificação do alinhamento frontal, mudança dos pneus, ou uma carga mais elevada relativamente à padrão prevista para o veículo.
Reparações incorretas realizadas na parte frontal do veículo (por ex. para-choques, chassis) podem alterar a posição do sensor do radar e comprometer o seu funcionamento.
Dirigir-se à Rede de Assistência Fiat para qualquer reparação deste tipo.
Não alterar ou realizar intervenções no sensor do radar ou na câmara localizada no para-brisas. Em caso de avaria do sensor, é necessário dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.
Evitar lavagens com jatos de alta pressão na zona inferior do para-choques: em particular, evitar mexer no conector elétrico do sistema.
Atenção a reparações e novas pinturas na zona à volta do sensor (moldura que cobre o sensor no lado esquerdo do para-choques). Em caso de choques frontais, o sensor pode desativar-se automaticamente e visualizar, no display, uma sinalização para indicar que é necessário mandar reparar o sensor.
Também na ausência de sinalizações de avaria, desativar a funcionalidade do sistema se se suspeitar que a posição do sensor do radar foi alterada (por ex. devido a embates frontais a baixa velocidade como nas manobras de estacionamento).
Nestes casos, dirigir-se à Rede de Assistência Fiat para proceder ao realinhamento ou à substituição do sensor do radar.