É um dispositivo de assistência à condução, de controlo electrónico, que permite manter o veículo a uma velocidade desejada, sem necessitar de carregar no pedal do acelerador. Este dispositivo pode ser utilizado a uma velocidade superior a 30 km/h, em longos troços de estrada rectos, secos e com poucas variações de velocidade (por ex. percursos em auto-estradas).
A utilização do dispositivo não é vantajosa em estradas extra-urbanas com muito trânsito. Não utilizar o dispositivo na cidade.
ATIVAÇÃO DO DISPOSITIVO
Para ativar o dispositivo, premir o botão A fig. 97.
A ativação do dispositivo é assinalada pelo acendimento do símbolo no visor e, em algumas versões, pela apresentação de uma mensagem específica.
Se o Speed Limiter estiver ligado, é necessária uma dupla pressão do botão A fig. 97 para engatar o Cruise Control (a primeira pressão desativa o Speed Limiter, a segunda ativa o Cruise Control).
O dispositivo não pode ser ativado na 1 a velocidade, em marcha-atrás e em ponto-morto: é aconselhável ativá-lo com velocidades iguais ou superiores à 3a velocidade.
ATENÇÃO É perigoso deixar o dispositivo ligado quando não está a ser utilizado. De facto, existe o risco de o ativar involuntariamente e perder o controlo do veículo devido a um excesso de velocidade imprevisto.
DEFINIÇÃO DA VELOCIDADE DESEJADA
Proceder do seguinte modo:
Em caso de necessidade (por ex., em caso de ultrapassagem), é possível aumentar a velocidade carregando no acelerador: ao soltar o pedal, o veículo reposicionar-se-á na velocidade anteriormente memorizada.
Ao enfrentar troços em descida com o dispositivo activado, é possível que a velocidade do veículo possa atingir um valor ligeiramente superior ao definido.
ATENÇÃO Antes de premir os botões SET + ou SET -, o veículo deve viajar a velocidade constante em terreno nivelado.
AUMENTO DA VELOCIDADE
Uma vez activado o Cruise Control electrónico, é possível aumentar a velocidade premindo o botão SET +.
DIMINUIÇÂO DA VELOCIDADE
Com o dispositivo activado, para diminuir a velocidade, premir o botão SET - .
VOLTAR A CHAMAR A VELOCIDADE
Para versões com caixa automática a funcionar na modalidade D (Drive - automático), para voltar a chamar a velocidade definida anteriormente, premir o botão RES e soltá-lo.
Para versões com caixa manual ou com caixa automática na modalidade Autostick (sequencial), antes de voltar a chamar a velocidade definida anteriormente, é necessário colocar-se junto da mesma, antes de premir o botão RES e soltá-lo.
DESACTIVAÇÃO DO DISPOSITIVO
Uma ligeira pressão no pedal do travão, a pressão do botão CANC desactivam o Cruise Control electrónico, sem apagar a velocidade memorizada.
O Cruise Control pode também ser desactivado em caso de activação do travão de estacionamento eléctrico (EPB) ou em caso de intervenção do sistema de travagem (por ex. intervenção do sistema ESC).
DESATIVAÇÃO DO DISPOSITIVO
O dispositivo Cruise Control electrónico desactiva-se premindo o botão A fig. 97 ou deslocando o dispositivo de arranque para STOP.
AVISO
Durante a marcha com o dispositivo ativado, não posicionar a alavanca da caixa de velocidades em ponto morto.
Em caso de funcionamento defeituoso ou avaria do dispositivo, contactar a Rede de Assistência Fiat.
O Cruise Control eletrónico pode ser perigoso nos casos em que o sistema não seja capaz de manter uma velocidade constante. Em algumas condições, a velocidade pode ser excessiva, com o risco de perder o controlo do veículo e provocar acidentes. Não usar o dispositivo em condições de trânsito intenso ou em estradas sinuosas, congeladas, com neve ou escorregadias.