Para engatar as mudanças, carregar a fundo no pedal da embraiagem e colocar a alavanca da caixa de velocidades na posição desejada (o esquema de engate das mudanças encontra-se no punho da alavanca).
Para engatar a 6a velocidade (se presente), acionar a alavanca exercendo uma pressão para a direita para evitar engatar erradamente a 4a velocidade. Ação análoga para a passagem da 6a para a 5a velocidade.
Versões 1.0 - 1.3 - 1.4 Turbo Multi Air - 1.6 Multijet: Para engatar a marcha-atrás R a partir da posição de ponto morto, levantar o anel A fig. 90 situado sob o punho e, simultaneamente, deslocar a alavanca para a esquerda e depois para a frente.
Versões 1.6 E.Torq: Para engatar a marcha-atrás R a partir da posição de ponto-morto, deslocar a alavanca para a direita e, de seguida, para trás.
ATENÇÃO A marcha-atrás apenas pode ser engrenada com o veículo totalmente parado. Para as versões 1.6 E.Torq: com o motor ligado, antes de engatar a marcha-atrás, aguardar pelo menos 2 segundos com o pedal da embraiagem totalmente premido, para evitar danificar as engrenagens e raspar.
ATENÇÃO A utilização do pedal da embraiagem deve estar limitada exclusivamente às mudanças de velocidades. Não conduzir com o pé apoiado no pedal da embraiagem mesmo que ligeiramente. Em algumas circunstâncias, a eletrónica de controlo do pedal da embraiagem pode intervir interpretando o estilo errado de condução como uma avaria.
AVISO
Para mudar corretamente as velocidades, é necessário carregar a fundo no pedal da embraiagem. Portanto, o pavimento por baixo da pedaleira não deve apresentar obstáculos: certifique-se de que eventuais tapetes estão sempre bem esticados e não interferem com os pedais.
ATENÇÃO
Não conduzir com a mão apoiada na alavanca da caixa de velocidades, porque o esforço exercido, mesmo se ligeiro, com o tempo pode desgastar os elementos internos na caixa de velocidades.