Todos os lugares nos bancos do veículo estão equipados com cintos de segurança com três pontos de fixação, com respectivo enrolador.
O mecanismo do enrolador intervém bloqueando a fita em caso de travagem brusca ou de forte desaceleração devido a um embate. Esta característica permite, em condições normais, o livre deslizamento da fita no cinto, de modo a adaptar-se perfeitamente ao corpo do ocupante.
Em caso de acidente ou de travagens bruscas, objetos posicionados sobre a cortina poderão ser projetados para o interior do habitáculo, com o risco de ferir os ocupantes.
O condutor deve respeitar (e fazer respeitar a todos os passageiros) as disposições legislativas locais relativas à obrigação e formas de utilização dos cintos de segurança.
Apertar sempre os cintos de segurança antes de iniciar a viagem.
UTILIZAÇÃO DOS CINTOS DE SEGURANÇA
Colocar o cinto de segurança mantendo o tronco erecto e apoiado contra o encosto.
Para apertar os cintos, segurar na lingueta de engate A fig. 63 e introduzi-la na sede da fivela B, até ouvir um estalido de bloqueio.
Se, durante a extração do cinto, este se bloquear, é necessário deixá-lo enrolar por um breve troço e puxá-lo novamente evitando manobras bruscas.
Para desapertar o cinto, premir o botão C fig. 63 e acompanhar o cinto durante a sua recolha de modo a evitar que fique torcido.
Com o veículo estacionado em estradas com forte inclinação, o enrolador pode bloquear, o que é normal. Além disso, o mecanismo do enrolador bloqueia o cinto a cada extração rápida ou em caso de travagens bruscas, embates ou curvas a velocidade elevada.
Uma vez sentados, usar os cintos de segurança dos lugares posteriores como ilustrado na fig. 64.
ATENÇÃO Ao voltar a colocar o banco posterior da posição rebatida na de utilização normal, prestar atenção à reposição correcta do cinto de segurança, de modo a garantir uma imediata disponibilidade.
REGULAÇÃO EM ALTURA DOS CINTOS DE SEGURANÇA
É possível efectuar a regulação em altura em cinco posições diferentes.
Para efectuar a regulação em altura, de cima para baixo, é necessário premir simultaneamente (de modo oposto) os botões A fig. 65 (localizados no punho B) e fazer deslizar o punho para baixo.
Para efectuar a regulação em altura, de baixo para cima, basta fazer deslizar o punho B (sem ter de premir nada).
Regular sempre a altura dos cintos de segurança, adaptando-as ao corpo dos passageiros: esta precaução pode reduzir consideravelmente o risco de lesões em caso de choque.
A regulação correcta obtém-se quando o cinto passa cerca de metade entre a extremidade do ombro e o pescoço.
AVISO
Não premir o botão C com o veículo em andamento.
Lembrar-se que, em caso de colisão violenta, os passageiros dos bancos traseiros que não colocarem os cintos, além de se expor pessoalmente a um grave risco, constituem um perigo também para os ocupantes dos lugares dianteiros.
A regulação em altura dos cintos de segurança deve ser efetuada com o veículo parado.
Após a regulação em altura, certificar-se sempre de que o punho está bem bloqueado numa das posições previstas. Efetuar, portanto, com os botões A soltos, outro empurrão para baixo para permitir o estalido do dispositivo de fixação, se a libertação não tiver sido efetuada em correspondência com uma das posições estabelecidas.