Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Compatibilidade dos combustíveis

Combustível utilizado pelos motores a gasolina

Os motores a gasolina são compatíveis com os biocombustíveis, em conformidade com as normas europeias atuais e futuras, podendo ser vendidas nas bombas:

Gasolina conforme a norma EN228 misturada com um combustível que respeite a norma EN15376.

Apenas é autorizada a utilização de aditivos combustíveis de gasolina que respeitem a norma B715001.

Combustível utilizado pelos motores a Diesel

Os motores a Diesel são compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, atuais e futuras, podendo ser distribuídos nas bombas:

Gasóleo que cumpra a norma EN590 em mistura com um biocombustível que cumpra a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácidos Gordos),

Combustível utilizado pelos motores a Diesel

Gasóleo que cumpra a norma EN16734 em mistura com um biocombustível que cumpra a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 10% de Éster Metílico de Ácidos Gordos),

Gasóleo parafínico que cumpra a norma EN15940 em mistura com um biocombustível que cumpra a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácidos Gordos).

  A utilização de combustível B20 ou B30 que cumpram a norma EN16709 é possível com o seu motor Diesel.

No entanto, esta utilização, mesmo que ocasional, necessita da aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas, denominadas de "Deslocações Severas".

Para mais informações, consulte um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.

A utilização de um outro tipo de (bio) combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico, etc.) é estritamente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).

 

Apenas é autorizada a utilização de aditivos combustíveis Diesel que cumpram a norma B715000.

Diesel a baixa temperatura

A temperaturas abaixo de 0 ºC, a formação de parafinas em combustíveis a gasóleo de tipo verão pode implicar uma operação anormal do circuito de fornecimento de combustível.

Para evitar isso, recomendamos a utilização de combustível diesel de tipo inverno e manter o depósito acima dos 50% de enchimento.

Se, apesar disso, a temperaturas abaixo de -15 ºC o motor tiver problemas ao arrancar, saia do veículo numa garagem ou oficina aquecida durante algum tempo.

Deslocação ao estrangeiro

Certos combustíveis podem danificar o motor do veículo.

Nalguns países, pode ser necessária a utilização de um combustível particular (índice de octano e nome de venda específicos, etc.) para garantir o funcionamento correto do motor.

Para mais informações, contacte o revendedor.

    Consulte mais informacao:

     Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Informações práticas

     Citroën C4 Cactus - Manual de Instruções > Depósito de combustível

    Capacidade do depósito: Gasolina: cerca de 50 litros. Diesel: cerca de 45 ou 50 litros (consoante a versão). No caso de abastecer combustível que não seja adequado ao motor do seu veículo, é indispensável que proceda à drenagem do depósito e que o abasteça com o combustível correto, antes de ligar o motor.

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Dispositivo de arranque

    Versões com chave mecânica A chave pode rodar para três posições diferentes fig. 5: STOP: motor parado, chave extraível, bloqueio da direção (com chave extraída). Alguns dispositivos elétricos (por ex., fecho centralizado das portas, alarme, etc.) estão, contudo, disponíveis; MAR: posição de marcha. Todos os dispositivos elétricos estão disponíveis; AVV: arranque do motor.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.