Nota: Se os pneus denotarem um desgaste irregular, solicite a um concessionário autorizado que verifique e corrija um eventual desalinhamento das rodas, desequilíbrio dos pneus ou problema mecânico envolvido antes da rotação dos pneus.
Nota: O veículo poderá estar equipado com um conjunto de pneu e roda sobresselentes diferentes. Um conjunto de pneu e roda sobresselentes diferentes é definido como um pneu ou roda sobresselentes que são diferentes ao nível da marca, tamanho ou aspeto dos pneus e rodas normais. Se tiver um conjunto de pneu e roda sobresselentes diferentes, destinar-se-á a ser utilizado de forma exclusivamente temporária e não deverá ser utilizado numa rotação dos pneus.
Nota: Após a rotação dos pneus, é necessário verificar e ajustar a pressão de enchimento de acordo com os requisitos do veículo.
A rotação dos pneus a intervalos regulares de 3.000 a 6.000 milhas (5.000 a 10.000 quilómetros) ajudará a fazer com que os pneus se desgastem de modo mais uniforme, proporcionando um melhor desempenho dos pneus e uma extensão da vida útil do respetivo piso. Por vezes, o desgaste irregular dos pneus pode ser corrigido com a rotação dos pneus.Rotação dos pneus
Veículos com tração dianteira e veículos com tração integral (pneus dianteiros no lado esquerdo do diagrama).Pneus não direcionais
Pneus direcionais
Utilizar pneus de verão
Os pneus de verão proporcionam um melhor desempenho em pisos molhados e secos. Os pneus de verão não possuem o índice de tração de pneus de Lama e neve (M+S ou M/S) na parede lateral do pneu. Dado que os pneus de verão não têm o mesmo desempenho de tração dos pneus para todo o ano ou dos pneus de neve, não recomendamos a utilização de pneus de verão quando as temperaturas descem para aproximadamente 7ºC ou valores inferiores (dependendo do desgaste dos pneus e das condições ambientais) ou com a presença de neve e gelo. Tal como acontece com qualquer pneu, o desempenho dos pneus de verão é afetado pelo desgaste dos pneus e pelas condições ambientais. Se tiver de conduzir nestas condições, recomendamos a utilização de pneus de Lama e neve (M+S, M/S), pneus para todo o ano ou pneus de neve.Guarde sempre os pneus de verão no interior a temperaturas superiores a -7ºC. Os compostos de borracha utilizados nestes pneus perdem flexibilidade e poderão desenvolver fissuras à superfície na área do piso a temperaturas inferiores a -7ºC. Se os pneus tiverem sido sujeitos a temperaturas de -7ºC ou inferiores, aqueça-os num espaço aquecido a, pelo menos, 5ºC durante, pelo menos, 24 horas antes de os montar no veículo ou de colocar o veículo em movimento com os pneus montados, ou de verificar o enchimento dos pneus. Não coloque pneus perto de aquecedores ou aparelhos de aquecimento utilizados para aquecer a sala onde os pneus são guardados. Não aplique calor ou sopre ar quente diretamente sobre os pneus. Inspecione sempre os pneus após o período de armazenamento antes de os utilizar.
Utilizar pneus de inverno
Recomendamos a utilização de pneus de inverno ou de pneus para todo o ano que apresentem este símbolo quando a temperatura é 7ºC ou inferior, ou na presença de neve e gelo.
Encha os pneus de inverno com pressões dos pneus idênticas às indicadas na tabela de pressão dos pneus.
CUIDADO: Os pneus de inverno têm de ter o mesmo tamanho, índice de carga e índice de velocidade dos pneus originalmente montados pela Ford. A utilização de qualquer pneu ou roda não recomendados pela Ford poderá afetar a segurança e o desempenho do veículo, o que poderá originar um maior risco de perda de controlo do veículo, capotamento do veículo, ferimentos e morte. Adicionalmente, a utilização de pneus e rodas não recomendados poderá originar avarias na direção, suspensão, eixo, caixa de transferência ou unidade de transferência de potência. Cumpra a pressão de enchimento dos pneus recomendada pela Ford, que se encontra na Etiqueta de certificação de conformidade com a segurança (no pilar da dobradiça da porta, na coluna do trinco da porta ou na extremidade da porta que entra em contacto com a coluna do trinco da porta, junto ao banco do condutor) ou na Etiqueta dos pneus, situada no pilar B ou na extremidade da porta do condutor. A não observância das recomendações de pressão dos pneus poderá originar padrões irregulares de desgaste do piso e afetar negativamente o comportamento do veículo. |
Utilizar correntes para neve
CUIDADO: Não exceda 50 km/h. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte. |
Nota: O sistema de travões antiblocagem continuará a funcionar normalmente.
Use apenas correntes para neve de elos pequenos.Use correntes de neve apenas nas rodas dianteiras.
Veículos com controlo de estabilidadeSe o controlo de estabilidade estiver ligado, o veículo poderá apresentar algumas características de condução invulgares. Para reduzir esse efeito, desligue o controlo de tracção. Consulte Using Stability Control.