Ford Kuga - Manual de Instruções > Sistema de controlo da pressão dos pneus

  CUIDADO:  O sistema de controlo da pressão dos pneus não substitui a verificação manual da pressão dos pneus. Deverá verificar periodicamente a pressão dos pneus utilizando um manómetro de pressão. A ausência de uma manutenção correta da pressão dos pneus poderá aumentar o risco de falhas dos pneus, perda de controlo, capotamento do veículo e ferimentos.

Nota:  Apenas deverá utilizar vedantes de pneus em emergências na estrada, dado que poderão provocar danos no sensor do sistema de controlo da pressão dos pneus. 

Nota:  Se o sensor do sistema de controlo da pressão dos pneus for danificado, poderá não funcionar.

Missing Image  Verifique mensalmente cada um dos pneus, incluindo o pneu sobresselente, se existir, a frio e encha com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo indicada na etiqueta do veículo ou na etiqueta das pressões de enchimento dos pneus. A montagem de pneus que não correspondam ao tamanho dos pneus do equipamento original poderá fazer com que o velocímetro apresente uma velocidade incorreta do veículo.

Como medida de segurança adicional, o veículo foi equipado com um Sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) que ilumina a luz avisadora de baixa pressão dos pneus quando um ou mais pneus apresentam um enchimento significativamente insuficiente. Assim sendo, quando o indicador de baixa pressão dos pneus se acende, deverá parar e verificar os pneus o mais depressa possível e enchê-los com a pressão correta. Conduzir com um pneu com um enchimento significativamente insuficiente faz com que o mesmo sobreaqueça e possa falhar. Um enchimento insuficiente também provoca um maior consumo de combustível e uma diminuição do tempo de vida útil do piso dos pneus, o que pode afetar a capacidade de travagem e a manobrabilidade do veículo.

Tenha em atenção que o TPMS não substitui a devida manutenção dos pneus, sendo da responsabilidade do condutor manter a pressão correta dos pneus, mesmo que a situação de enchimento insuficiente não tenha atingido um nível suficiente para ativar o acendimento da luz avisadora de baixa pressão de um pneu do TPMS.

O veículo também foi equipado com um indicador de avaria do TPMS para indicar se o sistema não está a funcionar corretamente. O indicador de avaria do TPMS é combinado com o indicador de baixa pressão dos pneus. Quando o sistema detetar uma avaria, o indicador pisca durante aproximadamente um minuto e, em seguida, permanece aceso. Esta sequência continua em posteriores arranques do veículo enquanto a avaria existir.

Quando a luz indicadora de avaria estiver acesa, o sistema poderá não conseguir detetar ou assinalar baixa pressão dos pneus como previsto. Avarias do TPMS podem ocorrer por uma variedade de razões, incluindo a instalação no veículo de pneus ou jantes sobresselentes ou alternativas que impeçam o correto funcionamento do TPMS. Verifique sempre o indicador de avaria do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou jantes do veículo para garantir que os mesmos permitem que o TPMS continue a funcionar corretamente.

  CUIDADO:  As alterações ou modificações que não sejam expressamente aprovadas pela entidade responsável pela conformidade poderão invalidar a autorização do utilizador de fazer uso do equipamento. O termo "IC" antes do número de certificação de rádio apenas significa que as especificações técnicas do Ministério da Indústria do Canadá foram cumpridas.

Trocar pneus com um sistema de controlo da pressão dos pneus

Trocar pneus com um sistema de controlo da pressão dos pneus

Nota:  Cada pneu está equipado com um sensor de pressão, situado no interior da cavidade do conjunto da roda e pneu. O sensor de pressão está fixo à haste da válvula. O sensor de pressão está tapado pelo pneu e não será visível a menos que o pneu seja removido. Tenha cuidado ao trocar o pneu, de modo a evitar danos no sensor.

Deverá recorrer sempre a um concessionário autorizado para assistência aos pneus.

Verifique periodicamente a pressão dos pneus (pelo menos, todos os meses) com um manómetro de pneus preciso. Consulte Encher os pneus neste capítulo.

Compreender o sistema de controlo da pressão dos pneus

O sistema de controlo da pressão dos pneus mede a pressão dos quatro pneus e envia os valores da pressão dos pneus para o veículo. A luz avisadora de baixa pressão dos pneus acender-se-á se a pressão dos pneus for significativamente reduzida. Quando a luz se acender, os pneus estarão com pouca pressão e terão de ser cheios com a pressão recomendada pelo fabricante. Mesmo que a luz se acenda e pouco depois se apague, continuará a ser necessário verificar a pressão dos pneus.

Se estiver montado o pneu sobresselente temporário

Quando for necessário substituir um dos pneus pelo sobresselente, o sistema continuará a identificar um problema para lhe recordar que é preciso reparar e voltar a colocar no veículo o conjunto danificado da roda e pneu.

Para repor a funcionalidade integral do sistema de controlo da pressão dos pneus, repare e volte a colocar no veículo o conjunto danificado da roda e pneu.

Quando o sistema parece não estar a funcionar corretamente

A principal função do sistema de controlo da pressão dos pneus é avisá-lo quando os pneus precisarem de ar. O sistema também pode avisá-lo quando deixar de estar em condições de funcionar como previsto. Consulte a tabela seguinte para obter informações relativas ao sistema de controlo da pressão dos pneus:

Luz avisadora de baixa pressão dos pneus  Causas Possíveis  Ação do cliente necessária 
Luz avisadora contínua  Pneu(s) vazio(s)  Certifique-se de que os pneus têm a pressão adequada. Consulte Encher os pneus neste capítulo. Depois de encher os pneus de acordo com a pressão recomendada pelo fabricante, conforme indicado na Etiqueta dos pneus (situada na extremidade da porta do condutor ou no pilar B), é necessário conduzir o veículo durante, pelo menos, dois minutos acima de 32 km/h para que a luz se apague. 
Utilização do pneu sobresselente  Repare o conjunto danificado da roda e pneu e monte-o novamente no veículo para repor o funcionamento do sistema. Para obter uma descrição do funcionamento do sistema, consulte Se estiver montado o pneu sobresselente temporário nesta secção. 
Anomalia do TPMS  Se os pneus estiverem à pressão correta e o pneu sobresselente não for utilizado, mas a luz permanecer acesa, contacte o seu concessionário autorizado o mais rapidamente possível. 
Luz avisadora a piscar  Utilização do pneu sobresselente  Repare o conjunto danificado da roda e pneu e monte-o novamente no veículo para repor o funcionamento do sistema. Para obter uma descrição do funcionamento do sistema, consulte Se estiver montado o pneu sobresselente temporário nesta secção. 
Anomalia do TPMS  Se os pneus estiverem à pressão correta e o pneu sobresselente não for utilizado, mas a luz permanecer acesa, contacte o seu concessionário autorizado o mais rapidamente possível. 

Ao encher os pneus

Quando colocar ar nos pneus, como, por exemplo, num posto de combustível ou na sua garagem, o sistema de controlo da pressão dos pneus poderá não responder imediatamente ao ar colocado nos pneus.

Poderá demorar até dois minutos de condução acima de 32 km/h para que a luz se apague depois de encher os pneus com a pressão recomendada.

Ao trocar as rodas

Ao trocar as rodas do veículo, o sistema de controlo da pressão dos pneus necessita de reprogramar os sensores de pressão dos pneus. Para obter este resultado, execute o seguinte procedimento:

  1. Certifique-se de que todos os pneus estão com a pressão adequada. Caso contrário, encha os pneus com a pressão correta.  
  1. Estacione o veículo durante, pelo menos, 20 minutos.
  1. Realize o procedimento de reposição do sistema de controlo da pressão dos pneus.
  1. O sistema de controlo da pressão dos pneus reprogramará automaticamente os sensores de pressão dos pneus da vez seguinte que conduzir o veículo durante aproximadamente 15 minutos acima de 40 km/h.
De que forma a temperatura afeta a pressão dos pneus

O sistema de controlo da pressão dos pneus monitoriza a pressão de cada pneu. Ao conduzir de forma normal, a pressão normal dos pneus de um veículo de passageiros pode aumentar cerca de 14-28 kPa a partir de uma situação de arranque a frio. Se o veículo ficar parado durante a noite com a temperatura exterior significativamente mais baixa do que a temperatura diurna, a pressão dos pneus poderá baixar cerca de 21 kPa para uma diminuição de 30 ºF (17 ºC) da temperatura ambiente. Este valor de pressão inferior poderá ser detetado pelo sistema de controlo da pressão dos pneus como significativamente mais baixo do que a pressão de enchimento recomendada, ativando a luz avisadora do sistema para baixa pressão dos pneus. Se a luz avisadora de baixa pressão dos pneus se acender, verifique visualmente cada pneu para confirmar que nenhum está vazio. Se um ou mais pneus estiverem vazios, repare conforme necessário. Verifique a pressão do ar dos pneus. Se algum pneu estiver vazio, conduza com cuidado até ao local mais próximo onde possa encher os pneus. Encha todos os pneus com a pressão recomendada.

Procedimento de reposição do sistema de controlo da pressão dos pneus

É necessário realizar o procedimento de reposição do sistema de controlo da pressão dos pneus após cada substituição de pneus ou ajuste da pressão dos pneus.

Para manter a capacidade de transporte de carga do veículo, este pode necessitar de diferentes pressões nos pneus dianteiros em relação aos pneus traseiros. Nestes casos, o sistema acenderá a luz avisadora a diferentes pressões nos pneus dianteiros e traseiros.

Se for efetuada uma rotação dos pneus, será necessário repor o sistema de modo a reprogramar as posições dos sensores de pressão dos pneus. O sistema não sabe em que posição está situado um sensor de pressão dos pneus e parte do pressuposto de que as pressões dos pneus foram corretamente definidas.

Realizar o procedimento de reposição do sistema
  1. Ligar a ignição.
  1. Navegue para o menu de controlo dos pneus no visor de informações.
  1. Prima e mantenha premido o botão OK até aparecer uma mensagem de confirmação. Se o veículo possuir um botão de reposição do sistema de controlo da pressão dos pneus, prima e mantenha premido o botão até surgir uma mensagem de confirmação.

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Cuidados com os pneus

    Nota:  Se os pneus denotarem um desgaste irregular, solicite a um concessionário autorizado que verifique e corrija um eventual desalinhamento das rodas, desequilíbrio dos pneus ou problema mecânico envolvido antes da rotação dos pneus.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Trocar uma roda

      CUIDADO:  O sistema de controlo da pressão dos pneus não substitui a verificação manual da pressão dos pneus. Deverá verificar periodicamente a pressão dos pneus utilizando um manómetro de pressão. A ausência de uma manutenção correta da pressão dos pneus poderá aumentar o risco de falhas dos pneus, perda de controlo, capotamento do veículo e ferimentos.

     Chevrolet Trax - Manual de Instruções > Vidros

    Vidros de accionamento manual Os vidros das portas podem ser abertos ou fechados com as alavancas próprias. Vidros eléctricos Atenção Cuidado ao accionar os vidros eléctricos. Risco de lesão, principalmente para crianças.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.