Ford Kuga - Manual de Instruções > Park Assist activo

  CUIDADO:  Tem de permanecer no veículo quando o sistema é ativado. O condutor é sempre responsável pelo controlo do veículo, pela supervisão do sistema e pela intervenção, caso necessário. Se não tiver cuidado, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos graves ou fatais.

  CUIDADO:  Os sensores poderão não detetar objetos em situações de chuva intensa ou outras condições que causem interferência.

  CUIDADO:  O Park Assist ativo não aciona os travões em qualquer circunstância.

  CUIDADO:  O utilizador é responsável por controlar sempre o veículo. O sistema foi concebido como auxiliar e não iliba o condutor da responsabilidade de conduzir com o cuidado e a atenção necessários. Se não respeitar esta instrução, poderá originar a perda de controlo do veículo, ferimentos ou morte.

O sistema auxiliar de estacionamento ativo é um processo de várias etapas que poderá necessitar que engrene a transmissão por diversas vezes. Siga as instruções apresentadas no ecrã a manobra de estacionamento ser concluída.

Se não se sentir confortável com a proximidade relativamente a um veículo ou objeto, poderá optar por se sobrepor ao sistema segurando no volante ou assumindo o controlo total do veículo após premir o botão do sistema auxiliar de estacionamento ativo.

Mantenha as suas mãos, cabelo, vestuário e quaisquer itens soltos afastados do volante durante a utilização do sistema auxiliar de estacionamento ativo.

Os sensores estão situados nos para-choques dianteiro e traseiro.

Nota:  Mantenha os sensores isentos de neve, gelo e grandes acumulações de sujidade.

Nota:  Não obstrua os sensores.

Nota:  Não limpe os sensores com objetos pontiagudos.

Nota:  Os sensores podem não detetar objetos com superfícies que absorvem ondas ultrassónicas. Os sensores poderão detetar incorretamente objetos devido a ondas ultrassónicas causadas por escapes de motociclos, travões pneumáticos de camiões ou buzinas, por exemplo.

Nota:  Se mudar qualquer pneu, o sistema terá de ser recalibrado e poderá não funcionar corretamente durante um breve período de tempo.

O sistema poderá não funcionar corretamente em qualquer uma das seguintes condições:
  • Utilização de um pneu sobresselente ou um pneu significativamente mais gasto do que os restantes pneus.
  • Enchimento incorreto de um ou vários pneus.
  • Tentativa de estacionar numa curva apertada.
  • Algo se atravessa entre o para choques dianteiro e o lugar de estacionamento. Por exemplo, um peão ou um ciclista.
  • A extremidade do veículo estacionado adjacente apresenta uma elevada distância ao solo. Por exemplo, um autocarro, um reboque ou uma carrinha de caixa aberta.
  • As condições atmosféricas são adversas.Por exemplo, ao conduzir com chuva intensa, neve, nevoeiro, nível elevado de humidade e altas temperaturas.
Não utilize o sistema se:
  • Tiver fixado um acessório suplementar junto dos sensores na frente ou na traseira do veículo. Por exemplo, um suporte para bicicletas ou um atrelado.
  • Tiver fixado um objeto suspenso no tejadilho. Por exemplo, uma prancha de surf.
  • O para-choques dianteiro, o para-choques traseiro ou os sensores laterais estiverem danificados.
  • Se não for utilizado o tamanho correto dos pneus no veículo. Por exemplo, um minipneu sobresselente.
Utilizar o Park Assist ativo

Selecionar um modo do Park Assist ativo

Missing Image  Prima o botão uma vez para ativar o estacionamento em paralelo. Prima o botão uma segunda vez para ativar o estacionamento na perpendicular. Se premir novamente o botão, o sistema será desligado.

Se o veículo estiver estacionado e após ligar a ignição, poderá utilizar o visor de informações para alternar entre os modos. Prima o botão para ligar o sistema e abrir o menu do sistema no visor de informações.

Nota:  Se o veículo estiver estacionado, o modo predefinido será a assistência à saída do estacionamento em paralelo. Contudo, se não tiver utilizado a assistência ativa ao estacionamento para estacionar o veículo em paralelo, utilize o visor de informações para selecionar a assistência à saída do estacionamento.

Nota:  Apenas é possível premir repetidamente o botão da assistência ativa ao estacionamento para alternar entre os modos após deslocar o veículo aproximadamente 10 m.

Para alternar entre os modos, utilize os botões no visor de informações para selecionar o seguinte:
  • Estacionamento em paralelo.
  • Estacionamento na perpendicular.
  • Assistência à saída do estacionamento em paralelo.
  • Desligar o sistema.
Nota:  Não existe qualquer limite de tempo para alternar entre os modos.

Estacionamento em paralelo

O sistema deteta lugares de estacionamento em paralelo disponíveis e orienta o veículo para esse lugar. O condutor controla o acelerador, as passagens de caixa e os travões. O sistema fornece orientações visuais e sonoras para estacionar num lugar em paralelo.

Missing Image  Prima o botão uma vez para procurar um lugar de estacionamento.

Nota:  É igualmente possível ligar o sistema após já ter passado por um lugar de estacionamento de forma parcial ou completa. Prima o botão do sistema auxiliar de estacionamento ativo para que o sistema o informe se passou recentemente por um lugar de estacionamento adequado.

Quando a velocidade do veículo for inferior a 35 km/h, o sistema procurará um lugar de estacionamento disponível em ambos os lados do veículo. É apresentada uma mensagem e um gráfico no visor de informações para indicar que o sistema está à procura de um lugar de estacionamento. Utilize a alavanca do indicador de mudança de direção para procurar um lugar de estacionamento no lado do condutor ou do passageiro do veículo.

Nota:  O sistema analisa ambos os lados do veículo e propõe lugares de estacionamento num lado de cada vez, se não utilizar o indicador de mudança de direção.

Nota:  O sistema selecionará por predefinição o lado do passageiro se não utilizar o indicador de mudança de direção.

Estacionamento em paralelo

Conduza o veículo durante aproximadamente 1 m e em paralelo relativamente aos outros veículos estacionados ao procurar um lugar de estacionamento.

Nota:  Se conduzir o veículo durante menos de ,5 m ou mais de 1,5 m relativamente a outros veículos estacionados, o sistema poderá não conseguir detetar um lugar de estacionamento disponível.

Quando o sistema deteta um lugar adequado, é apresentada uma mensagem e é emitido um sinal sonoro. Pare o veículo e siga as instruções apresentadas no ecrã. Se o veículo se deslocar muito lentamente, poderá ser necessário deslocar-se um pouco para a frente antes de o sistema conseguir estacionar.

Nota:  É necessário garantir que o lugar selecionado pelo sistema está isento de obstruções durante a manobra.

Nota:  O sistema disponibiliza sempre o último lugar de estacionamento detetado. Por exemplo, se o veículo detetar vários lugares ao conduzir, disponibilizará o último.

Nota:  Se a velocidade do veículo for superior a aproximadamente 35 km/h, o sistema apresentará uma mensagem para o aconselhar a reduzir a velocidade do veículo.

Virar automaticamente para um lugar de estacionamento em paralelo

Ao engrenar a marcha-atrás (R), com as mãos fora do volante e nada a impedir o seu movimento, o veículo vira automaticamente para o lugar. O sistema apresenta instruções para mover o veículo para trás e para a frente no lugar.

Nota:  Se a velocidade do veículo for superior a aproximadamente 9 km/h, se a manobra for interrompida ou se o sistema for desligado, o condutor terá de assumir o controlo total do veículo.

Nota:  Se o sistema detetar que existe um objeto muito perto do veículo e que poderá não ser seguro prosseguir com a manobra, o sistema poderá aconselhá-lo a parar o veículo. O sistema poderá não fornecer qualquer outra instrução. A assistência à direção continuará a funcionar, mas o condutor terá de decidir se é seguro prosseguir com a manobra.

Virar automaticamente para um lugar de estacionamento em paralelo

Quando achar que o veículo está corretamente estacionado ou quando escutar um sinal sonoro contínuo acompanhado de uma mensagem informativa, imobilize o veículo por completo.

Quando a manobra do Park Assist ativo for concluída, será emitido um sinal sonoro e apresentada uma mensagem informativa.

Nota:  O condutor é responsável por verificar o estacionamento do veículo e por assegurar quaisquer correções necessárias antes de sair do veículo.

Desativar o Park Assist ativo

Para desativar manualmente o sistema, execute o seguinte procedimento:
  • Prima o botão do Park Assist ativo durante uma manobra ativa.
  • Segure no volante durante uma manobra ativa.
  • Conduzindo a uma velocidade superior a 35 km/h durante 30 segundos ao procurar um lugar de estacionamento.
  • Conduzindo a uma velocidade superior a 50 km/h.
  • Conduzindo a uma velocidade superior a 9 km/h durante uma manobra ativa.
  • Desligue o sistema de controlo de tração.
O sistema poderá ser igualmente desativado por determinadas condições do veículo, como, por exemplo:
  • Se o sistema de controlo de tração for ativado ou avariar.
  • Se o sistema de travões antiblocagem for ativado ou avariar.
Se existir uma anomalia no sistema, será apresentada uma mensagem e será emitido um sinal sonoro. Solicite a verificação do veículo assim que possível.

Estacionamento na perpendicular

O sistema deteta lugares de estacionamento na perpendicular disponíveis e orienta o veículo para esse lugar. O condutor controla o acelerador, as passagens de caixa e os travões. O sistema fornece orientações visuais e sonoras para estacionar num lugar na perpendicular.

Missing Image  Prima o botão duas vezes para procurar um lugar de estacionamento.

Quando a velocidade do veículo for inferior a 30 km/h, o sistema procurará um lugar de estacionamento disponível em ambos os lados do veículo. É apresentada uma mensagem e um gráfico no visor de informações para indicar que o sistema está à procura de um lugar de estacionamento. Utilize a alavanca do indicador de mudança de direção para procurar um lugar de estacionamento no lado do condutor ou do passageiro do veículo.

Nota:  O sistema analisa ambos os lados do veículo e propõe lugares de estacionamento num lado de cada vez, se não utilizar o indicador de mudança de direção.

Nota:  O sistema selecionará por predefinição o lado do passageiro se não utilizar o indicador de mudança de direção.

Estacionamento na perpendicular

Conduza o veículo durante aproximadamente 1 m e na perpendicular relativamente aos outros veículos estacionados ao procurar um lugar de estacionamento.

Nota:  Se conduzir o veículo durante menos de ,5 m ou mais de 1,5 m relativamente a outros veículos estacionados, o sistema poderá não conseguir detetar um lugar de estacionamento disponível.

Quando o sistema deteta um lugar adequado, é apresentada uma mensagem e é emitido um sinal sonoro. Pare o veículo e siga as instruções apresentadas no ecrã. Se o veículo se deslocar muito lentamente, poderá ser necessário deslocar-se um pouco para a frente antes de o sistema conseguir estacionar.

Nota:  É necessário garantir que o lugar selecionado pelo sistema está isento de obstruções durante a manobra.

Nota:  O sistema disponibiliza sempre o último lugar de estacionamento detetado. Por exemplo, se o veículo detetar vários lugares ao conduzir, disponibilizará o último.

Nota:  Se a velocidade do veículo for superior a aproximadamente 30 km/h, o sistema apresentará uma mensagem para o aconselhar a reduzir a velocidade do veículo.

Virar automaticamente para um lugar de estacionamento na perpendicular

Ao engrenar a marcha-atrás (R), com as mãos fora do volante e nada a impedir o seu movimento, o veículo vira automaticamente para o lugar. O sistema apresenta instruções para mover o veículo para trás e para a frente no lugar.

Nota:  Se a velocidade do veículo for superior a aproximadamente 9 km/h, se a manobra for interrompida ou se o sistema for desligado, o condutor terá de assumir o controlo total do veículo.

Nota:  Se o sistema detetar que existe um objeto muito perto do veículo e que poderá não ser seguro prosseguir com a manobra, o sistema poderá aconselhá-lo a parar o veículo. O sistema poderá não fornecer qualquer outra instrução. A assistência à direção continuará a funcionar, mas o condutor terá de decidir se é seguro prosseguir com a manobra.

Virar automaticamente para um lugar de estacionamento na perpendicular

Quando achar que o veículo está corretamente estacionado ou quando escutar um sinal sonoro contínuo acompanhado de uma mensagem informativa, imobilize o veículo por completo.

Quando a manobra do sistema auxiliar de estacionamento ativo for concluída, será emitido um sinal sonoro e apresentada uma mensagem.

Nota:  O condutor é responsável por verificar o estacionamento do veículo e por assegurar quaisquer correções necessárias antes de sair do veículo.

Desativar o Park Assist ativo

Para desativar manualmente o sistema, execute o seguinte procedimento:

  • Prima o botão do Park Assist ativo durante uma manobra ativa.
  • Segure no volante durante uma manobra ativa.
  • Conduzindo a uma velocidade superior a 30 km/h durante 30 segundos ao procurar um lugar de estacionamento.
  • Conduzindo a uma velocidade superior a 50 km/h.
  • Conduzindo a uma velocidade superior a 9 km/h durante uma manobra ativa.
  • Desligue o sistema de controlo de tração.
O sistema poderá ser igualmente desativado por determinadas condições do veículo, como, por exemplo:
  • Se o sistema de controlo de tração for ativado ou avariar.
  • Se o sistema de travões antiblocagem for ativado ou avariar.
Se existir uma anomalia no sistema, será apresentada uma mensagem e será emitido um sinal sonoro. Solicite a verificação do veículo assim que possível.

Assistência à saída do estacionamento em paralelo

O sistema manobra o veículo para sair de um lugar de estacionamento em paralelo. O condutor controla o acelerador, as passagens de caixa e os travões. O sistema fornece orientações visuais e sonoras para sair de um lugar de estacionamento em paralelo.

Nota:  Este sistema não se destina a ajudar a sair de um lugar de estacionamento na perpendicular.

Missing Image  Prima o botão uma vez quando o veículo estiver imobilizado num lugar de estacionamento em paralelo.

Nota:  Se não tiver utilizado a assistência ativa ao estacionamento para estacionar o veículo em paralelo, premir o botão uma vez selecionará o estacionamento em paralelo. É necessário utilizar o visor de informações para selecionar a assistência à saída do estacionamento.

O sistema apresenta uma mensagem pedindo-lhe que ligue um indicador de mudança de direção. Utilize o indicador de mudança de direção para selecionar por que lado do veículo pretende sair do lugar de estacionamento. O sistema apresenta instruções para mover o veículo para trás e para a frente no lugar.

Nota:  Se o sistema detetar que existe um objeto muito perto do veículo e que poderá não ser seguro prosseguir com a manobra, o sistema poderá aconselhá-lo a parar o veículo. O sistema poderá não fornecer qualquer outra instrução. A assistência à direção continuará a funcionar, mas o condutor terá de decidir se é seguro prosseguir com a manobra.

Assistência à saída do estacionamento em paralelo

Depois de o sistema dirigir o veículo para uma posição em que possa sair do lugar de estacionamento em marcha-à-frente, é apresentada uma mensagem pedindo-lhe que assuma o controlo total do veículo. Geralmente, a transição é realizada quando o veículo ainda se encontra dentro do lugar de estacionamento.

Nota:  A Assistência à saída do estacionamento em paralelo poderá não estar disponível se a distância relativamente à frente ou traseira do seu veículo for demasiado reduzida.

Nota:  Se a velocidade do veículo for superior a aproximadamente 9 km/h, se a manobra for interrompida ou se o sistema for desligado, o condutor terá de assumir o controlo total do veículo.

Nota:  O condutor é responsável pelo controlo do veículo e por garantir que o caminho está livre antes de reentrar na faixa de rodagem.

Resolução de problemas

Sintoma  Causas Possíveis 
O sistema não procura um lugar de estacionamento.  O sistema de controlo de tração poderá ter sido desligado. 
A transmissão está em marcha-atrás (R). O veículo tem de estar a mover-se para a frente para poder detetar um lugar de estacionamento. 
O sistema não disponibiliza um lugar de estacionamento.  Os sensores poderão estar obstruídos. Por exemplo, neve, gelo ou acumulação de sujidade. Os sensores obstruídos podem afetar o funcionamento do sistema. 
Não existe espaço suficiente no lugar para que o veículo estacione com segurança. 
Não existe espaço suficiente para a manobra de estacionamento no lado oposto ao lugar de estacionamento. 
O lugar de estacionamento está a mais de 1,5 m ou a menos de ,5 m de distância. 
A velocidade do veículo é superior a 35 km/h para um estacionamento em paralelo ou superior a 30 km/h para um estacionamento na perpendicular. 
A bateria foi recentemente desligada ou substituída. Após ligar novamente a bateria, é necessário conduzir o veículo numa estrada em linha reta durante um curto período de tempo. 
O sistema não posiciona corretamente o veículo num lugar de estacionamento.  O veículo está a descair no sentido oposto ao da posição atual da transmissão. Por exemplo, a descair para a frente com a posição de marcha-atrás (R) selecionada. 
Um passeio irregular ao longo do lugar de estacionamento impede o sistema de alinhar corretamente o veículo. 
Os veículos ou objetos junto ao lugar podem não estar corretamente estacionados. 
O veículo parou demasiado para além do lugar de estacionamento. 
A montagem ou manutenção dos pneus poderá não ser correta. Por exemplo, enchimento incorreto, tamanho inadequado ou tamanhos diferentes. 
Uma reparação ou alteração altera as capacidades de deteção. 
Um veículo estacionado possui um acessório elevado Por exemplo, pulverizador de sal, limpa-neve ou plataforma de camião de mudanças. 
O comprimento do lugar de estacionamento ou a posição dos objetos estacionados sofrem alterações após o veículo passar pelo lugar. 
A temperatura em torno do veículo sofre rápidas alterações. Por exemplo, sair de uma garagem aquecida para o frio ou após sair de uma lavagem automática. 

    Consulte mais informacao:

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Sistema de deteção lateral

    O sistema de deteção lateral utiliza os sensores laterais dianteiros e traseiros para detetar e mapear obstáculos que se encontrem na trajetória de condução do veículo, junto às partes laterais do veículo. Os sensores laterais são ativados quando a transmissão se encontra em qualquer posição que não a posição de estacionamento (P). Nota:  Os obstáculos que entrem na área de deteção lateral sem serem detetados e mapeados pelos sensores laterais dianteiros e traseiros não serão detetados. A área de cobertura máxima é de 60 cm a partir das partes laterais do veículo.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Câmara de marcha-atrás

      CUIDADO:  O sistema da câmara de marcha-atrás é um dispositivo suplementar de auxílio à marcha-atrás, o qual obriga, ainda assim, o condutor a utilizá-lo em conjunto com os retrovisores interiores e exteriores para obter máxima abrangência.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Escovas do limpa-pára-brisas

    Inspecção das palhetas Informações As ceras quentes utilizadas pelas estações de lavagem automática dificultam a limpeza do pára-brisas.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.