O veículo pode estar equipado com o sistema BSA (Blind Spot Assist) para a monitorização dos pontos cegos. O sistema BSA utiliza dois sensores de radar, situados no para-choques traseiro (um de cada lado - consultar fig. 55 ) para detetar a presença de veículos (automóveis, camiões, motocicletas, etc.) nos ângulos mortos da zona lateral do veículo.
O sistema avisa o condutor da presença de veículos nas zonas de deteção através do acendimento, do lado correspondente, da luz avisadora situada no espelho retrovisor externo fig. 56, juntamente com um sinal sonoro.
Assim que se coloca a chave de ignição na posição MAR ou aquando do arranque do motor (versões Keyless), a luz avisadora acende-se para assinalar ao condutor que o sistema está ativo.
Sensores
Os sensores activam-se quando é engatada uma qualquer mudança para a frente com velocidade superior a cerca de 10 km/h ou quando é engatada a marcha-atrás.
Os sensores são temporariamente desactivados com o veículo parado e a alavanca das mudanças na posição P (Estacionamento) (versões com caixa automática) ou com o veículo parado com o travão de estacionamento eléctrico accionado (versões com caixa manual).
A zona de detecção do sistema cobre aproximadamente uma faixa de rodagem em ambos os lados do veículo (aprox. 3 metros).
Esta zona começa pelo espelho retrovisor externo e estende-se por cerca de 6 metros em direcção à parte posterior do veículo.
Quando os sensores são ativados, o sistema monitoriza as zonas de deteção em ambos os lados do veículo e avisa o condutor da eventual presença de veículos nestas áreas.
durante a condução, o sistema monitoriza a zona de deteção a partir de três pontos de entrada (lateral, traseira, dianteira) para verificar a necessidade de enviar uma sinalização ao condutor. O sistema pode detetar a presença de um veículo numa destas três zonas.
ATENÇÃO O sistema não assinala a presença de objetos fixos (por ex.parapeitos, postes, paredes, etc.). No entanto, em algumas ocasiões, o sistema poderá ativar-se na presença destes objetos. Isto é normal e não é sinónimo de funcionamento irregular do sistema.
ATENÇÃO O sistema não avisa o condutor da presença de veículos que viajam no sentido contrário ao do próprio veículo, nas faixas de rodagem adjacentes.
Avisos
Se se ligar um reboque ao veículo, para evitar falsas sinalizações, é necessário desactivar o sistema automaticamente utilizando o respectivo menu.
A zona do para-choques traseiro onde estão localizados os sensores de radar deve permanecer livre de neve, gelo e da sujidade acumulada pelo piso da estrada, de modo que o sistema possa funcionar corretamente.
Não cobrir a área do para-choques traseiro onde se encontram os sensores do radar com algum tipo de objeto (por ex. adesivos, porta-bicicletas, etc.).
Visualização traseira
O sistema detecta veículos que se aproximam da parte posterior do veículo de ambos os lados e entram na zona de detecção posterior com uma diferença de velocidade relativamente ao próprio veículo inferior a 50 km/h.
Veículos em ultrapassagem
Se se ultrapassar lentamente um outro veículo (com uma diferença de velocidade inferior a cerca de 25 km/h) e este permanecer no ponto cego durante cerca de 1,5 segundos, a luz avisadora no espelho retrovisor externo do lado correspondente acende-se.
Se a diferença entre a velocidade dos dois veículos for superior a cerca de 25 km/h, a luz avisadora não se acende.
Sistema RCP (Rear Cross Path detection)
Este sistema ajuda o condutor nas manobras em marcha-atrás em caso de visibilidade reduzida.
O sistema RCP controla as zonas de detecção posteriores em ambos os lados do veículo, para detectar os objectos que se deslocam para os lados do veículo a uma velocidade mínima compreendida entre aprox.
1 km/h e 3 km/h e os objectos que se deslocam a uma velocidade máxima de cerca de 35 km/h, como ocorre geralmente nos estacionamentos.
A ativação do sistema é assinalada ao condutor através de uma indicação sonora e visual.
ATENÇÃO Se os sensores estiverem cobertos por obstáculos ou por veículos, o sistema não avisará o condutor.
Modalidades de funcionamento
O sistema pode ser ativado/desativado através do menu do visor ou do sistema Uconnect (para mais informações, consultar as indicações fornecidas no respetivo suplemento).
"Blind Spot Assist" modalidade "Visual"
Quando este modo está ativo, o sistema BSA envia uma sinalização visual para o espelho retrovisor lateral afetado pela presença do objeto detetado.
No entanto, quando funciona na modalidade RCP, o sistema produz alarmes visuais e acústicos quando é detectada a presença de um objecto.
Quando é emitida uma sinalização sonora, o volume do Uconnect é reduzido.
"Blind Spot Assist" modalidade "Visual & acústico"
Quando este modo está ativo, o sistema BSD envia uma sinalização visual para o espelho retrovisor lateral afetado pela presença do objeto detetado.
Se o indicador de direção for ativado no lado correspondente àquele onde foi detetado um obstáculo, é também emitido uma sinalização sonora.
Quando um indicador de direcção estiver activo e simultaneamente for detectado um objecto no mesmo lado, são emitidas quer uma sinalização acústica, quer uma sinalização visual.
Além disso, volume do Uconnect é reduzido.
Durante a modalidade de funcionamento"RCP", o sistema produz sinalizações acústicas e visuais se for detectada a presença de um objecto.
Quando é emitida a sinalização sonora, o volume do Uconnect é reduzido.
Desactivação da função "Blind Spot Assist"
Quando o sistema é desactivado (modalidade "Aviso de ângulo cego" em "OFF"), os sistemas BSA ou RCP não emitirão nem sinalizações acústicas nem visuais.
O sistema BSA memorizará a modalidade de funcionamento em utilização no momento da paragem do motor. A cada arranque do motor, o modo anteriormente memorizado será selecionado e utilizado.
ATENÇÃO O sistema constitui uma ajuda na condução do veículo, NÃO avisa o condutor da aproximação dos veículos que se encontram no exterior das zonas de deteção. O condutor deve sempre manter um nível de atenção adequado às condições do trânsito, da estrada e no controlo da trajetória do veículo.