Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema Full Brake Control

O veículo pode ser equipado com o sistema "Full Brake Control". É um sistema de auxílio à condução, constituído por um radar posicionado atrás do para-choques dianteiro fig. 57 e por uma câmara situada na zona central do para-brisas fig. 58.

Sistema Full Brake Control

Em caso de colisão iminente, o sistema intervém travando automaticamente o veículo para evitar a colisão ou para reduzir os seus efeitos.

Sistema Full Brake Control

O sistema fornece ao condutor sinais sonoros e visuais através da visualização de mensagens específicas no display do quadro de instrumentos.

O sistema pode aplicar uma ligeira travagem para avisar o condutor em caso de deteção de um potencial acidente frontal (travagem limitada). As sinalizações e a travagem limitada têm o objetivo de permitir uma reação atempada do condutor, a fim de poder evitar ou atenuar o potencial acidente.

Em situações de risco de colisão, se o sistema não detetar qualquer intervenção por parte do condutor, fornece uma travagem automática para ajudar a abrandar o veículo e atenuar o potencial acidente frontal (travagem automática). Se a ação no pedal do travão por parte do condutor for detetada, mas não for considerada suficiente, o sistema pode intervir de modo a otimizar a resposta do sistema de travagem, reduzindo ainda mais a velocidade do veículo (assistência adicional na fase de travagem).

Versões com sistema Start&Stop: no final da intervenção de travagem automática, o sistema Start&Stop ativar-se-á segundo as modalidades descritas no parágrafo "Sistema Start&Stop" no capítulo "Arranque e condução".

Versões com caixa manual: no final da intervenção de travagem automática, o motor pode bloquear e parar, a menos que o condutor carregue no pedal da embraiagem.

Versões com caixa de velocidades automática de embraiagem dupla: após a travagem, permanece engatada a última mudança memorizada: o veículo pode, consequentemente, voltar a arrancar alguns segundos após a paragem automática.

ATENÇÃO Quer nas versões equipadas com caixa manual, quer nas versões equipadas com caixa automática, após a paragem do veículo, as pinças do travão podem permanecer bloqueadas durante cerca de 2 segundos por motivos de segurança. Certificar-se de que se carrega no pedal do travão caso o veículo avance ligeiramente.

Ativação/desativação

É possível desativar (e posteriormente reativar) o Full Brake Control no sistema Uconnect (consultar o respetivo suplemento).

É possível efetuar a desativação do sistema mesmo com o dispositivo de arranque na posição MAR.

Através do sistema Uconnect é possível definir o Full Brake Control em três níveis de ativação possíveis:

  • Sistema activado: o sistema (se activo), para além das advertências visuais e acústicas, fornece a travagem limitada, a travagem automática e a assistência adicional em fase de travagem, caso o condutor não trave suficientemente na presença de um potencial acidente frontal;
  • Sistema parcialmente ativado: o sistema (se ativado) não fornece a travagem limitada, mas garante a travagem automática ou a assistência adicional em fase de travagem, caso o condutor não trave de facto ou, de qualquer forma, não trave o suficiente na presença de um potencial acidente frontal. As advertências visuais e acústicas são, por sua vez, desativadas e não serão, assim, fornecidas;
  • Sistema desativado: o sistema não fornece nem as advertências visuais e sonoras, nem a travagem limitada, a travagem automática e a assistência adicional em fase de travagem. O sistema não fornecerá, assim, qualquer sinalização de um possível acidente.

Ativação/desativação

Se corretamente ativado no sistema Uconnect, o Full Brake Control é ativado a cada arranque do motor.

Após a desativação, o sistema já não avisará o condutor do possível acidente com o veículo que o precede, independentemente da definição selecionada através do sistema Uconnect.

O estado de desativação do sistema não será memorizado quando se desliga o motor: se o sistema estiver desativado no momento da paragem, voltará a ficar ativo no arranque seguinte.

A função não está no entanto ativa a uma velocidade inferior a 5 km/h.

Assim, o sistema só está ativo se:

  • for corretamente ligado através do sistema Uconnect;
  • o dispositivo de arranque estiver na posição MAR;
  • a velocidade do veículo é superior a 5 km/h;

Modificação da sensibilidade do sistema

No menu do sistema Uconnect, é possível modificar a sensibilidade do sistema escolhendo entre uma das seguintes três opções: "Perto", "Médio" ou "Distante". Para modificar as definições, consultar as indicações no suplemento Uconnect.

A opção predefinida é "Perto". Esta definição prevê que o sistema avise o condutor sobre um possível acidente com o veículo que o precede, quando este último se encontra a uma distância reduzida. Esta definição oferece um tempo de reação ao condutor inferior ao das definições "Médio" e "Distante", em caso de potencial acidente, mas permite, ao mesmo tempo, uma condução mais dinâmica do veículo.

Definindo a sensibilidade do sistema para "Distante", o sistema avisará o condutor sobre um possível acidente com o veículo que o precede quando este último se encontra a uma distância superior dando, assim, a possibilidade de carregar nos travões de modo mais limitado e gradual. Esta definição fornece ao condutor o tempo máximo possível de reação para evitar um possível acidente.

Mudando a opção para "Médio", o sistema avisa o condutor sobre um possível acidente com o veículo que o precede quando este último se encontra a uma distância standard, intermédia entre as outras duas possíveis definições. Esta definição oferece um tempo de reação ao condutor intermédio relativamente ao das definições "Perto" e "Distante".

A definição da sensibilidade do sistema é mantida na memória aquando da paragem do motor.

Sinalização de funcionalidade limitada do sistema

Se for visualizada a mensagem específica, pode verificar-se uma condição que limita o funcionamento do sistema.

As possíveis causas desta limitação são uma avaria ou a obstrução da câmara.

Em caso de indicação de obstrução, limpar a zona do para-brisas indicada em fig. 58 e verificar se a mensagem desapareceu.

Apesar de ser ainda possível conduzir o veículo em condições normais, o sistema pode não estar completamente disponível.

Quando terminam as condições que limitaram a funcionalidade do sistema, este volta a um normal e completo funcionamento. Se o inconveniente persistir, dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.

Sinalização de avaria do sistema

Se o sistema se desligar e no visor for visualizada uma mensagem específica, significa que existe uma avaria no sistema.

Neste caso, é, de qualquer forma, possível conduzir o veículo, mas é aconselhável dirigir-se o mais rapidamente possível à Rede de Assistência Fiat.

Sinalização de radar não disponível

Se se verificarem condições para as quais o radar não é capaz de detetar corretamente os obstáculos, o sistema é desativado e no visor aparece uma mensagem específica. Isto, em geral, verifica-se em caso de fraca visibilidade, como durante nevões ou na presença de chuvas intensas.

O sistema também pode ficar temporariamente escuro devido a obstruções, como a presença de lama, sujidade ou gelo no para-choques.

Nestes casos, o visor apresenta uma mensagem específica e o sistema é desativado. Esta mensagem pode por vezes surgir em condições de elevada refletividade (por ex. túneis com painéis refletores ou gelo ou neve). Quando terminam as condições que limitaram a funcionalidade do sistema, este volta a um normal e completo funcionamento.

Em alguns casos especiais, esta mensagem específica pode ser apresentada quando o radar não deteta nenhum veículo ou objeto no campo de visão do condutor.

Se as condições atmosféricas não forem o fator real da apresentação da mensagem no display, é necessário verificar se o sensor não está sujo.

Poderá ser necessário limpá-lo ou remover uma eventual obstrução presente na zona ilustrada em fig. 57.

Caso a mensagem seja apresentada frequentemente em ausência de condições atmosféricas como neve, chuva, lama ou outros tipos de obstruções, dirigir-se à Rede de Assistência Fiat para verificar o alinhamento do sensor.

Na ausência de obstruções visuais, poderá ser necessário limpar diretamente a superfície do radar, removendo manualmente a moldura estética da tampa. Para esta operação, dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.

ATENÇÃO Recomenda-se não instalar dispositivos, acessórios ou acessórios aerodinâmicos à frente do sensor e de não obstrui-lo de algum modo, já que prejudicaria o funcionamento correto do sistema.

Condução em condições especiais

Em determinadas condições de condução, tais como, por exemplo:

  • condução nas proximidades de uma curva;
  • veículos de pequenas dimensões e/ou não alinhados com a faixa de rodagem;
  • outros veículos que mudam de faixa;
  • veículos durante a marcha no sentido transversal.

a intervenção do sistema pode resultar inesperada ou retardada. Portanto, o condutor deve prestar sempre muita atenção, mantendo o controlo do veículo para conduzir em condições de total segurança.

AVISO! Em condições de trânsito particularmente complexas, o condutor pode desativar o sistema manualmente no sistema Uconnect.

Condução nas proximidades de uma curva

Ao entrar ou sair de uma curva de raio amplo, o sistema poderia detetar a presença de um veículo que se encontra à frente do veículo, mas que não circula na mesma faixa de rodagem fig. 59. Nestes casos, o sistema pode intervir.

Condução nas proximidades de uma curva

Veículos de pequenas dimensões e/ou não alinhados com a faixa de rodagem

O sistema não consegue detetar a presença de veículos que se encontram à frente do veículo mas fora do campo de ação do sensor do radar e pode, assim, não reagir na presença de veículos de pequenas dimensões como, por exemplo, bicicletas ou motas fig. 60.

Veículos de pequenas dimensões e/ou não alinhados com a faixa de rodagem

Outros veículos que mudam de faixa

Veículos que mudam de faixa repentinamente, posicionando-se na faixa de rodagem do próprio veículo e no interior do raio de ação do sensor do radar, podem provocar a intervenção do sistema fig. 61.

Outros veículos que mudam de faixa

Veículos durante a marcha no sentido transversal

O sistema pode reagir temporariamente a um veículo que atravesse o raio de ação do sensor do radar, deslocando-se no sentido transversal fig. 62.

Veículos durante a marcha no sentido transversal

Avisos

  • O sistema não foi concebido para evitar colisões e não é capaz de detetar antecipadamente condições de acidente iminente. O não cumprimento deste aviso pode conduzir a lesões graves ou mortais.
  • O sistema pode ativar-se, avaliando a trajetória seguida pelo veículo, devido à presença de objetos metálicos refletores diferentes de outros veículos como, por exemplo, parapeitos, placas sinaléticas, barras à entrada de estacionamentos, portagens, passagens de nível, cancelas, carris, objetos próximo de obras na estrada ou situados mais acima relativamente ao veículo (por ex. um viaduto). Da mesma forma, o sistema pode intervir no interior de parques de estacionamento com vários andares ou galerias, ou devido a reflexos do piso da estrada. Estas possíveis ativações resultam da normal lógica de funcionamento do sistema e não devem ser interpretadas como anomalias.
  • O sistema foi concebido exclusivamente para ser usado em estrada. Em caso de condução todo-o-terreno, o sistema deve ser desativado, para impedir sinalizações supérfluas. A desactivação automática é assinalada através do acendimento da respectiva luz avisadora/ícone no quadro de instrumento.

    Consulte mais informacao:

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema BSA (Blind Spot Assist)

    O veículo pode estar equipado com o sistema BSA (Blind Spot Assist) para a monitorização dos pontos cegos. O sistema BSA utiliza dois sensores de radar, situados no para-choques traseiro (um de cada lado - consultar fig. 55 ) para detetar a presença de veículos (automóveis, camiões, motocicletas, etc.) nos ângulos mortos da zona lateral do veículo.

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema TPMS (Tyre Pressure Monitoring System)

    Descrição O veículo pode estar equipado com o sistema de monitorização da pressão dos pneus denominado iTPMS (Indirect Tyre Pressure Monitoring System), que é capaz, através dos sensores de velocidade da roda, de monitorizar o estado de enchimento dos pneus.

     Ford Kuga - Manual de Instruções > Tomadas auxiliares

    Tomadas auxiliares Ponto de alimentação de 12 volts CC   CUIDADO:  Não introduza acessórios eléctricos opcionais na tomada do isqueiro. A utilização incorreta do isqueiro poderá causar danos que não se encontram abrangidos pela garantia do veículo e originar incêndios ou ferimentos graves.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.