Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema lane assist (aviso de saída de faixa)

O sistema Lane Assist utiliza uma câmara situada no para-brisas para detetar os limites da faixa de rodagem e avaliar a posição do veículo relativamente a tais limites, a fim de garantir a manutenção do próprio veículo no interior da faixa de rodagem.

Quando é detetado um dos limites da faixa de rodagem e o veículo ultrapassa um deles sem a intervenção do condutor (indicador de direção não ativado), o sistema Lane Assist fornece uma advertência tátil sob a forma de binário aplicado ao volante (vibração), assinalando, assim, ao condutor a necessidade de intervir para permanecer no interior da própria faixa de rodagem.

AVISO! O binário aplicado no volante pelo sistema é o suficiente para ser percetível, mas é sempre contida, de modo a ser confortavelmente contrariado pelo condutor, que tem sempre o controlo do veículo.

O condutor pode, assim, rodar o volante conforme as necessidades, a qualquer momento.

Se o veículo continuar a ultrapassar a linha da faixa de rodagem sem que o condutor intervenha, no quadro de instrumentos será também apresentada a luz avisadora (ou o ícone no visor) para avisar o condutor de que deve voltar a colocar o veículo dentro dos limites da faixa de rodagem.

AVISO! O sistema monitoriza a presença das mãos do condutor no volante. Caso não seja detetada a presença das mãos, o sistema fornece uma sinalização acústica e desativa-se até à reativação através da pressão do botão específico (consultar as indicações abaixo).

ATIVAÇÃO/DESATIVAÇÃO DO SISTEMA

O sistema Lane Assist pode ser ativado/desativado através do botão A fig. 106, localizado na alavanca esquerda.

ATIVAÇÃO/DESATIVAÇÃO DO SISTEMA

A cada arranque do motor, o sistema mantém o estado de ativação presente na anterior paragem.

Em algumas versões, é visualizada uma mensagem específica no visor dedicada à ativação e à desativação.

Condições de ativação

Após ter sido ativado, o sistema torna-se ativo exclusivamente ao verificarem-se as seguintes condições:

  • o condutor mantém pelo menos uma mão no volante;
  • a velocidade do veículo está compreendida entre 60 km/h e 180 km/h;
  • uma das linhas de delimitação do curso está perfeitamente visível;
  • as condições de visibilidade são adequadas;
  • a estrada é retilínea ou apresenta curvas de amplo raio;
  • se mantém uma distância de segurança adequada do veículo que está à frente;
  • o indicador de direção (de abandono da faixa de rodagem) não está ativado;

NOTA O sistema não aplica a vibração no volante sempre que é ativado um sistema de segurança (travões, sistema ABS, sistema ASR, sistema ESC, sistema Full Brake Control, etc.).

ATENÇÃO

Cargas salientes posicionadas no tejadilho do veículo podem interferir com o correto funcionamento da câmara. Por isso, antes de arrancar, certificar-se de que a carga está bem arrumada, para não tapar o campo de ação da câmara.

Se, a seguir a riscos, mossas, rutura do para-brisas, for necessário efetuar a substituição do mesmo, dirigir-se exclusivamente à Rede de Assistência Fiat.

Não efetuar a substituição do para-brisas autonomamente, perigo de avaria! De qualquer forma, é recomendável efetuar a substituição do para-brisas caso este esteja danificado na zona da câmara.

Não alterar nem efetuar qualquer intervenção na câmara. Não obstruir as aberturas presentes na cobertura estética localizada no espelho retrovisor interno. Em caso de avaria da câmara, é necessário dirigir-se à Rede de Assistência Fiat.

Não cobrir o campo de ação da câmara com adesivos ou outros objetos.

Prestar atenção também a objetos presentes no capot do veículo (por ex., camada de neve) e certificar-se de que não interferem com a câmara.

A câmara pode ter funcionalidade limitada ou ausente devido às condições atmosféricas, tais como chuva forte, granizo, presença de nevoeiro cerrado, neve abundante, formação de camadas de gelo no para-brisas.

O funcionamento da câmara pode também ficar comprometido pela presença de pó, condensação, sujidade ou gelo no para-brisas, pelas condições do trânsito (por ex., veículos em andamento não alinhados com o próprio veículo, veículos em andamento no sentido transversal ou em direção oposta na mesma faixa, curva com raio de curvatura pequeno), pelas condições do piso da estrada e pelas condições de condução (por ex., condução em todo o terreno). Por isso, certificar-se de que se mantém o para-brisas sempre limpo. Para evitar riscar o para-brisas, utilizar detergentes específicos e panos bem limpos. Além disso, o funcionamento da câmara pode ser limitado ou ausente em algumas condições de condução, tráfego e piso da estrada.

    Consulte mais informacao:

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Sistema park assist

    (se presente) Versão com 4 sensores: Os sensores de estacionamento, situados no para-choques traseiro fig. 103, têm a função de detetar a presença de eventuais obstáculos que se encontrem próximo da parte traseira do veículo.

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Traffic sign recognition

    O sistema deteta automaticamente, através do sensor situado no para-brisas fig. 107, os sinais de trânsito reconhecidos: indicações de limites de velocidade; proibição de ultrapassagem; sinais que indicam o fim das proibições acima indicadas.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Sistema de alarme antifurto (se equipado)

    Este sistema ajuda a proteger o seu veículo e os seus bens. A buzina começa a tocar e as luzes de emergência piscam continuamente se ocorrer qualquer uma das seguintes situações: Uma porta é aberta sem recurso à chave remota ou à chave inteligente. A porta da mala é aberta sem recurso à chave remota ou à chave inteligente. O capô do motor é aberto.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2024 Todos os direitos reservados.